5 de março de 2010

PJ DIOCESE DE GUANHÃES-HISTORICO DA CAMINHADA

A Juventude de Guanhães está inserida nas mais variadas pastorais. Poucos grupos de jovens estruturados e muitos jovens ainda sem integrar-se em algum trabalho pastoral nas comunidades.
A Diocese tem muita preocupação em orientar a Juventude para um maior compromisso com seu batismo, integrando-se com amor e ânimo juvenil nos espaços sempre abertos para que possam atuar de forma consciente. A juventude sempre foi destaque nas discussões entre as prioridades da Diocese.
Além dos encontros periódicos de formação da PJ, tem realizado também na Diocese encontros de formação para os Jovens Missionários, que vem realizando algumas missões dentro da Diocese, e tomando consciência de suas responsabilidades como Discípulos Missionários a Caminho. A participação tem sido satisfatória, mas ainda com um número reduzido se comparado ao grande número de jovens existentes na Diocese. A contribuição dos jovens seminaristas e vocacionados ao Sacerdócio ajudam na formação e acompanhamento destes jovens.
A Juventude tem se manifestado com grande entusiasmo especialmente nas missões, caminhadas em marcha, DNJ, encontros de formação, participação em Festas de Padroeiros e Jubileu, presença ativa em liturgias e cantos, teatro... e outras ocasiões e trabalhos onde percebe-se o Jovem abraçando a Fé num comprometimento admirável.
Em relação à presença nas Reuniões do Regional leste II, em 2009 é que a PJ começou a ter uma participação mais assídua. Por diversos motivos não foi possível manter uma presença boa. As mudanças constantes de assessores tem impossibilitado uma participação fiel, bem como também as distâncias das paróquias e muitos gastos em se tratando de finanças.
Há atualmente um grande desejo que a PJ realmente se firme, tendo jovens que acolham e se dispõem a serem presença participativa, comprometida, e apaixonada por esta causa. {Transcrição do texto de Ir.Angela-CFMSS}


HITALLO JOSÉ PIRES CRUZ- Voc.Marista,representante diocesano junto a CR-PJs leste II,PJ Diocesana Área Pastoral BOM JESUS,Coord.PJ Grupo Renascer-Dom Joaquim

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II