12 de agosto de 2008

ARTIGO DE DOM SEVERINO

Desejo que a graça de Deus esteja com todos vocês. Com essa carta quero alertar, refletir e orientar pastoralmente a todo povo de Deus sobre a escolha dos os futuros prefeitos e vereadores nos 27 municípios de nossa Diocese. É importante silenciar as emoções, acionar a razão, equilibrar o coração e as paixões para evitar desgostos e escolhas equivocadas. Escolher é uma atitude sábia e humana. Comprar ou vender consciência é uma atitude opressora e manipuladora. Qual é a instituição mais próxima de nós que nos governa e tem a função de manter a ética, a moral, o equilíbrio e a orientação segura para defender, cuidar e proteger o cidadão? Quem estiver à frente dessas instituições deverá testemunhar uma vida correta, limpa, humana e equilibrada para governar e defender o povo com sabedoria e humildade. Vivemos entre o bem e o mal. Sabemos que ambas as atitudes moram dentro do coração e despontam conforme o grau de consciência e maturidade que temos em nossas vidas. A busca do equilíbrio nos favorece para uma convivência natural, serena, fraterna e respeitosa. Somos presença objetiva e natural na família e na comunidade, ou vivemos fugindo da realidade e quando votamos, ou somos votados, vendemos imagens enganosas porque dentro de nós se instalou o orgulho, a prepotência, a vingança e a sede do poder?
Liderar para limpar Cada ser humano tem certo nível de liderança. Ninguém é desnecessário neste mundo. Somos amados primeiramente por Deus. A Ele devemos nossa alma, nossas atitudes, nosso coração, nossa mente e nossas ações. Fora de Deus, nos aprisionamos, mesmo que não estejamos em presídios, mas estamos amarrados pelo orgulho, prepotência, arrogância e desequilíbrio. Nas campanhas políticas, muitos de maneira impensada, vendem sua dignidade porque não tem maturidade humana e são presas fáceis de candidatos corruptos que sabem que não se deve comprar votos, mas estão tão acostumados com roubos, com drogas, com mentiras e que tantos eleitores insistem se misturar com a mesma sujeira. Depois lamentam 4 anos que foram enganados e as promessas eleitorais não foram cumpridas. É preciso limpar a alma e conhecer de fato o nível de vida de cada candidato. Não votem em gente envolvida em drogas, roubos, mentiras, infiéis, mulherengos, sem alma, prepotentes e falsas. (Cf. Diretrizes Gerais da Ação Evangelização da Igreja no Brasil, 2008-2010, nº 35)
Todos sabem qual é o papel do prefeito e do vereador? Qual é o custo benefício? Quanto ganha e quanto tempo se envolvem com as questões do município? Você deve saber quanto ganha um vereador por mês e qual o serviço prestado mensalmente para merecer o salário, pois, no passado o vereador não tinha remuneração e trabalhava muito em benéfico da comunidade. Porque tantos querem ser vereadores e prefeitos? Se não tiver remuneração será que o perfil de candidato também não mudaria? Já percebeu que perfil de pessoas busca esses cargos? Fique esperto e não seja ingênuo diante da urna, ninguém precisa saber, pois o voto é secreto. Como é o comportamento e a atitude dessas pessoas? Como elas se relacionam e como elas vivem? Como testemunham a vida fora do tempo das eleições? Como é a família delas? São pessoas que tem respeito à família? Tem testemunho de vida familiar normal, ou a cada ano mudam de pares. Ou vivem demasiadamente amasiados neste mundo e se oferecem para cuidar do povo num município, mas não conseguem cuidar e acolher a própria família? É bom lembrar o que o Cristo fala dos falsos profetas, dos lobos vestidos de ovelhas (Mt 7,15). Como é a vida espiritual desses candidatos? Tem vida de comunidade? Tem amor à comunidade e a sociedade ou buscam riqueza e satisfação pessoal sem levar em conta as necessidades da sociedade? Freqüentam a Igreja ou aparecem agora no tempo da campanha como candidatos sem moral e sem ética? Veja em seu município quantos candidatos para vereador. Saiba mais sobre a vida deles para depois poder decidir na hora de votar com consciência limpa e equilibrada. Vejamos o que Salomão pediu a Deus quando foi eleito Rei de Israel: “Dignai-vos, portanto, conceder-me a sabedoria e a inteligência, a fim de que eu saiba como me conduzir à frente desse povo” (II Crônicas 1,10). Será que os nossos candidatos que fazem tantas promessas tem a mesma preocupação ou buscam benefícios próprios?
Voto é secreto Ninguém precisa saber em quem você votou. Por isso é secreto. Se alguém fizer pressão para adquirir voto, saiba, existe a lei nº 9840 que impugna e que cassa o candidato que der dinheiro, promessa de emprego, benefício próprio, favorecer ou forçar o seu voto. Existem muitos meios de denunciar para que esses corruptos sejam eliminados. Pois, queremos paz e crescimento. O progresso passa pelo caminho da honestidade, da verdade e da justiça, fora disso é dominação, é pecado, é maldade e mentira. É bom lembrar, mais de 600 políticos corruptos já foram cassados nestes últimos anos. Em nossa região têm muitos deles que nos envergonham. Não estraguemos nossa honra votando em gente que será cassada. Quem vota em corrupto também é corrupto. O voto é uma ação individual, unicamente pessoal com reflexo social. Veja se o seu candidato é de participação ativa na vida da sociedade, da comunidade, ou é um mero turista em tempos de campanha. Esse que vem de fora, ou seja, que nunca visita a comunidade, ignorem. Vejam os candidatos mandões, manipuladores, dominadores, esses também não merecem seu voto. A avaliação sobre um candidato não depende das falas e discursos em tempo de campanha, nem no seu patrimônio ou seu endividamento, mas o que se conhece durante os anos de convivência. Não sejam ignorantes em votar em pessoas orgulhosas, ignorantes e prepotentes destruindo a moral de tantas pessoas boas e querendo passar por boas, mas com um passado desastroso. Não acredite em pessoas que falam em conversão sem mostrar frutos de conversão. A maturidade de um candidato votado demonstra o nível de eleitor que você é. Uma multidão de candidatos se apresenta para serem votados e sonham com o bom salário que recebem no final do mês, mas não tem ética, não tem moral, não tem preparo, não tem equilíbrio para merecer sua confiança e nem o dinheiro publico. No dia das eleições, lembre-se da passagem da bíblia que diz: “O Reino dos céus é semelhante ainda a uma rede que, jogada ao mar, recolhe peixes de toda espécie. Quando está repleta, os pescadores puxam-na para a praia, sentam-se e separam nos cestos o que é bom e jogam fora o que não presta” (Mt 13,47-48. No momento de votar é hora de separar o que presta e eliminar o que não presta. Somente Deus pode te conduzir nesse momento, e Ele sabe o que se passa no seu coração.
Que o Espírito Santo ilumine a todos no momento de votar. E que os candidatos votados sejam pessoas honestas, coerentes, sem espírito de vingança e que tenham o tempo suficiente para cuidar, defender, proteger a vida de todos os cidadão do seu município e que Deus seja a fonte de inspiração para governar com ternura e firmeza. E os que não alcançaram o número suficiente de votos, que não fomentem atitudes de vingança. A vida deve seguir com alegria.

Dom Frei Severino Clasen, OFM
Bispo Diocesano - Araçuaí, MG

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II