30 de junho de 2010

JUVENTUDE E ESPIRITUALIDADE

Diocese de Araçuaí - MG


No dia 27 de junho, aconteceu o encontro da juventude do regional Araçuaí, na cidade de Araçuaí-MG, no salão paroquial. Estiveram presentes 68 jovens das seguintes cidades: Itinga, Araçuaí, Francisco Badaró, Jenipapo de Minas, Berilo, Virgem da Lapa e Coronel Murta.


Para animar o encontro, padre Pedro Dias de Lima, de Francisco Badaró, ficou encarregado do tema: Juventude e Espiritualidade. Com seu jeito brincalhão e descontraído, não teve como os jovens cochilar nas cadeiras. A todo momento aparecia uma surpresa para a juventude. Quem participou aprendeu várias músicas engraçadas.


Deu-se início com a leitura de um texto que falava do significado da oração do Pai-Nosso. Fora levantado algumas indagações para a nossa prática. Em seguida, padre Pedro Dias, convidou os jovens para uma dinâmica de apresentação. Pediu que eles se juntassem em grupos por cidade e escolhessem uma música para apresentar. Posteriormente, que cada um falasse seu nome.

Dando continuidade ao encontro, aproveitando a animação da juventude, padre Pedro focou a ação do Espírito em nossa vida, a força que nos move como seres humanos,tanto para prática do bem ou do mal. Espera-se que em nossa vida seja a força positiva para Deus. Tomando uma parte da oração do Pai-Nosso, pediu aos jovens que se questionasse como é que podemos dizer “PAI NOSSO” se muitas das vezes estamos com o coração fechado para o próximo. Colocamos barreiras para com o outro e esquecemos que não fomos nós que escolhemos as pessoas para fazer parte da nossa vida, é Deus que escolhe. Na família, ninguém escolheu seus pais, foi Deus que nos direcionou àquele ambiente.



Como o dom da vida nos é dado por Deus e as pessoas que estão a nossa volta não fomos nós que a escolhemos, algo temos a realizar por aqui. Para caminharmos firmes na proposta do bem comum, precisamos estar unidos neste ideal. Somos seres de relações, carentes um do outro, dependentes. Ninguém é mais livre do que Deus porque ninguém ama mais do que Ele. A liberdade se dá no amor gratuito e desinteresseiro.


Concluiu-se o encontro com a Celebração eucarística presidida pelo padre Pedro, seguido por um delicioso almoço.

Frei Irwin e Irmã Adriana

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II