23 de março de 2010

Ampliada da Pastoral da Juventude em terras capixabas


Praia do Morro, praia da fonte, praia dos padres, terra da saúde, Guarapari. Foi lá, aproximadamente a 51 km da capital capixaba, que a Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Vitória se reuniu durante o final de semana, 13 e 14 de março, para trocar experiências, partilhar seus sonhos e se organizar para os trabalhos de 2010. Quarenta jovens estiveram presentes, representando as seis áreas pastorais que compõem nossa Igreja de Vitória.
O tema do encontro foi “PJ: Minha ação, minha paixão”. Assessorados pelas pejoteiras Sidnéia Almofrei e Flávia Soares, os jovens foram levados a refletir sobre o significado da paixão, motivações e a caminhada da PJ em si. Tudo isso na parte da manhã, pois de tarde, os jovens presentes refletiram sobre a Campanha Nacional contra o Extermínio da Juventude. Já adiantamos: teremos uma Marcha Arquidiocesana junto com o DNJ desse ano.
A temperatura nesse final de semana beirava os 35ºC, calor, muito calor. Não só do clima ambiente, mas muito calor humano também. Muitos jovens não se conheciam até então. E durante a noite de sábado, junto a um show que acontecia na paróquia que nos acolhia, puderam se conhecer melhor, firmar e reafirmar amizades.
No domingo foi a vez de encaminhamentos, deliberações e escolha da nova Comissão Arquidiocesana da PJ (CAPJ). E assim com muita harmonia, tudo foi acontecendo. Desenhamos o processo de articulação e mobilização de nossos Cursos de Inverno e Verão, discutimos em quais espaços devemos estar para conseguirmos nossa completa reestruturação. E ao final nasceu a nova CAPJ, com novos jovens e outros que já estavam no processo, uma galera bem animada, e com vontade de ver acontecer.
E é assim, teimando e acreditando em nossos sonhos, que estamos fazendo a Pastoral da Juventude nas terras quentes do Espírito Santo.
Abraços capixabas!

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II