13 de janeiro de 2011

Muita reza, muita luta e muita festa na Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude

Jovens brasileiros reunidos em Imperatriz vivem momento intenso de celebração.
O quinto dia (12/1) de atividades da Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude que acontece desde o dia 8 de janeiro na cidade de Imperatriz, MA, foi repleto de momentos de oração, de memórias de luta pela vida da juventude e de festa com centenas de jovens presentes na noite cultural.

A memória dos mártires da caminhada foi o tema da celebração da manhã, momento em que os presentes puderam resgatar a vida doada de tantas pessoas pela causa juvenil e pelo anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo. Dando continuidade no bloco do julgar, a assessora da Casa da Juventude Pe. Burnier, Alessandra Miranda, iniciou o segundo momento com a reflexão sobre “A sociedade que queremos”.

Em sua apresentação, Alessandra destacou a necessidade da centralidade de construção da Civilização de Amor, não se deixando perder pelo modelo de sociedade apresentado pelo sistema neoliberal. O grupo de delegados/as finalizou esta reflexão dialogando sobre as questões: Quais os nossos projetos para o povo? O que não abrimos mão para a construção da sociedade que queremos? Logo após foi a vez do terceiro momento do julgar, com a temática “Igreja de comunhão e participação: uma opção da PJ”, tendo como base as conferências episcopais latino-americanas, Pe. Wander Torres, assessor da PJ do regional Leste 2, fez a reflexão sobre o conceito de comunidade e suas colaborações para a construção de uma Igreja de comunhão e participação.

A apresentação partiu das propostas do Concílio Vaticano II, passando pelas conferências de Puebla e Medelín, chegando nas propostas da conferência de Aparecida, enfatizando o significado da comunidade reafirmado nas conferências anteriores. A tarde foi o momento de profundo contato com Deus, através do deserto e da leitura orante da bíblia, tendo como texto a iluminação bíblica do livro de Ester “O meu desejo é a vida de meu povo”.

Os participantes puderam experimentar o diálogo com Deus por meio do silêncio da oração e depois na partilha em grupo, concretizando com orações apresentadas na celebração da noite tendo a temática dos princípios da Pastoral da Juventude.

A festa tomou conta da noite, pois os/as delegados foram até a paróquia São José do Egito, participar de uma noite cultural preparada pela juventude maranhense e com muita música, dança e alegria celebraram a vida, amizade e comunhão.

Acompanhe a transmissão, veja mais fotos e vídeos no site da PJ Nacional: www.pj.org.br.
Fonte: Equipe nacional do projeto Teias da Comunicação



Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II