20 de agosto de 2008

ROMARIA DAS ÁGUAS E DA TERRA

Grandes amig@s deste nosso regional!! Venho aqui partilhar um pouco do que foi a 12ª Romaria das Águas e da Terra esse final de semana, que foi um momento expressivo da fé do povo.
Então, na chegada a Cachoeira Escura no sábado já vimos que a movimentação já era um tanto quanto intensa, mas não eram os romeiros que chegavam à cidade naum, e sim as viaturas da polícia militar, civil e o escambal a quatro que chegava pra fazer a segurança, não nossa, mas da Cenibra... se contar vocês não acreditam, mas tomamos em 24 horas duas revistas pelos policias da tropa. Acho que estavam pensando que estávamos armados ou coisa do gênero,por estarmos com blusas e bandeiras da pastoral, mal sabiam eles que o que levávamos era pouco dinheiro e a vontade de ajudar a mudar aquela realidade...
A Cemig ficou de instalar um transformador na praça na sexta feira a fim de montarem o palco no sábado de manhã. Lucimere, que é a coordenadora da CPT, entrou em contato com a empresa durante a semana toda e já havia recebido a confirmação de que instalariam o transformador, só que no sábado de manhã não havia nada instalado na praça, e quando ela foi procurar a empresa munida com todos os documentos que dispunha da confirmação da mesma, eles simplesmente disseram que mudaram de idéia e que não iriam instalar mais. Daí vocês já vêem como foi grande a pressão durante a semana lá. Muitas comunidades locais não se envolveram por medo da perca de empregos e por medo de algum ato de violência contra os romeiros, o que já era esperado.
O pároco Luiz Macedo foi procurado pelo secretário de segurança do estado e pelo presidente da Cenibra pra falar da programação e tentar acalmar os ânimos da empresa. Fizemos a noite cultural com o som do trio elétrico mesmo, ficamos lá até bem tarde, voltamos pra casa onde ficamos e já saímos pra acolhida...
Pena que os primeiros ônibus a chegarem foram de policiais militares (mais ou menos uns cinco) rss foi até divulgado num jornal da região que a policia, durante a semana, realizou treinamento com o batalhão de choque pra conter qualquer tipo de manifestação. Uma das justificativas era a participação do pessoal do MST e da Via Campesina, que há poucos meses destruíram vários viveiros de eucalipto no sul do Brasil, e a repetição desta cena aqui.
A maioria dos ônibus que chegavam até a portaria da empresa, local da acolhida, foram revistados antes de chegar próximo à entrada da cidade, e dezenas foram proibidos de continuar o caminho por falta de documentação pessoal e documentação dos ônibus. Chegaram vários romeiros quando já estávamos indo pro almoço.
Mas pra mim, o que marcou mais nessa romaria foi a fala do pároco Luiz Macedo. Durante todos os meses que antecederam a romaria, quando estávamos participando da organização, ele só se preocupava com as questões práticas, tipo alimentação, hospedagem e acolhida, mas em momento algum tocava no verdadeiro objetivo da romaria, que foi denunciar mesmo as culturas, e as monoculturas de morte, causadas pelo eucalipto e a construção de barragens na região. Quando foi passada a fala pra ele antes de sairmos em romaria, ele falou o que ninguém imaginava que o cara iria falar. Uma das melhores que me recordo, foi quando disse que deveria ter umas 15 romarias das águas e da terra em cachoeira escura, pra terem tantos policias na cidade, uma vez que em dias normais eles contam com um efetivo de uns nove, que não dão conta de suprir a demanda da cidade, que é pólo em crimes bárbaros, como decapitações e coisas do gênero, e disse da falta de água causada pela construção de barragens na região.

Foi bonita a caminhada, a presença, as falas, foi um momento bacana. A romaria em si foi uma grande celebração, começando lá na portaria com a acolhida, saudação do povo, a caminhada foi um grande ato penitencial. Chegando lá tivemos um intervalo para o almoço, logo em seguida a entrada da bíblia (feita pela pj hehehehehe) e a liturgia da palavra, eucarística e por aí vai, até a benção que foi dada lá pelas três e meia da tarde...
Voltamos pra casa muito cansados, mas revigorados, em todos os sentidos. Foi bacana pra quem ainda não conhecia e confirmador pra quem já participa há alguns anos...
Então foi isso, claro que muita coisa deve ter ficado pra trás, mas creio ter conseguido passar um pouco do que foi esse final de semana. Conto também com a colaboração do Carlos, que junto com o pessoal da PJ de Valadares estiveram presentes e puderam presenciar este grande momento.

Abraço a tod@s,
Uma ótima semana,
Inté...


Rodrigo Bramusse

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II