O último feriado de Corpus Christi ficará marcado na história da Pastoral da Juventude (PJ) da Arquidiocese de Mariana pela realização da sua 9ª Assembleia, ou, como preferem os jovens, Nona. A cidade de Senhora dos Remédios foi o palco das atividades, que ocorreram nos dias 23 a 26 de junho com o tema “PJ: Caminho e Missão” e lema “Recalculando rotas, tocando em frente”. Estiveram presentes 50 participantes, dentre assessores e jovens, que não mediram esforços para que a Nona fosse um verdadeiro sucesso.
Assim que chegaram a Senhora dos Remédios os participantes se dirigiram para a Igreja Matriz, onde participaram com a comunidade local da celebração de Corpus Christi. Em seguida, os participantes foram convidados a lançarem seus olhares para a realidade da juventude com a palestra da socióloga carioca, Solange Rodrigues, que discutiu o tema “Juventude no mundo contemporâneo: desafios e perspectivas”. Na sequência foram apresentados os trabalhos da PJ na arquidiocese de Mariana nos últimos três anos e foi realizado trabalho em grupo para sistematização dos desafios da PJ, encerrando as atividades do primeiro dia.
A caminhada latino-americana e nacional da PJ foi assunto do segundo dia de trabalho na Nona. O assessor da PJ na Arquidiocese de Mariana, padre Wander Torres Costa, foi quem falou desse tema para os presentes. Junto com ele estava Wanda Aparecida, que discutiu com os jovens o Projeto Arquidiocesano de Evangelização, o PAE. Na parte da tarde, os jovens tiveram a oportunidade de vivenciar um momento de oração pessoal, orientado pelo padre Luiz da Paixão Rodrigues. Na sequência, a Nona recebeu a visita do arcebispo de Mariana, D. Geraldo Lyrio Rocha. O arcebispo foi recebido com muita alegria pela juventude, já que a Nona é o primeiro evento oficial da Pastoral a contar com a sua participação. Em sua fala, D. Geraldo destacou o documento de Aparecida e apresentou alguns rumos para a caminhada da juventude.
No sábado os jovens conversaram sobre a 2ª Conferência Nacional de Juventude, sua importância e as formas de participação. Edgar Mansur, representante da PJ na coordenação da Conferência Estadual de Juventude foi quem conduziu o momento. Em seguida foram organizados grupos de trabalho para definição das frentes de intervenção da PJ nos próximos três anos, que são: Formação, Participação Sociopolítica, Articulação, Comunicação, Assessoria e Nucleação. Durante a tarde foram definidas as ações a serem executadas dentro de cada frente de intervenção. No final do dia os jovens participaram da celebração da luz e, em seguida, se divertiram na Noite Lúdica com vários jogos e brincadeiras.
O último dia de assembleia foi dedicado à discussão da organização da PJ na arquidiocese de Mariana. Na ocasião foi definida a nova estrutura da coordenação arquidiocesana, chamada de Equipe Central, que, a partir de agora, será composta por um secretário, um articulador arquidiocesano, um assessor religioso, um assessor leigo, um representante de cada região pastoral e um coordenador de cada frente de intervenção. O dia foi marcado também pela eleição do novo secretário, Diego Nogueira, da cidade de Viçosa, e da articuladora arquidiocesana, a ouro-pretana Bruna Monalisa.
A Nona foi encerrada com a celebração de envio, mas continua ecoando nos meios de comunicação. Pelo Twitter e Orkut os comentários sobre a Nona não cessaram desde domingo. Aliás, um dos destaques da assembleia foi a cobertura realizada pela equipe Teias Marianas, que é responsável pela comunicação da PJ na arquidiocese. A equipe produziu três edições do telejornal Nona News, que foi ao ar nas manhãs de cada dia e foi disponibilizado via YouTube para as pessoas que acompanhavam de longe (confira abaixo as edições do Nona News). Além disso, todos os acontecimentos foram divulgados em tempo real via Twitter (@pjmariana), repercutindo em vários locais as atividades da Nona.
Nenhum comentário:
Postar um comentário