27 de novembro de 2009

EFAE

E.F.A.E. – Encontro de Formação Afetivo Espiritual

REUNIÃO AMPLIADA DA PJ – 2010

DIOCESE DE OLIVEIRA – MG


“Uma terra que não tem mais fronteiras, mãos que unidas, num mundo formarão, uma corrente, mais forte, que a guerra e que a morte, nós sabemos, o caminho é o AMOR. Uma pátria, mas justa e mais fraterna, onde juntos construímos a unidade, e ninguém é desprezado por que todos são chamados, nós sabemos o caminho é o AMOR... um novo sol, se levanta, pois nasce hoje a civilização do amanhã...”


Como discípulos e missionários, necessitamos sempre aprofundar nosso processo de conversão e adesão a Jesus Cristo. Por isso, convidando os jovens representantes das paróquias e foranias de nossa diocese para nos encontrar no EFAE (Encontro de Formação Afetiva-Espiritual) e na oportunidade de juntarmos a comissão diocesana para a nossa reunião ampliada 2009. Este ano investimos na espiritualidade, conhecemos e rezamos o Ofício Divino da Juventude, e aprofundamos na leitura orante da bíblia e no processo de avaliação e tomada de decisão dos caminhos da PJ em nossa Diocese para o ano de 2010.

Iniciamos o EFAE, na noite de sexta (20/11), com um belo momento de oração e apresentação e logo após foram apresentados os EIXOS DA PJ, questionando e apresentando ONDE ESTAMOS?, nossas ações, articulações, espiritualidades e formação.

Na manhã de sábado, trabalhamos ONDE QUEREMOS CHEGAR? Foi proposto para o momento a LEITURA ORANTE DA BIBLIA, e como encaminhamentos práticos seguimos outra parte estudando sobre a ESPIRITUALIDADE LITURGIA.

Na parte da tarde do mesmo dia, iniciamos refletindo SOBRE OS MEIOS, analisando os textos: Uma realidade que nos interpela e as três prioridades diocesanas. Para facilitar o processo as equipes foram divididas em foranias e a discussão obteve uma bela conclusão.

Na partilha dos grupos, notava-se a falta de um acompanhamento junto aos jovens, que fosse um padre ou até mesmo um assessor paroquial.

Na noite, fomos em caminhada do Centro de Pastoral Santíssima Trindade e fomos celebrar na catedral diocesana. A equipe diocesana voltou para o centro catequético, enquanto os jovens apreciava a noite da cidade de Oliveira. Foi simplesmente uma noite de ALEGRIAS, ALEGRIAS, ALEGRIAS.

No domingo, estudamos e avaliamos as linhas de ação, propostas no documento 85 da CNBB e passamos as decisões acertadas na reunião ampliada 2009, que se segue abaixo:

Nova secretaria diocesana: RAFAELA – Carmo da Mata

Nova tesoureira diocesana: PALLOMA – Oliveira – MG

Pensamos sobre novos assessores (Padre e Leigos)

Encontros diocesanos para 2010:

07/02 – Reuniao de monitores para os encontros de 2010;

19, 20 e 21/03 – Encontro de Iniciantes

20 a 25/04 – Semana da Cidadania;

21, 22 e 23/05 – EFAE – Encontro de Formação Afetivo Espiritual

15/08 – Reuniao de Avaliação da PJ Diocesana

10 a 15/08 – Semana do Estudante

16, 17/10 – EDA – Encontro Diocesano de Assessores

31/10 – DNJ – Dia Nacional da Juventude em BOM SUCESSO – MG

28/11 – Reuniao Ampliada da PJ.

Ficou decidido ainda que a JOIDI – Jogos Olimpicos da Integração Diocesana, será realizado no ano de 2010, nos dois semestres, ainda com datas a ser definidas e que contará com as seguintes modalidades: Futsal (masculino e feminino) e Volei (masculino e feminino).

Num clima de festa foram apresentadas as cidades e paróquias sedes para o DNJ 2010. Cada paróquias empolgadas com a decisão das Olimpiadas 2016, fizeram o mesmo esquema, vídeos, discursos de defesas e tudo mais. No final a Paroquia Nossa Senhora do Bom Sucesso da cidade de Bom Sucesso, foi escolhida com a maioria de votos da equipe diocesana.

As foranias receberam as propostas de continuar com os trabalhos e de promover:

1 encontro de formação e espiritualidade;

1 caminhada ou gincana;

1 show;

2 reuniões para avaliar os projetos das foranias e diocese;

Na reunião ampliada, foi apresentada a proposta de sermos assessorados pelo CMP – BH; de assessorarmos a Diocese de Ituiutaba no processo de formação e aplicação do Encontro de Iniciantes e o apadrinhamento da Diocese de São João Del Rey.

No final, saímos com saldo bastante positivo, cerca de 70 pessoas se fizeram presente nestas discusões. Trilhamos desde já os caminhos para 2010, agora é seguir e fazer acontecer.


“Deus chama a gente pra um momento novo,

de caminhar, junto com seu povo,

é hora de transformar o que não dá mais,

sozinhos, isolados, ninguém é capaz...

Por isso, vem, entra na roda com a gente, também...

VOCÊ É MUITO IMPORTANTE...”

Paulo Olher Ribeiro Junior

Assessor Pastoral da Juventude

Diocese de Oliveira – MG

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II