14 de julho de 2008

Dom Eduardo, assessor nacional do Setor Juventude da CNBB, fala de sua expectativa para a JMJ 2008.

Além de mais de 2000 jovens, padres e bispos representarão a Igreja no Brasil durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontece em Sidney, Austrália (15 a 20/7). Um dos bispos que participarão tem uma atenção especial ao encontro mundial dos jovens com o papa. Dom Eduardo Pinheiro, bispo auxiliar de Campo Grande (MS), é o assessor nacional do Setor Juventude da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e participa pela primeira vez de uma JMJ.

“Espero aproveitar bem deste rico momento que Deus estará me proporcionando para o meu crescimento espiritual e pastoral”, afirmou, em entrevista exclusiva ao Site JMJ Brasil. “Espero poder saborear cada instante e, aberto à ação do Espírito Santo, conhecer mais os jovens de nosso tempo, presentes em todas as partes do mundo. Espero, também, fortalecer com minha oração, fala e presença, esta nossa Igreja que tem estado atenta ao universo juvenil, tão desafiado por esta 'mudança de época', explicou Dom Eduardo.

Segundo o prelado, a jornada representa, para a Igreja, um reconhecimento da importância, do valor e da necessidade do jovem na vida eclesial e da sociedade. Ele recordou a fala do papa Bento XVI no Pacaembú, em maio de 2007: "Sem o rosto jovem a Igreja se apresentaria desfigurada". Ele disse que a mensagem do papa, foi uma grande 'chamada' para todos os adultos.

“Desde o investimento num evento grandioso como a jornada”, citou Dom Eduardo, “quanto a preocupação em organizar pequenas atividades em nossas comunidades 'com' e 'para' os jovens, a Igreja proclama bem alto que a juventude é querida e reconhecida na dinâmica eclesial.”

Para Dom Eduardo, a jornada representa uma oportunidade de renovação da dinâmica do trabalho juvenil no país que recebe o evento. Ele ressaltou que, durante os dias do evento, não somente os jovens estarão atentos à jornada, mas toda a Igreja, os meios de comunicação e a sociedade.

O papa Bento XVI ressaltou, em uma mensagem de preparação para a jornada, a importância do evento para a sociedade australiana. "Para os jovens do país que nos hospedará, será uma extraordinária oportunidade de anunciar a beleza e a alegria do Evangelho a uma sociedade sob muitos aspectos secularizada", afirmou o Santo Padre.

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II