A Cáritas brasileira, juntamente com a Cáritas latino americana, promoveu, entre os dias 13 e 16 de julho, o 1º Encontro Internacional de Jovens da Cáritas, embalados pelo tema: Partilhar o pão para que as juventudes tenham vida. Foi realizado na cidade de Mário Campos - Minas Gerais. Um encontro rico em conteúdo onde reuniu jovens de toda América latina: México, Haiti, Uruguai, Honduras, Costa Rica, El Salvador, Argentina, Colômbia, e representantes de todos os Estados do Brasil, e a PJ teve representatividade neste momento inédito da Cáritas, pelos nossos companheiros da Pastoral da Juventude da Diocese de Governador Valadares Carlos Henrique e Diego Cabral.
Em seu âmbito social, o encontro nos apontou as realidades e dificuldades da juventude, mostrando que, como Cáritas, devemos unir nossas forças em prol de nossa preferência aos jovens, pobres, negros e oprimidos, e trabalhar em pastoral de conjunto melhorando o presente para um futuro reluzente. Em momentos marcantes estudamos sobre a realidade social e política, o desenvolvimento solidário, sustentável e territorial da Cáritas no Brasil, conjuntura eclesial, e as melhores formas de acolher os jovens que ainda estão sem um caminho sólido.
Aprendemos que Cáritas é solidariedade, e que solidariedade é Cáritas, somos gente nova construindo um novo mundo. Quantas lembranças, sonhos e caminhos trilhamos juntos acreditando na igreja jovem que somos.
Saímos de Mário Campos em direção a Semana Missionária na Diocese de Belo Horizonte onde, mais uma vez, sentimos de perto a realidade daquelas inúmeras famílias que visitamos em missão. E já com a bagagem cheia de fé e esperança, fomos ao encontro de milhões de jovens no Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude. Foi emocionante ouvir as lindas palavras do Cardeal Oscar Maradiaga (Presidente da Cáritas Latino Americana) que, em um momento de partilha, lembrou de uma frase do Papa Francisco que diz: “A Cáritas é a carícia da igreja, com e pelos pobres, onde todos são convidados a fazer parte”.
Todos aqueles que atenderam ao chamado de fazer discípulos entre todas as nações, agora, de volta à nossa diocese, é hora de catequizar, partilhar e transmitir tudo o que colhemos nesses espaços.
Viva a juventude!
Nenhum comentário:
Postar um comentário