24 de abril de 2010

Encontro de animação e dinamização da PJ Diocesana- PAULISTAS


´´Embarca juventude embarca! Molha o pé, mas não molha a meia!´´

Foi neste embalo que começamos o nosso Encontro de Animação e Dinamização da PJ Diocesana realizado a cada mês nas diversas paróquias de nossa Diocese de Guanhães.


A paróquia escolhida para sediar o encontro desse mês de Abril foi a Paróquia São José na cidade de Paulistas sobre a direção de Frei Geraldo Monteiro...
Sobre a coordenação de Ir.Angela e Ir Lidiane CFMSS residentes em Conceição do Mato Dentro no dia 18 de Abril 2010 foi realizado o encontro com a juventude de Paulistas/MG e comunidades, assessorado por Hitallo e jovens do Grupo Shalom.O encontrou contou com a presença de mais ou menos 150 jovens vindos de todas as comunidades de Paulistas e também a presença dos jovens da sede


O encontro foi um encontro dinâmico e contou com a aprovação de toda a nossa juventude sendo que no decorrer do encontro pode-se perceber que aqueles jovens realmente se embarcaram,entraram no barco e foram remando a caminho de Cristo .


Animação, formação, descontração foram alguns dos sinônimos do encontro que foi dividido em momentos temáticos,momentos de dinâmicas e de trabalhos em grupos.



Os temas aprofundados durante o encontro foram:




´´ Importância de ser ter um grupo de base da PJ nas paróquias e comunidades de nossa diocese ´´ ,´´ Atividades Permanentes, das PJs´´{Semana da Cidadania,Semana do Estudante e DNJ}´ ´´Juventude Missionária ´´ e ´´ Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de jovens´´.



Os temas foram abordados tendo como base e plano de fundo o Doc.85 da CNBB ,a Cartilha da Semana da Cidadania 2010 e um slaid contendo a fala da secretaria nacional Hildete Emanuelle sobre a Campanha.

No início de nossas atividades fizemos uma reflexão sobre ´´ PJ, Setor Juventude e PJs { PJ,PJE,PJR,PJMP} onde nos foi esclarecido do que que se tratava cada termo,o conhecimento de suas diferencias e também de sua importância para o nosso trabalho junto aos jovens.Pudemos clarear nossas dúvidas a respeito dos mesmos.A partir desse breve momento entramos na pauta do dia.

Na parte da tarde,foi possível conhecer mais a fundo a realidade de vida dos jovens de cada comunidade e também dos jovens da sede. Divididos em grupos pudemos partilhar e trocar experiências,nos foi possível conhecer os anseios e desejos assim como os medos e inseguranças de nossa juventude.

Dentro dessa realidade de vida pessoal e também pastoral, juntos traçamos metas afim de que, a Pastoral da Juventude seja articulada na paróquia e em todas as suas comunidades.

Em todo o encontro, o que se via era o brilho nos olhos daqueles jovens que tem sede de justiça e fome de paz, que acredita em um mundo melhor.

Agradecemos ao nosso pároco Frei Geraldo pelo grande apoio na realização deste evento. Agradecemos a presença do Grupo de Jovens Shalom ,do nosso representante junto a CR-PJs leste II { Hitallo} e de toda a juventude que suou e sonhou e que marcou presença ativa nesse encontro...



Que o nosso Bom Deus abençoe e ilumine a todos .

´´ Ei Juventude, rosto do mundo.Teu dinamismo logo encanta a quem te vê...A liberdade aposta tudo,não perde nada na certeza de vencer ´´


Sandra Rosa- Jovem da Comunidade de Baguarí {Paulistas}

Correção e revisão por Hitallo José Pires Cruz

3 comentários:

Milton disse...

ENCONTRO MUITO BOM! OS JOVENS DAQUELA COMUNIDADE TAVA PRECISANDO DE EMPURRAOZINHO DESTE PARA COMEÇAR SUA CAMINHADA E ESPERO QUE NOS TENHAMOS CONSEGUIDO AJUDAR!
SHALOM NOSSA MISSAO E AMAR!

Unknown disse...

Nossa missão é amar!
O encontro estava ótimo mesmo.
Jovem evangelizando jovem é esse nosso sonho nosso ideal!
Grupo de jovens shalom.

Thais disse...

FOI UM ENCONTRO MTO BOM
E VIMOS QUE JOVENS DE LA PRECISAVA
DE UM EMPURRAO E NOS AJUDAMOS COM UM EMPURRAO DEIXAMOS LA NOSSA SEMENTE
QUE ESSA SEMENTE SE TORNA UMA LINDA
ARVORE QUE DE MTOS FRUTOS CONTAMOS COM VCS GALERA.
SHALOM NOSSA MISSAO E AMAR!
GRUPO DE JOVENS SHALOM
SHALOM PARA TODOS

O MELHOR DO LESTE II