25 de fevereiro de 2009


Campanha da Fraternidade - 2009


Preocupada com o crescimento da violência no país, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizará, em 2009, a Campanha da Fraternidade com o tema "Segurança Pública" e o lema "A paz é fruto da justiça".
O objetivo da Campanha é suscitar o debate sobre a segurança pública e contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade. A meta é fazer que todos/as se empenhem na construção da justiça social e que a segurança seja garantida para todos/as cidadãos/ãs.
Entre os objetivos específicos está o reconhecimento da violência na realidade brasileira, sensibilizando e mobilizando a sociedade. Serão motivadas denúncias sobre crimes contra a ética, economia e gestões públicas. Outra sugestão é o fortalecimento de ações educativas e evangelizadoras, denúncias sobre o modelo punitivo do sistema penal e o fortalecimento e articulação de políticas públicas.
Durante a Campanha, estão previstos encontros paroquiais, palestras e atos públicos. Integrantes da Igreja se reunirão com representantes do Poder Judiciário e de movimentos sociais, policiais, professores/as e sociólogos/as. Serão, ainda, propostas parcerias com o poder público para mapear as áreas mais violentas e ajudar a garantir a paz e segurança.
Saiba mais: http://www.cnbb.org.br/
Veja também: Jovens na CF

Oração da CF 2009:


Bom é louvar-vos, Senhor, nosso Deus, que nos abrigais à sombra de vossas asas, defendeis e protegeis a todos nós, vossa família, como uma mãe, que cuida e guarda seus filhos. Nesse tempo em que nos chamais à conversão, à esmola, ao jejum, à oração e à penitência, pedimos perdão pela violência e pelo ódio que geram medo e insegurança. Senhor, que a vossa graça venha até nós e transforme nosso coração.
Abençoai a vossa Igreja e o vosso povo, para que a Campanha da Fraternidade seja um forte instrumento de conversão. Sejam criadas as condições necessáriaspara que todos vivamos em segurança, na paz e na justiça que desejais. Amém.

Hino da CF 2009:
Ó povo meu, chegou a mim o teu lamento, Conheço o medo e a insegurança em que estás. Eu venho a ti, sou tua força e teu alento. Vou te mostrar caminho novo para a pazRefr.: Onde pões tua confiança? Segurança, quem te traz? É o amor que tudo alcança; Só a justiça gera a paz! 2.Quando o direito habitar a tua casa, Quando a justiça se sentar à tua mesa, A segurança há de brincar em tuas praças; Enfim, a paz demonstrará sua beleza3. A segurança é vida plena para todos: Trabalho digno, moradia, educação; É ter saúde e os direitos respeitados; É construir fraternidade, é ser irmão. 4. É vão punir sem superar desigualdades; É ilusão só exigir sem antes dar. Só na justiça encontrarás tranquilidade; Não-violência é o jeito novo de lutar. 5. É como teia de aranha, a segurança (Jó 8,14) De quem confia só nas armas, no poder. Não é violência, não são grades ou vingançaQue irão fazer paz e justiça florescer. 6. Eu desposei-te no direito e na justiça; Com grande amor e com ternura te escolhi. (Os 2,18) Como aceitar o desrespeito, a injustiça, A intolerância e o desamor que vêm de ti?!
Fonte: Casa da Juventude

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II