3 de agosto de 2011

Eleita a nova Diretoria do Instituto Mariama

Padre Jorge Axé, da diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ), é o novo presidente do Instituto Mariama. 

Ele foi eleito por ocasião do 23º Encontro dos bispos, padres e diáconos negros e solidários membros do Instituto Mariama (IMA), que aconteceu dos dias 25 a 28 de julho, em São Mateus, no Espírito Santo.

Para a vice-presidência foi eleito o bispo de Guarapuava (PR), dom Antônio Wagner da Silva e tesoureiro o padre Omar da Silva, da diocese de Osasco (SP). Já o secretário eleito foi o padre  Guanair da Silva Santos , da arquidiocese de Juiz de Fora (MG).


Imagem_393


Este foi o 23º encontro do IMA e teve como tema “Bispos, padres e diáconos negros consagrados a Jesus Cristo, para evangelizar”. A escolha de São Mateus para sediar a reuniáo dos religiosos negros tem uma explicação. “A escolha de São Mateus se deve à relevância histórica da região para os afro-brasileiros”, explica o assessor da Pastoral Afro-brasileira da CNBB, padre Ari Antônio dos Reis. “O porto de São Mateus foi último que acolheu os escravos negros no Brasil”, completa.

Uma missa presidida pelo bispo de Guarapuava (PR), dom Antônio Wagner da Silva, abriu o encontro. O grupo fez uma leitura da realidade tendo como referência a vida dos afro-brasileiros nos últimos anos. A história do Instituto Mariama também foi contada num painel que assinalou suas conquistas. O grupo também escutou relatos sobre a história da região de São Mateus, especialmente os fatos tocantes a vida dos afro-brasileiros que ali chegaram. Houve, ainda, um momento de “recolhimento” orientado pelo arcebispo emérito de João Pessoa (PB), dom José Maria Pires.

Os participantes do encontro aprovaram uma Carta em que destacam os principais temas discutidos na reunião. Veja aqui a íntegra da Carta.

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II