8 de setembro de 2009

Reunião da Campanha contra a violência e o extermínio de jovens

Entre os dias 28 e 30, na Casa de Encontros Patronato São José, em Salvador – BA, aconteceu a Reunião da Coordenação Nacional da Campanha contra a violência e o extermínio de jovens, que vem sendo promovida pelas Pastorais da Juventude do Brasil em todo o país. Trata-se de um esforço coletivo da Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude do Meio Popular, Pastoral da Juventude Estudantil e Pastoral da Juventude Rural, no sentido de denunciar a violência contra a juventude e anunciar formas de resistência política coletiva e de construção de saídas para construção de um mundo de paz.

A reunião foi precedida pelo encontro dos secretário nacionais e regionais das Pastorais da Juventude (o nosso regional esteve representado pelo Edgar) e dos assessores nacionais do Setor Juventude, o Pe. Wandinho e o Pe. Sávio, que vem interinamente assumindo essa tarefa desde o falecimento do Pe. Gisley, que já há dois anos exercia essa atividade, discutindo conjuntamente a caminhar articulada das pastorais juvenis da Igreja do Brasil

O Encontro, que contou com a presença de 13 pessoas vindas de todas as regiões do país, deu continuidade ao processo iniciado em maio na cidade de Guararema, SP, aprofundando questões referentes a vida da juventude e aprimorando o planejamento produzido durante o Seminário Nacional.

Entre os encaminhamentos mais importantes da Reunião, os jovens decidiram realizar em novembro de 2009, em parceria com o Encontro Nacional de Fé e Política, um ato de lançamento da campanha que pretende mobilizar jovens de todo o país e articular as organizações da sociedade civil no sentido de realizar, em 2011, uma grande Marcha Nacional contra a violência e em defesa da vida da juventude, demonstrando a força da articulação popular e indicando lutas concretas pela unidade em torno de outro modelo de segurança pública.

Além desse lançamento, os jovens reunidos em Salvador elaboraram ainda a publicação de um texto base referencial, que subsidie na base o debate sobre segurança pública, apresentando a realidade de extermínio da juventude e indicando sugestões para a construção de alternativas na base.

O encontro foi encerrada com uma visita pontos turísticos da cidade de Salvador, coordenada por Hildete Emanuele, Secretária Nacional da Pastoral da Juventude, que foi a responsável pela recepção e hospedagem dos membros da coordenação da campanha, que além dos coordenadores das PJs, conta com a presença de Felipe Freitas (BA), pela Pastoral da Juventude, Neyl Santos (PE), pela Pastoral da Juventude do Meio Popular, Adriano Almeida (GO), pela Pastoral da Juventude Rural e Ana Marcela Terra (RJ), pela Pastoral da Juventude Estudantil.

A próxima reunião da Campanha será em novembro na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.


Felipe da Silva Freitas

fsfreitas_13@ yahoo.com. br

Por: Marcelo Lírio

Representante do Regional Leste II na Coordenação Nacional da PJ

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II