4 de fevereiro de 2012

Diocese de Governador Valadares: 56 anos de história

Dia 1º de fevereiro, uma data mais que especial para a Diocese de Governador Valadares. Celebramos o aniversário de 56 anos de uma Diocese criada com o objetivo de atender às necessidades espirituais dos fiéis, velando pela disciplina eclesiástica.

Como na década de 50, Valadares teve o maior desenvolvimento econômico e um dos maiores desenvolvimentos populacionais proporcional do Brasil, a Igreja então viu a necessidade de intervir na cidade, para que não se tornasse uma terra sem leis e sem Deus.

A nova Diocese instituída por meio da Bula “Rerum Usu” do Papa Pio XII foi desmembrada da Arquidiocese de Diamantina e das Dioceses de Araçuaí e Caratinga, seu território abrangia 14 municípios, com treze Paróquias cedidas dos territórios divididos para a formação da nova unidade territorial administrativa.

Em 2012, após 56 anos de trabalho com muito esforço e colaboração dos fieis, a Diocese aumentou sua abrangência para 31 municípios, com o total de 51 paróquias, sem citar o número de comunidades existentes e suas respectivas obras sociais a qual a Igreja dá suporte.
Bispos que passaram pela Diocese
Dom Hermínio Malzone Hugo natural de Guaxupé-MG, foi nomeado bispo da Diocese de Valadares no dia 29 de janeiro de 1957. Por 20 anos trabalhou para estruturá-la, em comunhão com o Vaticano, criando inúmeras formas de trabalhar a missão que Jesus Cristo confiou aos seus discípulos: levar a BOA NOVA a todos.

Dom José Heleno natural da cidade de Cipotânea-MG, hoje, bispo emérito da Diocese. Foi o segundo bispo assumir a Diocese de Governador Valadares, no período de 1977 á 2001. Deu segmento as ações de D. Hermínio, buscando estruturar a Igreja, incentivando a formação de novos padres, bem como a de movimentos e pastorais.

Dom Werner nascido em Munster, na Alemanha, o atual Bispo é naturalizado brasileiro e foi nomeado no dia 19 de dezembro de 2001 pelo Papa João Paulo II. A exemplo, de João Paulo, Dom Werner sempre procurou estabelecer canais de comunicação direto com os fiéis.

Por isso nesses dez anos de dedicação a Diocese de Governador Valadares, podemos destacar: a reabertura do Seminário Nossa Senhora Auxiliadora; A solidariedade em prol das vítimas da enchente ocorrida nesse ano de 2012; Bem como a implantação do portal diocesano e da estruturação da Pastoral da Comunicação que vem sendo implantada.

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II