14 de abril de 2011

1º Encontro de Formação para Coordenadores de Grupos - Diocese de Araçuaí - MG

1º Encontro de Formação para Coordenadores de Grupos do Setor Juventude da Diocese de Araçuaí - MG

“Na trilha do grupo de jovens, estrada de fazer o sonho acontecer.”
            Nos dias 25, 26 e 27 de março de 2011 aproximadamente 30 jovens de 12 paróquias da diocese estiveram reunidos na Casa da Juventude-Papa João XXIII em Itaobim contando com a assessoria de jovens militantes da PJ de Teófilo Otoni-Cristiana e Humberto, com a proposta de trabalhar a coleção Na trilha do grupo de jovens, oferecendo uma formação integral do jovem, seguindo o Processo de Educação na Fé dos documentos da Igreja sobre Juventude.
            O encontro iniciou-se na noite de sexta-feira com a mística e uma grande acolhida, dinâmica de apresentação e uma breve introdução do tema Identidade pessoal, onde os participantes puderam se conhecer e conhecer os companheiros um pouco melhor.
            No sábado após a oração da manhã demos continuidade aos trabalhos de forma dinâmica e de grande entrosamento e reflexão, e no final da manhã tivemos a visita do bispo Dom Severino que motivou a caminhada da juventude. À tarde foi trabalhado também a dimensão comunitária e como podemos ser santos sem deixar de ser jovens através de  trabalhos em grupos, facilitando a partilha entre os jovens. Á noite ocorreram oficinas de percussão e teatro oferecidas pela Casa da Juventude, uma noite em que os jovens presentes puderam conhecer o trabalho desenvolvido pelo Projeto e as culturas do Vale do Jequitinhonha, levando esse aprendizado para dinamizar os grupos em que estão inseridos, todos participaram com muita animação.
            No domingo foi realizada a Via-Sacra nas ruas do bairro, entrando em sintonia com a Campanha da Fraternidade. Logo após participamos da Santa Missa presidida pelo Frei Laércio que participou conosco todo o encontro na comunidade São Cristovão que nos acolheu com muito carinho, havendo uma interação entre os jovens e a comunidade, ofertamos os símbolos do encontro:instrumentos musicais, livros, camisa,bandeira da Campanha Nacional Contra Violência e Extermínio de Jovens, onde rezamos pelas jovens vítimas de violência.Depois da missa retornamos a Casa e foi apresentada as Atividades Permanentes da Pastoral da Juventude em 2011, com suas respectivas datas e temas, dando ênfase a Semana da Cidadania, dando sugestões de como podemos realizar essas atividades em nossas comunidades, de forma a envolver a sociedade local. Encerramos com um vídeo com fotos do encontro e avaliação. Todos retornaram para suas cidades cheios de esperança e empolgados para o próximo encontro a ser realizado em Maio para dar continuidade à trilha do grupo de jovens.
            Este encontro foi o início de uma nova caminhada com a juventude da diocese, almejando formar jovens multiplicadores e evangelizadores, que produzam frutos em suas bases e que sejam protagonistas de sua história, ousando trilhar novos caminhos em busca de uma Juventude de Paz e Amor.

Neylane Fagundes
Coordenação Setor Juventude

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II