29 de janeiro de 2010

Pastorais da Juventude presentes no Fórum Social Mundial

Realizado há 10 anos o Fórum Social Mundial acontecerá este ano de forma descentralizada, com atividades em várias partes do mundo. No Brasil, as atividades acontecerão na cidade de Porto Alegre, entre os dias 25 e 29 de janeiro, e, em Salvador, entre 29 e 31. Serão seminários temáticos, envolvendo movimentos sociais e várias organizações da sociedade civil, com avaliações sobre a primeira década do Fórum e discussões sobre a crise econômica que abateu todo o mundo no ano passado.

Entre as organizações presentes no Fórum 2010 as Pastorais da Juventude do Brasil (Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude do Meio Popular, Pastoral da Juventude Rural e Pastoral da Juventude Estudantil) prometem marcar espaço e anunciam atividades nos dois seminários quando farão a divulgação da sua principal atividade neste ano: a Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de jovens.

A Campanha é o “carro-chefe” da atuação das Pastorais para o período 2010-2011 e foi lançada em novembro do ano passado, durante o VII Encontro Nacional do Movimento de Fé e Política, na cidade de Ipatinga – MG, com o apoio de dezenas de organizações da sociedade civil, tendo o objetivo de mobilizar grupos de jovens em todo o país na luta por direitos e por cidadania a partir do slogan: Juventude em marcha, contra a violência.

Segundo os Coordenadores da Campanha, durante o Fórum Social Mundial 2010 serão desenvolvidas duas oficinas de divulgação e construção de agendas unificadas de luta: em São Leopoldo - RS, no dia 26, em Porto Alegre – RS, no dia 28, das 14h as 18hs, e, em Salvador, no dia 30 de janeiro, das 09h as 12h.

Na cidade de São Leopoldo, as atividades começam no dia 26, a tarde, onde estão previstas oficinas, rodas de conversa, apresentações de capoeira, e, as 18h uma mesa sobre Juventude e Violência com Helena Abramo e Hilário Dick.

Em Porto Alegre, a programação continua, no dia 28, entre as 14h e 18h, com espetáculos teatrais, show de voz e violão, apresentação de Hip Hop, bem como depoimentos e exposição de experiências de combate a violência no país. Na capital baiana, a programação contará com exposição de fotos e realização de discussões sobre juventude, violência e segurança pública e será realizada no dia 30, a partir das 09h no tradicional Passeio Público, próximo ao Tetro Vila Velha.

Na construção dessas atividades são parceiros a ONG Trilha Cidadã, PROAME - Centro de Defesa Bertholdo Weber, Movimento de Trabalhadores Desempregados, Rede Maristas, ANCED (Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente), Secretaria Especial de Direitos Humanos, Prefeitura de São Leopoldo e o Conselho de Juventude do Estado da Bahia.

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II