12 de agosto de 2008

Encontro Nacional de Assessores e Assessoras

Foi em Brasília/DF, na Casa de Formação Vila Champagnat, nos dias 01, 02 e 03 de Agosto que aconteceu o encontro de acompanhantes da Pastoral da Juventude.
Movidos/as pela esperança de dias melhores para a juventude e desejo de fazer valer a “Civilização do Amor”, vivenciamos neste encontro a partilha do serviço aos grupos de jovens de todo o Brasil que vieram até o encontro assessores/as dos vários regionais da PJ da CNBB. Rememoramos a Reunião Ampliada da Pastoral da Juventude que aconteceu em Palmas/TO em Janeiro deste ano, que apresenta os indicativos de uma caminhada comunitária de Pastoral Juvenil com ações voltadas para construção de projeto popular para o Brasil e acompanhamentos às bases desde a convocação até a militância dos grupos de jovens.
Visualizando as ações e experiências de acompanhamento nas dioceses, percebendo os desafios para a ação dos assessores/as na Pastoral e as questões que abrangem a vida pessoal, reafirmamos o ministério que em nome da Igreja tem o papel de acompanhar o processo de educação na fé, vivenciado pelos/as jovens da Pastoral da Juventude.
O encontro foi de comunhão e alegria para, reencontrar e beber da fonte da assessoria, neste sentido ter a presença efetiva e afetiva de Pe. Hilário Dick, Hildete Emanuelle – Secretária Nacional da Pastoral da Juventude e Pe. Gisley – assessor do Setor Juventude da CNBB, iluminaram as reflexões feitas, a partir dos serviços que tem prestado a juventude de forma tão intensa e apaixonada, consolidada na missão e no compromisso com o Reino.
Beber do sangue e comer do Corpo de Jesus no domingo em que a Igreja celebra a vocação sacerdotal foi rememorar Jesus que sacia a sede e a fome de todos/as que já passaram por este serviço de forma encantadora e encarnada que nos motiva a continuar na missão. Como projeção e continuidade deste serviço, no exercício de cuidar dos/as jovens da Pastoral da Juventude, fica o esforço de cada um e cada uma, de nós acompanhantes-acólitos/as e assessores/as da juventude, consolidar equipes de assessores/as nos regionais, restabelecendo contato e comunhão da vida comunitária, experimentando esta Igreja da esperança.

Alessandra Miranda de Souza Proto
Assessora da PJ Regional Centro-Oeste.
Secretária da Casa da Juventude Pe. Burnier

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II