No último domingo (25), no
Colégio Marista Dom Silvério, a Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Belo
Horizonte promoveu um grande momento de partilha,
evangelização e formação de grupos e lideranças jovens: o Encontro
Arquidiocesano da PJ.
O mesmo foi um espaço de vivências, integração e formação para motivar os jovens a atuarem nas Comunidade e Paróquias em sintonia com a Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude, a qual acontecerá em Belo Horizonte, em Janeiro de 2014, e, também, para dar continuidade ao processo de "Kairós" após a Jornada Mundial da Juventude.
A programação teve seu início às 8h30, com a chegada dos grupos de jovens provenientes da capital mineira e cidades vizinhas, tais como Betim, Contagem, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Ibirité, Esmeraldas e Vespasiano. Após o café da manhã, os jovens puderam vivenciar a mística da PJ, embalados pelo Ofício Divino da Juventude.
De modo criativo, aconteceram vários painéis, os quais abordaram as seguintes temáticas: Somos Igreja Jovem; Visão do que foi a vivência na JMJ 2013; Apresentação da Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude em 2014 e dos Projetos Nacionais da PJ. Nos painéis contamos com a participação de jovens das regiões episcopais da Arquidiocese, assessores adultos de grupos de jovens e da Coordenação Regional da PJ Leste II, e um representante do SAJ (Secretariado Arquidiocesano da Juventude). Encerrando a manhã, Dom João Justino, bispo referencial para as juventudes da Arquidiocese de BH, em um bate-papo descontraído, falou aos jovens de sua trajetória juvenil na igreja, da descoberta de sua vocação para o sacerdócio, e da sua expectativa cm relação às juventudes, diante dos muitos desafios neste pós-jmj.
A tarde os jovens se distribuíram em oficinas, para vivenciarem na prática os Projetos Nacionais da PJ. Ao longo da programação, centros juvenis e congregações religiosas puderam expor seus materiais vocacionais. Além disso, a PJ também organizou uma exposição, por meio de banners, de sus Projetos Nacionais e fez uma ampla divulgação do subsídio de estudo Somos Igreja Jovem - Pastoral da Juventude: um jeito de ser e de fazer.
O Encontro Arquidiocesano encerrou-se com a celebração de envio, na qual todos os jovens foram motivados a fazer a diferença nos espaços em que ocupam e se fazem presentes e, também, a tomar mais visível a sua opção contra a redução da maioridade penal.
Por: Elisangela Dias Barbosa
(Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Belo Horizonte)
Nenhum comentário:
Postar um comentário