29 de junho de 2010


Diocese de Governador Valadares - Regional Leste II CNBB


Relato













Após meses de construção entre a Equipe de Animação das Cebs e Movimento Boa Nova, conjuntamente com a coordenação diocesana da Pastoral da Juventude aconteceu em nossa diocese o I Encontro das Juventudes. Estiveram presentes em Governador Valadares MG nos dias 12 e 13 de junho, no Centro de Formação (CENTREL) 45 jovens representantes de diversas entidades juvenis. Com o lema “Vários rostos construindo a Civilização do Amor” e o lema “Se a juventude viesse a faltar o rosto de Deus iria mudar” as juventudes presentes vivenciaram espaços de discussão e partilha sobre a diversidade Juvenil presente em nossa realidade.


A programação do final de semana foi bem dinâmica. Começamos com a mística das diferenças que teve como símbolo uma colcha de retalhos. Carlos iniciou a mística com a música “Anunciação” e a companheira Pastoral Sônia, da Igreja Metodista, dinamizou esse momento indicando a necessidade de recriarmos a realidade com a cultura da Paz.


Após nos encontramos ao redor de uma mesa redonda que apresentou como tema de discussão “Juventude, juventudes e os desafios da participação popular”.


Os coordenadores do dia, Fernanda e Diego, apresentaram os debatedores que a seguir fizeram seus apontamentos: Ana Afro, da Pastoral Afro Brasileira, que apontou os olhares existentes diante do povo negro, principalmente sobre a juventude negra, foco das ausências do poder público e a maior prejudicada, sendo publico alvo principal do sistema penitenciário falido; Alberto Cirino, mais conhecido como Beto, professor universitário e educador junto a adolescentes em situação de rua e em conflito com a lei, partilhou suas experiências de educador social do processo de formação desse publico e de como é importante visualizarmos a construção da autonomia da juventude e a força de sua participação quando ela mesma entende e vê o impacto dessa postura; Jorddana Rocha, estudante de pedagogia, membro de grupo de base da Paróquia São José Operário. Jorddana apresentou a proposta de seu projeto de pesquisa como trabalho de conclusão de curso envolvendo a temática da formulação das políticas públicas feitas pela coordenadoria especial de juventude de prefeitura local. Indicou as ferramentas que vai usar como o trato dos gestores de PPJ`s com a diversidade juvenil para a formulação de políticas afirmativas; Por fim, indicando dados pontuais sobre a realidade brasileira, apresentando os indicadores sociais pertinentes principalmente a período da adolescência e juventude, estava conosco o metodista e índio krenak, o companheiro Jader Batista, teólogo e militante das cebs. Jader apontou alguns desafios para a superação das lacunas que os dados mostram em relação à vida social do (a) jovem brasileiro (a).


Depois das falas foi aberto o debate com os presentes.


Após o almoço os presentes forma divididos em eixos temáticos com o objetivo de analisar a relação da juventude com cada temática, apontar debilidades e indicar alternativas de relação e superação dos mesmos. Os eixos foram: espiritualidade (Oficineira: Pastora Sônia), projeto de Vida e inserção no mundo/mercado de trabalho (Fernanda Oliveira - PJ), violência e juventude (Enivaldo, escolápio), afetividade e sexualidade (Gabriel – facilitador do programa de educação afetivo sexual), e fé cultura e política (Vilson – Cebs). Houve a partilha dos eixos após o encontro nas oficinas e apresentado um representante de cada eixo para a construção da Carta das Juventudes para a sociedade



Após o café o secretário das pastorais da juventude do Regional Leste II, Alessandro Hipólito, apresentou a Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de jovens e a estrutura de organização da mesma em nível diocesano/local. Alessandro chamou a todos as lideranças diante da faixa com o símbolo da campanha que relembrassem as juventudes vitimas do extermínio diário. Com a mão molhada com diversas cores, cada um assinou a faixa como forma de compromisso com a causa num grito pessoal e coletivo de BASTA!


Pela noite mesmo com alguns impasses festejamos nossa vida, nossas diferenças, com a noite cultural. Quem animou foi nosso companheiro Renato que com seu violão tocou musicas de diversos estilos. Ao som das musicas, e com a mesa cheia de guloseimas próprias para o frio fortíssimo do momento.


No domingo iniciamos nossa manhã com o mantra “Todo o dia o sol levanta e a gente canta o sol de todo dia” e a dança circular “Suave Luz”. Após o belo café da manhã iniciamos o momento “tenda das Experiências”.



A coordenadora do dia Aline Camagro, iniciou a programação com a proposta. Cada representação diante de todos e todas apresentava o nome da entidade, onde se reúnem, que atividades organizam, os objetivos e símbolos da caminhada que norteiam seus passos. Foi bela a participação e o interesse dos presentes nesse momento de partilha. Apresentaram-se: Juventudes do Movimento Cursilho da Cristandade, da Pastoral do Menor, do Movimento Cultural Odisséia e Valadares Power, da Juventude do PT, do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB, de grupos de base da Pastoral da Juventude das paróquias do Setor IV de São José Operário, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora da Assunção, do Santuário de Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora das Graças, da Diocese de Caratinga; representantes da Juventude da Equipe Diocesana de Animação das Cebs, da juventude do Movimento Boa Nova, da Juventude Vicentina – SSVP, da juventude da Pastoral Diocesana de Catequese, da juventude da Renovação Carismática Católica, da Juventude metodista, um jovem grafiteiro, das cidades de Capitão Andrade, de Coroaci, e Conselheiro Pena, dos setores I e III, respectivamente. Após as apresentações foi proposta, diante das discussões realizadas, a criação do Fórum de Entidades juvenis que servirá de base de animação e articulação das organizações populares de juventude em nossa região. Após uma discussão breve foi aprovado a proposta com reunião já marcada para o dia 04 de julho deste ano. Nós da Pastoral da Juventude, disponibilizamos a sala da Pastoral da Juventude para a realização da reunião.


A comissão, organizada no sábado a partir dos representantes dos eixos temáticos, apresentou a estrutura proposta para a Carta das Juventudes a ser enviada às instituições da sociedade valadarense. Foram apontadas algumas modificações e pontos de inclusão na carta e deliberado os companheiros Christopher, do movimento Odisséia junto com a companheira Caroline Ramos e Fabio da Diocese de Caratinga farão a redação final da carta, dinamizar a apresentação por email e assim mobilizar a entrega da mesma à sociedade.


Finalizamos o encontro com avaliação positiva dos presentes. Pastora Sônia aplicou, depois de um vídeo sobre Paz e diversidade religiosa, a dinâmica das bandeiras da Paz, onde cada um colocava sua bandeira num repolho e dizia em voz alta os valores que acreditar ser importante para as juventudes. Celebramos as diferenças, reavivamos a caminhada, crentes que os passos para uma cultura de Paz e partilha entre as juventudes é possível.



“Quem saber isso quer dizer Amor













Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II