15 de março de 2010

1º Caminhada Penitencial, a juventude quer viver!!!

Por, Ir. José Augusto Júnior, fms


Na tradição católica, a Quaresma é tempo de conversão, com oração, jejum e esmola, lembrando os 40 dias que Jesus passou no deserto antes de começar a sua pregação. É um tempo que marca a caminhada em preparação à Páscoa do Senhor. Um caminho percorrido à luz da reflexão de nossas faltas e limitações na construção do Reino de Deus.
É impossível pensar em Reino de Deus sem falar em defesa da vida. Vida que hoje está ameaçada em todas as suas dimensões. A Campanha da Fraternidade Ecumênica, com o tema Economia e Vida, traz a vida como um sonho e direito universal de todas as pessoas. Todos querem, como razão, desfrutar de uma vida longa, saudável e criativa, como indivíduos e como membros da sociedade, pondo em ação o potencial de dons que Deus a todos distribui.
No mesmo enfoque, defesa e promoção da vida, a Campanha Nacional contra o Extermínio de Jovens mobiliza as diversas Pastorais da Juventude do Brasil, que assumiram a luta em defesa da juventude, como medida prioritária e urgente. É fato, que a situação de violência contra os jovens vem preocupando, cada vez mais, a juventude brasileira. A Organização das Nações Unidas (ONU) alerta que são os jovens entre 15 e 24 anos de idade, os que mais sofrem agressões físicas, sobretudo, negros e negras.

Impulsionados pelas Campanhas acima, os jovens das Paróquias Nossa Senhora da Conceição (Conceição do Mato Dentro) e São Domingos (Dom Joaquim) promoveram a 1º Caminhada Penitencial com o grito “a juventude quer viver”. O ponto de chegada foi a Comunidade de S. José da Ilha, em Dom Joaquim.
Acompanhados por Pe. Dilton e pelas Irmãs Ângela e Lidiane (Clarissas Franciscanas), o grupo de Conceição do Mato Dentro (P. N. S. da Conceição) caminhou por 7 horas, aproximadamente 20 Km . Já o grupo de Dom Joaquim ( P. São Domingo) foi acompanhado pelos Irmãos Maicon e Júnior (Maristas) e Hitallo (Coord. Diocesana) em um percurso mais curto de 10 km . Para os dois grupos, o percurso foi marcado pelas paradas da via sacra e reflexão sobre a Campanha
contra a violência e extermínio de jovens.
Com dores pelo corpo e muito cansaço, mas sensação de dever cumprido, os grupos chegaram ao ponto de encontro ao som da música “eu vim de longe pra encontrar o meu caminho, tinha um sorriso e o sorriso ainda valia. Achei difícil a viagem até aqui, mas eu cheguei, mas eu cheguei”
No ponto de encontro, foi realizada Celebração Eucarística, seguida de almoço preparado pela comunidade local. Na parte da tarde, um tempo para descanso, bate-papo e até banho de rio. Os Irmãos Maicon e Júnior promoveram uma roda de conversa com o tema “Vocação: chamado à vida”. E, em meio à danças circulares, conversa e partilha de experiências, os jovens exprimiram o grito “não vamos esperar a vida passar para viver”.
O retorno para casa, de ônibus, foi após benção e envio feito pelo Pe. Dilton. Não sem antes um agradecimentos a todos os jovens que acolheram a proposta com muita disposição e vigor juvenil.
Parabéns juventude...e até o próximo ano.

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II