21 de julho de 2008

Bento XVI lança vários desafios aos/às jovens em Sydney

O Papa Bento XVI deixou inúmeros desafios aos/às jovens peregrinos que se reuniram em Sydney para a XXIII Jornada Mundial da Juventude, que se encerrou nesse domingo, com o tema: “Recebereis a força do Espírito Santo, que virá sobre vós, e sereis minhas testemunhas”.
No início das atividades públicas na Austrália, durante seu discurso na Government House de Sydney, na cerimônia oficial de boas-vindas, que aconteceu na quinta-feira, 17 de julho, o Santo Padre realizou já seu primeiro apelo: “Através da ação do Espírito, possam os jovens aqui reunidos para a Jornada Mundial da Juventude ter a coragem de se tornarem santos! Mais do que qualquer outra coisa, o mundo precisa disto”.
Depois, no mesmo dia, ao acolher os/as jovens no cais de Barangaroo, quis primeiramente lançar um chamado aos jovens não-católicos, para que se aproximem “do abraço amoroso de Cristo e reconheçam a Igreja como sua casa”. No mesmo discurso, voltando-se aos/às jovens cristãos/ãs, o Papa os/as chama a serem testemunhas da esperança oferecida pelo Evangelho de Jesus Cristo, “uma visão da vida onde reine o amor, onde os dons sejam partilhados, onde se construa a unidade, onde a liberdade encontre o seu próprio significado na verdade, e onde a identidade seja encontrada numa comunhão respeitosa”.
No dia seguinte, o Papa encontrou-se com jovens da comunidade de recuperação da Universidade Notre Dame de Sydney. Os/as jovens, apesar da pouca idade, já atravesaram duras experiências marcadas pelo álcool, as drogas ou pela tentação do suicídio. A eles/as, o pontífice lançou o encargo de serem “embaixadores de esperança para quantos se encontram em idênticas situações”.
“Com a força do Espírito Santo, escolhei a vida, escolhei o amor e sede diante do mundo testemunhas da alegria que daí jorra”, falou ao final do encontro.
Na manhã do sábado, dia 19, o Papa celebrou uma missa junto aos bispos, seminaristas, religiosos e religiosas australianos, e dirigindo-se especialmente aos jovens seminaristas e noviços, desafia-os a que “não tenhais medo! Acreditai na luz. Tomai a peito a verdade que ouvimos hoje na segunda leitura: ‘Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre’. A luz da Páscoa continua a afugentar as trevas.”
Já nesse mesmo dia, à noite, no hipódromo de Randwick, ao encontrar-se com 235 mil peregrinos reunidos para a Vigília de Oração da JMJ, o Santo Padre explica que “estar verdadeiramente vivos é ser transformados a partir de dentro, permanecer abertos à força do amor de Deus. Acolhendo a força do Espírito Santo, podereis também vós transformar as vossas famílias, as comunidades, as nações”. E conclui lançando o desafio: “Libertai estes dons. Fazei com que a sabedoria, o entendimento, a fortaleza, a ciência e a piedade sejam os sinais da vossa grandeza”.
No último dia do evento que reuniu peregrinos do mundo todo, durante a Celebração Eucarística de encerramento da JMJ, o Santo Padre, em sua homilia, perguntou às mais de 400 mil pessoas ali presentes sobre “o que deixariam à próxima geração”, e desafiou-as a serem “profetas desta nova era, mensageiros do seu amor, capazes de atrair as pessoas para o Pai e construir um futuro de esperança para toda a humanidade”.
Ainda na homilia, o bispo de Roma lançou um desafio especial àqueles que sentem um chamado de Deus a se dedicarem à vida sacerdotal: “Não tenhais medo de dizer o vosso ‘sim’ a Jesus, de encontrar a vossa alegria na realização da sua vontade, entregando-vos completamente para chegardes à santidade e pondo os vossos talentos a render para o serviço dos outros”.
Por fim, logo após a oração mariana do Ângelus, na qual lembrou a proposta que Deus fez a Maria através do anúncio do Anjo, e para o qual ela disse sim, o Papa fez um apelo aos/as jovens, desejando que se encontrem na próxima Jornada Mundial da Juventude, que será em Madri, em 2011: “prestemos a Cristo o nosso jubiloso testemunho diante do mundo”.
fonte: zenit

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II