31 de outubro de 2010

Relato do jovem Lucas Neto, Paróquia Nossa Srª Conceição - Guarapari/ Área Benevente - Arquidiocese de Vitória

Olá Galera!

Que a Paz do Libertador Esteja com todos vocês!

É muito bom reviver a historia dos 25 anos de Dia Nacional da Juventude, são tantos temas, tantos lemas, tantas canções...

Este ano estamos em Marcha Contra o Extermínio de Jovens, e falar de violência e de morte de jovens, me emociona e entristece, mesmo envolvido por tanta alegria juvenil. Estou triste porque compreendo juventude como sinônimo de vida, de festa, de amor, mas, não posso esquecer os meus irmão jovens em sua maioria negros e pobres que morreram vitimas do trafico de drogas, nem os meus irmãos jovens em sua maioria brancos e ricos que morreram vitimas de seus carros.

No ano passado no DNJ eu falava dos sonhos que trago comigo, muitos deles eu vejo se realizando, estou quase me formando no curso de direito, graças a uma bolsa do governo federal – Prouni, e também pelo PROUNI mais de 700 mil jovens entraram na universidade, lembro muito bem, a exatos 8 anos vivíamos uma época em que a juventude era caso de polícia.

Era um problema relacionado à violência nos centros urbanos e às drogas. Naquele período, acelerou-se também o processo segundo o qual só poderia ter acesso à universidade quem pudesse pagar por ela. Agora eu vejo nossas universidades cheias de jovens, que antes não estariam lá... o que mais me deixa chateado e infeliz é que ainda existem pessoas que não acreditam na juventude e no seio da igreja isso ainda existe, pessoas contra esse projeto de vida para os jovens e de futuro para o Brasil.

Amigos!

Tivemos muitos avanços, como por exemplo, a inclusão da juventude na constituição federal, ao lado de crianças e idosos. Nós também somos sujeitos de direitos, avançamos também em relação à juventude do meio rural, que Luta por acesso a terra, a energia elétrica e a um ensino especifico com a valorização das escolas que adotam a pedagogia da alternância, diminuindo assim o êxodo rural.

Você pode, no entanto, me perguntar, e as mortes? E eu respondo que é preciso avançar muito!

é preciso afastar os jovens das drogas!

é preciso afastar a juventude da morte!

E como pode-se muito bem abstrair da liturgia da palavra desse Domingo 24 de outubro de 2010, “o homem não é capaz de salvar-se sozinho ele precisa dos outros homens e mulheres para lutarem junto com ele!” e lutar de verdade, pois fé tem que se ligar com vida! E comungar do pão da unidade é comungar com as lutas dos irmãos! Se essa mesa nos faz irmãos ela nos impele a partilha dos dons, e dirá Dom Mauro Morelle “dividir o pão não é caridade, e sim justiça”!

E para acabar de vez com essa violência é preciso consolidar todas essas conquistas e avançar ainda mais, nós jovens precisamos ocupar o espaço eclesial (mesmo não sendo bem recebidos por algumas pessoas, porque tem muita gente que não se toca!), precisamos nos envolver na política (partidária ou não), e assim garantir aquilo que a JUVENTUDE QUER MAIS!

E precisamos de muitas coisas, mas vou citar algumas que julgo importantes para darmos um basta nessa violência que esta nos matando:

1. Precisamos de MAIS educação!

2. MAIS qualificação profissional!

3. MAIS inclusão social!

4. MAIS lazer! Esporte! Cultura!

5. MAIS inclusão digital!

6. SER levados a serio em todos os setores da sociedade, principalmente da Igreja!

7. MAIS escolas técnicas!

8. De escolas públicas mais bem equipadas!

9. MAIS acesso ao ensino superior e ensino superior de qualidade!

10. Precisamos de representantes políticos que aceitem dialogar conosco (chega de prefeito e demais que viram as costas para os jovens!)

11. Precisamos ser de fato os protagonistas da nossa vitoria...

E encerrando essa fala faço do livro do Eclesiástico capitulo 35 uma oração:

“Que o Senhor que é um juiz que não faz distinção de pessoas. Ele que não é parcial em prejuízo do pobre, mas, escuta as nossas súplicas, ele que jamais despreza a súplica do órfão, nem da viúva, nem do jovem, quando desabafa suas magoas.” Escute o meu pedido porque tenho muito medo pela nossa juventude, mas n’Ele a minha esperança é mais forte! E sabendo que a esperança sempre vence o medo, eu estou certo que verei a verdade prevalecer sobre a mentira!

Feliz dia Nacional da Juventude!

Basta de Violência e Extermínio de Jovens!

A juventude quer Viver!


Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II