6 de abril de 2010

Caminha da Misericórdia proclama: Chega de Violência e Extermínio de Jovens


Aconteceu no dia 02 de Abril de 2010 (Sexta-feira da paixão) na cidade de Ipatinga-MG, a 15ª Edição da Caminhada da Misericórdia-Teatro da Paixão de Cristo promovida pela Pastoral da Juventude da Cidade.

Este ano o evento teve como tema central a Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens. Durante uma caminhada Penitencial, foi recordada a violência e a morte que assola diversos jovens na nossa sociedade, nomes como do Padre Gisley Azevedo foram memorados. Ao chegar ao parque Ipanema, foi encenado a Via- Sacra recordando os passos dados por Jesus até o calvário. Neste ano Jesus Cristo saiu do meio da lagoa em um barco proclamando o Evangelho de Mateus 25; 35-40 e em seguida caminhou no meio da multidão.

Segundo estimativas da Polícia Militar este ano o evento contou com a participação de aproximadamente 15 mil pessoas. As dez paróquias da Cidade de Ipatinga estiveram presentes colaborando de alguma forma para a realização do evento. O teatro foi composto por aproximadamente 70 jovens das diversas paróquias da cidade.

Ao final da encenação o vigário geral da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano Padre Francisco Guerra dirigiu uma palavra a todos os fiéis presentes convidando a todos a fazer da Páscoa uma passagem para vida, dando um basta à cultura de morte e violência presente no meio da Juventude. A palavra de ordem do dia foi: “Chega de Violência e Extermínio de Jovens.”


Chega de violência e extermínio de jovens

1. Tem jovem que faz esporte, / Que cuida e preserva a vida, / Que não tem a felicidade interrompida / Que se esquiva e vence a morte.

2. Tem jovem que faz faculdade / Que sonha o sonho perfeito / Que preserva o que é direito / Que defende a igualdade.


3. Internet é febre pro jovem; / As mil faces das possibilidades; / Pro bem ou pro mal, é repleta de adversidades. / Nada falta àqueles que O temem (Sl 33,10b).
4. Mas, tem jovem que não envelhece / Que é tomado pelas drogas, é vencido pelo mal, / Atraído e comprado pelo capital. / E de violência e de extermínio, a vida também se tece.

5. Tem jovem maltrapilho, caído, abandonado. / Acuado, obrigado a oferecer a outra face. / Tem jovem que nem mesmo nasce! / Sem ser consultado, já é exterminado.

6. Mas, tem Jesus aqui presente / Que, sendo ainda jovem, não fugiu à responsabilidade / Assumiu nossas culpas, se colocando em pé de igualdade / Se tornando luz e caminho pra vida da gente.





Autor: Kleber Nepomuceno Assessor da Pastoral da Juventude- Diocese de Itabira- Coronel Fabriciano



por: Adriano Mendes de Pinho

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II