10 de janeiro de 2011

O segundo dia da Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude (ANPJ)


…começou com a celebração eucarística presidida por Dom Eduardo Pinheiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Campo Grande e Referencial do Setor Juventude da CNBB, retomando a história de nosso batizado a partir do batismo de Jesus. Roberta Agustinho e Paula Grassi, Coordenação Nacional da PJ pelos Regionais Sul 1 e Sul 3 da CNBB, respectivamente, abriram a coordenação da plenária, resgatando a importância das mulheres na história do povo de Deus e o protagonismo e profetismo feminino.


No período da manhã os/as jovens visitaram as tendas dos da PJ de cada Regional, a fim de observar os desafios e destaques apresentados nas diversas realidades do Brasil.
Posteriormente, realizaram um debate em grupo, a fim de partilhar os dados colhidos, culminando na montagem de um painel artístico. Ainda no período da manhã, tivemos a fala de Dom Eduardo Pinheiro e de Pe. Carlos Sávio, este último Assessor Nacional do Setor Juventude da CNBB.


Nos fazendo olhar para os aspectos eclesiais e sociais, para que vejamos por qual caminho estamos caminhando. Felipe Freitas, membro da Coordenação Nacional da Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens, faz a análise de conjuntura social. Nos trouxe todo cenário político-econômico-social, onde, de forma pertinente, se encontra o contexto juvenil. Solange Rodrigues, assessora da PJ do Regional Leste 2 da CNBB, fez a análise de conjuntura eclesial, trazendo a caminhada da Pastoral da Juventude no Brasil, os documentos eclesiais e sobre juventude neste contexto. Seguindo essa análise, os delegados foram convidados a fazerem trabalhos de grupo para discutir as seguintes perguntas:


>Quais destes aspectos afetam a vida da juventude mais diariamente?
>Que outros aspectos que não foram mencionados também atingem a vida da juventude?
>Quais as boas sementes que estamos plantando, enquanto PJ?


Partindo das discussões, os grupos partilharam, em plenária, o que se produziu em cada um desses debates. Nesta reações aos assessores, Felipe traz à plenária que “Articular uma ação na dimensão sócio-transformadora é uma das dificuldades levantadas”. Ele lembra que essa é uma das dimensões que fazem parte das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Solange fala da necessidade de “[...] buscamos elementos que precisam ser tecidos para iluminar o planejamento que a PJ vai fazer daqui para frente. Com a colaboração de cada um e de cada uma é que essa Ampliada se realizará”.


O segundo dia da ampliada encerrou-se com a Noite Cultural, onde se apresentou a Região Nordeste. Muita música, cores, sotaques, sorrisos e alegria nessa grande festa de cultura.

Autor/Fonte: Equipe nacional do projeto Teias da Comunicação(adaptado)

-

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II