20 de junho de 2012

Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano comemora 47 anos

 
Com muita festa e entusiasmo, a diocese de Itabira/Coronel Fabriciano (MG) celebrou, no dia 17 de junho, o aniversário de 47 anos de criação da diocese. Foi um dia de atividades e uma grande festa diocesana, com a presença de todas as paróquias e pessoas envolvidas na caminhada da diocese.

Dom Odilon Guimarães Moreira, bispo diocesano, fez a abertura do evento lembrando dom Mário, idealizador da festa e reafirmando que era o dia da Unidade, de celebração e, sobretudo, de compromisso.

Como tradição, todos os anos, no aniversário da diocese, as festividades são direcionadas a alguma assunto específico. Em 2011, o tema foi Santas Missões Populares, com a realização da 1ª Romaria Missionária Diocesana, em Nova Era. O objetivo foi celebrar a caminhada missionária.

Nesse ano, o tema escolhido foi Pastorais Sociais: Cuidar, Defender e Celebrar a Vida, com o objetivo de fortalecer as Pastorais Sociais. Para celebrar a data, foi realizada na cidade de Itabira a Semana Missionária das Pastorais Sociais, com visitas e celebrações nas paróquias da cidade. Na oportunidade, foi feita a acolhida da réplica da Cruz da Jornada Mundial da Juventude, a ser realizada em 2013, no Rio de Janeiro.

“A participação e o envolvimento dos jovens em todos os dias foi muito emocionante. Pudemos ver a alegria no rosto da juventude. Durante a Semana Missionária, cada Pastoral Social foi homenageada, incluindo também os movimentos e serviços. Falamos da importância delas na Igreja, como expressão de uma Igreja solidária e comprometida com os pobres e mais sofridos.

Destacamos também da necessidade de melhor acolher e envolver os jovens. O que foi marcante nesta Semana Missionária? A presença de missionários e padres de outras paróquias da Diocese; o envolvimento das lideranças das Paróquias de Itabira e pastorais; pessoas novas se oferecendo para participar de alguma pastoral, etc. Pois, participar das pastorais sociais é também uma missão”, disse o padre José Geraldo de Melo, da equipe das Santas Missões Populares.

O ponto alto da festa foi a missa presidida por dom Odilon, concelebrada por dom Lelis Lara, bispo emérito da diocese, e pelos padres das 49 paróquias. Na missa, dom Odilon falou da importância das Pastorais Sociais, como prioridade diocesana e como compromisso de todos: bispo, padres, lideranças leigas, ou seja, todos os cristãos. Também reforçou a necessidade de fortalecer as Pastorais Sociais e o empenho de cuidar e defender a vida.

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II