1 de junho de 2010

Encontro Nacional de Assessores/as da PJ


Entre os dias 28 e 30 de Maio de 2010 mais de 50 assessores/as da PJ de diversas dioceses, congregações religiosas, centros e institutos e regionais do Brasil se reuniram no Centro de Formação Sagrada Família em São Paulo/SP para viverem juntos/as o Encontro Nacional de Assessores/as da PJ que teve com tema central: O Ministério da Assessoria nos dias de Hoje, e foi organizado pela Coordenação e Assessoria Nacional da PJ, sendo assessorado pelo Pe. Hilário Dick, sj.

Durante o Encontro os/as assessores/as partilharam sua vida, sua caminhada e refletiram sobre o sujeito Jovem, sobre o ministério da assessoria, sobre a construção da autonomia, sobre o acompanhamento e sobre os elementos da Pedagogia de Jesus na Evangelização da Juventude. Além disso o ENA contou com uma mesa redonda onde jovens falaram de como vivem e sentem a assessoria em suas vidas e dois assessores/as falaram das alegrias e dificuldades de serem assessores/as. O Encontro contou também com momentos orantes/celebrativo s e com uma Missa.

Os/as assessores/as ainda debateram sobre a Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens, sobre o Projeto de Revitalização da Pastoral da Juventude na América Latina, sobre a Comissão Nacional de Assessores/as da PJ e sobre a Ampliada Nacional de Imperatriz/MA.

No final do Encontro em grupos de trabalhos os/as assessores/as debateram a seguinte pergunta: “O que nós trazemos como propostas para o fortalecimento da nossa ação pastoral como assessoria?”. Dentre as diversas propostas que os/as assessores/as apontaram com indicativo no trabalho pastoral da assessoria nas diversas instancias destacamos:

  • Estudo e aprofundamento do documento 85;
    Disposição de um Grupo de assessores/as para ajudar no que for preciso a Comissão Nacional de Assessores/as da PJ, neste tempo de preparação da Ampliada Nacional de Imperatriz;
  • Necessidade de acompanhamento aos Grupos de base;
  • Formação permanente de assessoria;
    Fortalecimento da Rede Nacional de Assessores/as.

No fim do Encontro os/as assessores/as foram enviados/as em missão para suas terras e locais de atuação com o desejo de servirem mais e melhor à Juventude, acompanhando- a em seus processos de educação na fé.

Os/as assessores/as que participaram desse Encontro formativo saem fortalecidos para sua missão e atuação e com certeza o Encontro Nacional de Assessores/as da PJ foi um espaço de mais Vida para os/as assessores/as de nosso país.

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II