9 de abril de 2009

Diocese de Governador Valadares: “Juventude Projeto de Vida Que Vale a Pena”




Paróquias que enviaram representantes: São Judas / São José / Lourdes / Nossa Senhora de Fátima/ Guadalupe / Santa Rita / São Raimundo / São Gonçalo (Virgolândia) / Santa Bárbara (Engenheiro Caldas).


VER

Nos dias 14 e 15 de Março de 2009, os grupos de jovens da Diocese estiveram reunidos para discutir a CF 2009. Trabalhamos o tema Segurança Pública com a “nossa cara e nosso jeito de ser Pastoral da Juventude”, abordando principalmente a “Juventude e a Criminalização”.
O primeiro momento, VER, foi abordado pelo Isaac (PJE – Colégio Imaculada), que fez uma leitura geral do objetivo da campanha trazendo para a discussão os pontos principais e também os símbolos que estamos vivenciando na CF2009.
Ainda dentro da metodologia Ver, o Carlos (PJ - Assessoria) trouxe um pouco dos projetos nacionais da PJ, enfocando principalmente o projeto “Juventude quer Viver” que discuti amplamente os direitos da juventude e fez a campanha contra a NÃO redução da maioridade penal” .

JULGAR

No “julgar” democraticamente nos dividimos em grupos temáticos para dinamizar a discussão sobre os principais eixos onde a juventude está inserida e marginalizada:

Criminalização em Cores e Drogas (moderadoras Gilsa / Sueli / Carol – Assessoras)
No Brasil 92% dos estudantes das universidades públicas são brancos, 88% da população carcerária é negra...com essa realidade gritante em torno da população negra discutimos neste grupo a questão racial. O fator de desencadeou maior polêmica foras as políticas de ação afirmativas (cotas raciais nas universidades) que provocou no jovem uma profunda reflexão e também uma boa discussão na plenária. Fica assim a proposta de ampliar o debate nos grupos ou em um próximo encontro!

Criminalização da Mulher e a Homofobia (moderador Carlos e moderadora Fernanda – assessoria )
Sexualidade em pauta...Todos devem conhecer casos próximos em que homossexuais foram tratados com desrespeito, quando não com violência, exclusivamente por causa da sua orientação sexual...é o que chamamos de homofobia, ou seja todo ato discriminatório em relação aos homossexuais.
E as mulheres, são ciminalizadas? A população mundial não tão somente criminalizou a mulher como a tornou vítima de violências, físicas, psicológicas e simbólicas que foram silenciadas na história, este grupo trabalhou também o papel da mulher na história.

O Que o Trabalho tem a ver com a Criminalização? (moderador professor Vilson)
O trabalho e muitas vezes a falta dele, são fatores que levam à criminalização da juventude. O prof. Vilson trouxe a realidade de Governador Valadares, onde temos poucas opções de trabalho para juventude e por isso nossos jovens migram para outros paises, e também focou a questão da sedução desses jovens, em condição de vulnerabilidade social, pelo tráfico de drogas, como formar de aquisição de poder econômico, mas que na verdade é um projeto de morte para muitos jovens.

Sistema Penitenciário – Estado ação e omissão (Moderador Professor Luizinho – Advogado - Coordenador do Núcleo de Prevenção à Criminalidade e Idealizador da APAC em Valadares )
Neste grupo foi discutida a verdadeira exclusão que sofrem os encarcerados, a total omissão do estado em relação aos direitos dos encarcerados que são torturados, aglutinados em cadeias sem estrutura, com quase nenhum tipo de humanidade ou dignidade. A discussão ficou acirrada na questão dos fatores que levam os cidadão ao “crime” seria a pobreza? Bom, professo Luizinho alerta que não existe mais este consenso, e que o crime também atinge as classes econômicas privilegiadas.

AGIR

Dividimos o agir em dois momentos, Projeto de Vida e a preparação para Marcha :
Projeto de Vida (Aline – Assessoria) , o objetivo do projeto de vida é refletir sobre algumas áreas da vida pessoal : sonhos, profissão, religião...a proposta era fazer os jovens refletir sobre sua caminhada, sua vivência e traçar um projeto, a curto, médio e longo prazo. A Aline colocou essa idéia em forma de dinâmica usando o cata-vento como simbologia e cada jovem puderam criar e ofertar seu cata-vento com seus sonhos e projetos!!!!




Fala Juventude!!!!!! Opiniões sobre o encontro!!!!



“Bom, gostaria de dizer que o encontro foi muito bom e proveitoso, pois dele conseguimos retirar muitas lições. Adoraria se houvessem cursos desse tipo mais vezes.” Rubia (paróquia São Gonçalo – Virgolândia)

“...a mística foi ótima, mas a espiritualidade deixou a desejar, também faltou a santa missa no sábado...”(não identificou)

“temas atuais e enriquecedores, por tanto acho que os temas foram muito bem escolhidos” (não identificou)

“Animação tava boa, só faltou instrumentos e mais dinâmicas”
(não identificou)

“a maneira como a PJ trabalha a espiritualidade é excelente e jovem” (não identificou)

Adorei conhecer o que é “mística”. Nunca havia participado de uma, achei bem legal” (não identificou)

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II