5 de março de 2010

NUM CAMINHO DE 18 KM, A JUVENTUDE É UM DISPARATE...

...porque não se pode calar diante do extermínio da Juventude, porque não se pode calar diante do triste crescimento do número de jovens vítimas de homicídios, acidentes e suicídios, considerados causas externas de mortalidade. Porque a juventude não quer a solidão, o vazio, a exclusão social, o subemprego e o desemprego , a alienação, a violência, as drogas, as decepções e a baixa auto-estima. NÃO querem ser vítimas da sociedade consumista e nem forçada a sair da própria terra e nem ser vítima da prostituição, da delinqüência, da superlotação das prisões. Esta situação é desumana, fruto do pecado, e precisa ser mudada. A Juventude quer PAZ, quer JUSTIÇA, quer RESPEITO. Queremos MUDANÇA!!! Em MARCHA JOVENS!!! Em MARCHA CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO!!! Em MARCHA DOM JOAQUIM!!! Em MARCHA DIOCESE DE GUANHÃES!!!

Seguindo a Via Sacra de Jesus Cristo, experimentamos seu cansaço, sua persistência, seu grito de angústia diante das injustiças, diante do descaso e do abandono. A Juventude clama, de dia e de noite, contra a violência, contra o extermínio, contra o descaso político que rouba da juventude as oportunidades e as expectativas de uma vida digna, condenando-a a situações e estruturas vulnerabilizantes. CHEGA!!!

A Caminhada Penitencial da Juventude ocorrida no dia 27 de março de 2010, contou com a participação de muitos jovens que se puseram a caminho, e muito mais... com a participação e colaboração de Pe. Dilton, Ir. Ângela, Pe. João Carlos, Ir. Lidiane, os irmãos Maristas e Ítalo, representante da Diocese de Guanhães no Regional Leste II. Foi uma caminha de 18 Km até a Ilha de Dom Joaquim e 10Km de Dom Joaquim até a Ilha. Reflexão, caminhada, concentração, divertimento, diálogo, cantoria, Missa, almoço, brincadeiras, roda de conversa...

Jovens, em MARCHA! Não se pode calar diante deste quadro de falta de perspectivas de nossa
juventude;

Há 51 milhões de jovens no Brasil, entre 15 e 29 anos.
66% deles estão fora das salas de aula, não estão estudando.
Apenas 13% dos jovens estão cursando curso superior.
Apenas 48% dos que tem idade entre 17 e 18 anos estão cursando o ensino médio.
A principal causa da evasão entre os homens, é ter que trabalhar para ajudar a familia e, a gravidez/maternidad e precoce, entre as jovens.
46% dos desempregados são jovens entre 15 e 29 anos.
50% dos ocupados entre 18 anos e 24 anos são assalariados sem carteira.
31% dos indivíduos entre 15 anos e 29 anos são miseráveis, pois possuem renda per capita inferior a meio salário mínimo.
70% dos jovens pobres são negros.
Considerando a preocupação que o povo teve com a gripe suína, é importante que a sociedade tenha a mesma indignação e preocupação com tantas vidas perdidas na adolescência e juventude gerada desta falta de perspectiva.


Pela JUVENTUDE, tudo. A solução para os problemas da juventude está em ampliar os direitos,
garantindo o acesso à educação pública de qualidade, em todos os níveis, garantindo o direito ao emprego e salário dignos e garantindo a
liberdade de ir e vir e o acesso à cultura e ao lazer. Todos estes
direitos só podem ser conquistados através da luta destemida da
juventude, luta que deve ser dirigida para pôr fim à raiz de todo o
mal, o sistema imperialista capitalista, responsável maior pelos crimes

que são cometidos contra os jovens. É à juventude que o futuro está
reservado, e cabe à juventude construir esse futuro no presente.



Ir. Ângela e Ir. Lidiane - Clarissas Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento DIOCESE DE GUANHAES

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II