10 de outubro de 2008

DNJ NA DIOCESE DE MONTES CLAROS

Dia Nacional da Juventude

Elis Medrado Viana

“Feliz de quem atravessa a vida inteira tendo mil razões para viver.” D. Helder Câmara

É com muita alegria que mais uma vez nos reunimos para comemorar, celebrar, debater, conscientizar e manifestar momentos fortes da vida juvenil através do Dia Nacional da Juventude – DNJ.
O DNJ deste ano vem dar continuidade ao ciclo de debates, reflexões e celebrações em defesa do bem maior: A VIDA, iniciada com a Campanha da Fraternidade da CNBB e em sintonia com o centenário de nascimento de Dom Helder Câmara que inspirou todo o eixo das atividades permanentes das Pastorais da Juventude do Brasil e norteia nossos trabalhos.
Através do DNJ a juventude quer fazer sua parte como discípulos/as e missionários/as de Jesus, proclamando a cada dia que A Juventude quer viver! Queremos vida com dignidade! Chega de empobrecimento!
Para externar esses gritos o DNJ traz como tema esse ano JUVENTUDE E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, em busca de uma sociedade que possa escutar nossos anseios, nossos gritos e comunicar a VIDA, por isso QUEREMOS PAUTAR AS RAZÕES DO NOSSO VIVER!
Com esse grito queremos transformar as visões equivocadas sobre juventude apresentadas pela mídia e colocar em pauta a sua verdadeira realidade, anunciar seus sonhos e suas buscas constantes por vida digna, por liberdade, por paz, por todas as razões do nosso viver. A partir disso, como a mídia pode ajudar a gerar vida para a juventude, como criar novas formas próprias de comunicação e expressão?
Desde 1985 é realizado o DNJ. São 23 anos as Pastorais da Juventude realizam o DNJ que acontece em todo o Brasil trazendo reflexões pertinentes a vida dos/as jovens, através de suas atividades permanentes
Em Montes Claros, o Setor Juventude realiza o encerramento de reflexões a respeito desse tema no dia 18 de outubro com muita festa e apresentações culturais com as bandas Trilha do Som, Seu Ystilinga e Doutores do Forró, além apresentações culturais como dança de rua e teatro que irá acontecer na Casa da Juventude (Antiga Usina) a partir das 16h. E, no domingo, celebraremos o Dia Nacional da Juventude na Igreja da Matriz às 19h.
Contamos a presença e participação de todos e todas. Celebremos a vida! Vamos pautar as razões do nosso viver!
Elis Medrado
Militante da Pastoral da Juventude e Assessora do Centro Marista de Pastoral

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II