18 de janeiro de 2010

PJE realiza 9 Seminário Nacional de MIlitantes



A PJE realizou entre os dias 14 a 17 de janeiro o Seminário Nacional da PJE com o tema: Pós Médio e Militância na PJE e lema: PJE para além dos muros da escola. Iluminação bíblica: "Com as minhas obras, lhes mostrarei a minha fé".

Com objetivo de refletir o PORQUÊ e o COMO ser MILITANTES na PJE. Avaliar e eleger as instâncias da organização nacional. O seminário aconteceu na Escola Nacional Florestan Fernandes, administrada pelo Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra localizada na cidade de Guararema-SP; contando com aproximadamente 50 participantes entre jovens e assessores vindos de diversos lugares deste Brasil continental.

O Regional Leste 2 esteve bem representado neste espaço de discussão com a presença das seguintes pessoas: Jussara Hegermann (Sete Lagoas) Silvia Azevedo (Belo-Horizonte) Gustavo Araújo (Curvelo) Clara Cabral (Belo-Horizonte) Lorena Castro (Belo-Horizonte) Ana Paula (Belo-Horizonte) Ronaldo (Belo-Horizonte) Mauro (Belo-Horizonte) Milena Freitas (Sete Lagoas), Alessandro Hipólito (Betim\ Secretario Regional das PJ`s Leste 2) e Pe. Wandinho (Viçosa/Assessor Nacional do Setor Juventude da CNBB).

"A importância do 9º SNMPJE para mim, como assessora desse regional em que se reinicia os trabalhos da PJE a 2 anos, diz respeito à minha formação na assessoria dos grupos de base. Tive oportunidade de estar em contato com outros assessores que já estavam no processo a mais tempo e trocar com eles experiências e, também, com os estudantes de diferentes estados do Brasil, que com seu protagonismo e atuação crítica na educação me deixam muito feliz e animada para continuar a missão." (Milena - Assessora da PJE Regional Leste II - Sete Lagoas)

O 9º Seminário Nacional de Militantes da PJE é de extrema importância para o nosso regional, pelo fato do mesmo estar em processo de reconstrução, sendo assim, a primeira atividade nacional dos novos secretários e da coordenação.
A partilha de experiências que ocorreu durante todo o encontro fez com que as nossas esperanças fossem renovadas para continuarmos o caminho árduo que nos espera, e ganhar motivação e a certeza de que não estamos sozinhos nessa caminhada.
Conhecer jovens que lutam pelo mesmo ideal e buscam o "Outro mundo possível" alegram o nosso regional a fim de repassar todo o conhecimento que aprendemos aqui e compartilhar com nossos grupos de base.
Inspirados pelo objetivo do Seminário entramos num clima de ''Como e Porque ser Militante da PJE''. Chegamos à conclusão que ser militante vai além de lutar, sentir amor pela causa, fazer com que outras pessoas se apaixonem, e construa um novo mundo no qual todos nós sonhamos juntos. (Gustavo e Jussara – Secretários-Articula dores da PJE do Regional Leste II e Clara e Lorena - Coordenação Regional da PJE Leste II)
Durante o período do seminário discutimos a urgência de um novo modelo educacional, que seja libertador e profético capazes de despertar nos jovens o desejo de mudanças sociais, e que possibilite a todos a serem protagonista da história no seio estudantil.
A conclusão dos trabalhos se deu com eleição nova Coordenação Nacional da PJE:
Secretaria: Monique Benevent, 19 anos jovem de Recife-PE, militante da PJE há 7anos, estudante de pedagogia.
Articuladora Nacional:Tábata Silveira; ex-secretária nacional, 20 anos jovem de Porto Alegre-RS, militante da PJE há 7 anos (ocupará este espaço até a ANPJE em 2011)
Assessores: Maurício Perondi, atual assessor e reeleito para continuar neste serviço, jovem de Porto Alegre-RS (Ficará na assessoria até a realização da ANPJE em 2011)
Irmã Maria Luiza, da congregação das Irmãs Cordmariana, atualmente mora no estado do Rio de Janeiro.
Equipe Nacional: Ana Marcela – RJ
Bruno Correia – RS
Daniele Alve (Dani)- PB.
Desejamos a esta nova Coordenação Nacional da PJE muita força e coragem na luta contra a violência e extermínio de jovens proclamando ao mundo inteiro que a “JUVENTUDE QUER VIVER”

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II