13 de junho de 2012

Carta de Fernanda Breciani (Arquidiocese de Vitória) - Secretária Regional da PJ

Viana, 09 de junho de 2012


“Pois aqui está a minha vida.
Pronta para ser usada.
Vida que não guarda
nem se esquiva, assustada.
Vida sempre a serviço da vida.
Para servir ao que vale a pena e o preço do amor”.

Thiago Mello


Irmãos e irmãs de caminhada,

É daqui, das terras capixabas que expresso minha alegria pela realização da Ampliada da Pastoral da Juventude do Leste 2.

Deveria estar aí celebrando, partilhando, vivenciando esses lindos dias com vocês. Mas por motivos de força maior estou de molho em casa, mas tenho acompanhando pela internet, através de torpedos e também com a velha e constante sintonia o que anda acontecendo em Belo Horizonte.

Passei meus últimos três anos e meio acompanhando, pelejando, chorando e rindo com a Coordenação Regional. Foram anos que passamos por dessabores e também por grandes alegrias, acredito que uma das maiores foi o enlace, o querer estar junto, o que ouso chamar de amizade. E é assim que vejo o nosso espaço regional, é a Betânia, onde nos reunimos para falar de vida, onde tudo se transforma, onde não tem espaço para máscaras, onde somos únicos. Nessas várias idas e vindas conheci muita gente boa que carrego no coração, por serem especiais e por se fazerem presentes em minha vida.

Mas nem tudo são flores, a caminhada não tem sido fácil, mas acredito que os desafios são lançados e devemos encará-los da maior e melhor forma possível, pois o Reino e a causa pela qual lutamos é maior que tudo.

A Ampliada de Belo Horizonte trás a novidade da escolha para os serviços de nosso Regional, o que antes fazíamos somente enquanto CR. Estes serviços exigem doação, paixão e compromisso com vida da juventude. Tenho certeza que Vinicius, Helder e Xandrina trazem estas características.

Vivenciem estes próximos anos com doçura, fé e coragem. Olhem o Leste 2 como um todo, sabemos as lonjuras das dioceses e o trabalho que dá cuidar de um Regional com dois estados que são distintos, mas que se completam. Olhem para os jovens mineiros e capixabas com igualdade de carinho e fomentem o desejo de continuarem caminhando.

Vinicius, jovem amigo que começou a pouco a nos acompanhar no espaço regional, mas que já mostra a sua garra e seu jeito pastoralista. Desejo entusiasmo nesta nova empreitada. Acompanhando o Marcelo nestes últimos anos sei os desafios de representar um regional e ainda dar conta de pensar numa estrutura maior que é a Coordenação Nacional. Você não está sozinho, tenho certeza que será bem acolhido pelos amigos e amigas da CN e CNA, além disso, estará levando contigo os vários grupos de jovens do Espírito Santo e de Minas. Nós é que ganhamos com a sua chegada neste espaço.

Helder e Xan, o desafio de vocês também não será o mais fácil, mas estamos confiando o serviço de acompanhar e cuidar da vida de nossos jovens. Esta é uma grande tarefa e sei que farão com maestria. Um pedido: cuidem, acolham, rezem, celebrem com nossos jovens coordenadores. Acredito que um grande assessor é aquele que senta junto e comunga com o seu acompanhante. Fazendo isso com essa bela turma e terão um resultado excepcional no Leste 2.

Nino, meu amigo- irmão- companheiro-confidente- pjoteiro... Quantos momentos vividos e sonhados. Só tenho a agradecer por tudo o que passamos juntos. Você e eu sabemos que nada foi fácil, mas tudo foi feito com amor e de coração. Agora é mirar o futuro não é mesmo? Sei que estaremos sempre juntos, este é o nosso pacto! Nos encontraremos em breve na beira de uma praia, dançaremos um forró e colocaremos nosso papo em dia. Cheiro negão!

Susana e Cléo, aprendemos muito com vocês. Obrigada por cada palavra de incentivo e por estarem conosco nestes últimos anos. Que nosso Deus da Vida as acompanhe nos próximos projetos pastorais e pessoais, você merecem!

Uma pena não termos ainda escolhido um jovem para o serviço de secretaria. Sempre imaginei este serviço linkado ao do representante nacional, o que seria uma parceria de visitas e acompanhamento às dioceses. Infelizmente não tivemos pernas para isso, mas não custa nada continuarmos sonhando e quem sabe um dia realizaremos este sonho... Para além das demandas internas, espero com confiança que a/o jovem que chegar para este serviço faça um trabalho bacana em parceria com as PJ’s Irmãs, buscando diálogo e assim fazendo crescer a nossa caminhada pela vida das juventudes em nosso Regional.

Meus amigos e amigas que também estão se despedindo e os que estão chegando: Obrigada! Obrigada! Obrigada! Vocês fazem a diferença na PJ Leste 2. Não nos percamos de vista e que a nossa amizade seja celebrada a cada dia. Meu beijo e meu cheiro noceis!

Vou me despedindo, com o coração transbordando de saudades e de esperança no novo, de novo e quantas vezes forem necessárias, desejando um lindo e profético término de Ampliada.

Com amor, fé, ousadia, esperança e cheiro de utopia,



Fernanda Breciani da Vitória, a Fê
Secretária Regional da Pastoral da Juventude – Leste 2 (até o dia 10! rs)

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II