25 de maio de 2011

CAJU participa como convidada do Pontifício Conselho para a Cultura

                               


A Casa da Juventude participou da XIV Feira Internacional do Livro, em Santo Domingo, na República Dominicana. Em cada realização da Feira o país convida outro país de honra e neste ano, o país convidado foi Santa Sé, por ocasião da celebração dos 500 anos da instalação da primeira Diocese no Continente. O Conselho Episcopal Latino Americano indicou Carmem Lucia Teixeira para apresentar uma Conferência intitulada “Os/as Jovens e a PJ no Continente” com base no livro Civilização do Amor: Tarefa e Esperança e na Revista Medelín, que trata dos temas refletidos no III Congresso.

Image
Agrademos a confiança da Seção Juventude do CELAM por nos indicar e ao Conselho Pontifício para a Cultura de nos convidar para uma tarefa tão nobre que é tratar da vida da juventude de nosso continente. 

Éramos poucos da América Latina, somente uma representação do Brasil. Creio que é uma honra para nós podermos contribuir e participar de um evento desta envergadura organizado pelo Ministério da Cultura.

A mesa da Conferência foi coordenada pela Nunciatura Apostólica. Estiveram presentes jovens de colégios, estudantes da aeronáutica e da Pastoral da Juventude do país. Foram realizadas várias perguntas pelos/as jovens. Ao final, o Secretário da Nunciatura estava impressionado com a atenção dos/as participantes porque eram jovens e estiveram atentos por uma hora. 

O evento oficial aconteceu no dia 17 de maio, às 16h. Na segunda-feira, dia 16, a Nunciatura ofereceu um almoço formal para os/as convidados/as da Santa Sé. A maioria presente eram italianos, creio que éramos duas pessoas da América Latina, uma brasileira e uma mexicana. A mexicana trabalha na Jornada Mundial, em Roma.

Além do evento oficial, Waldo Brea, um dos responsáveis pela Pastoral Juvenil no país, organizou várias atividades: encontro com lideranças da Pastoral Juvenil nas paróquias da Arquidiocese, programa de televisão e visitas à zona colonial do país.

Como autora internacional participante da Feira, por ser convidada pelo país Santa Sé, também participou de uma entrevista na Rede de Televisão do Ministério da Cultura.
Uma exposição impressionante de várias editoras, muitas católicas, atividades culturais, concertos, teatros, atividades de contagem de história. E como estamos no Caribe, apresentação de objetos e encenações de histórias dos Piratas. 

O espaço não pode ser percorrido em um dia devido à sua extensão. Era muito lindo ver o espaço cheio de crianças, adolescentes e jovens das escolas que organizam visitas todo o tempo.

Image
Uma curiosidade - o lugar onde acontece a Feira foi residência do ditador Trujillo e sua família, uma ditadura de 31 anos. O Estado desapropriou e instalou ali museus e outras instituições ligadas à cultura - comentavam os/as jovens ao apresentar a cidade. 

A República Dominicana está na mesma ilha onde está Haiti. Uma história latino-americana que acontece em vários lugares do mundo onde os/as pobres são forçados a viverem conflitos. Os haitianos experimentam a discriminação e há conflitos até hoje que não foram superados.

A experiência de nos reconhecer como um povo de um continente é sempre um esforço grande, por isto dar pequenos passos nesta direção nos fortalece nesta missão. Apresentar o projeto de Revitalização e a realidade que nos desafia como Pastoral Juvenil também enche de esperança o caminho, nos fortalecendo como comunidade de testemunhas da ressurreição.

Santo Domingo, 18 de maio de 2011.


  • Carmem Lucia Teixeira.
    Coordenação do Núcleo de Formação e Assessoria da CAJU. 
  • Nenhum comentário:

    O MELHOR DO LESTE II