8 de março de 2010

Políticas públicas de juventude é tema de encontro em Brasília


A juventude vai estar na pauta de discussão em Brasília, nos dias 10, 11 e 12 de março, pois cerca de 300 conselheiros de todo o país estarão reunidos para o “II Encontro Nacional de Conselhos da Juventude”. Durante o evento, temas variados voltados para o fortalecimento das políticas públicas de juventude e para a capacitação dos conselheiros serão debatidos. O ato de posse da nova gestão do Conjuve e o lançamento da pesquisa Pnud sobre juventude e desenvolvimento humano no Mercosul são alguns dos destaques.

O Encontro tem a intenção de fortalecer a política de participação e a formação de conselheiros, além de trabalhar pela perspectiva da criação de uma rede de conselhos. É também uma grande oportunidade para a troca de experiências entre aqueles que trabalham com as questões sociais voltadas para a juventude.

Segundo o Luciana Martinelli, Conselheira Nacional de Juventude e coordenadora do evento o Conselho tem expectativa com o encontro de traçar uma pauta em comum para 2010 com os temas relevantes para os jovens como a aprovação do Marco Legal da Juventude. “O encontro é uma ótima oportunidade para trocar informações, sanar dúvidas e ajudar na superação dos problemas”.

Debates, atos políticos, lançamentos de pesquisas e livros foram elaborados em cima de temas que fortaleçam as políticas públicas voltadas para a juventude. O lançamento da pesquisa feita com jovens do Mercosul, “Inovar para Incluir: jovens e desenvolvimento humano”, sobre aspectos econômicos, sociais e de mercado de trabalho dessa juventude.

O ato de “Posse da Nova Gestão do Conjuve – 2010/2011” que nesse mandato a presidência passa a ser ocupada por um representante do governo e a vice por um da sociedade civil. Outro ponto a se destacar é o “Ato pela Aprovação da PEC da Juventude”, no plenário do Senado Federal. Além de vários “Grupos de Trabalho” sobre a atuação dos Conselhos.

O Conjuve está produzindo uma publicação voltada aos conselheiros e gestores públicos para subsidiar a criação e o funcionamento destes organismos. A versão digital do documento "Conselhos de Juventude: fortalecendo diálogos, promovendo direitos" será lançada durante o Encontro e em seguida será reproduzida e distribuída por todo país.

Segundo o Presidente do Conjuve, David Barros, o Encontro é um Marco na relação entre o Conselho Nacional de Juventude e os conselhos nos estados e municípios, colaborando para o fortalecimento da agenda pública de juventude no ano de 2010.

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II