3 de maio de 2010

4ª ENCONTRO DE COORDENADORES/AS DE GRUPOS DE JOVENS

Realizou na sede da diocese de Guaxupé no dia 25 de abril, com a presença de aproximadamente 95 jovens de pastoral e movimentos vindos dos setores: Alfenas, Areado, Cássia, Guaxupé, Passos e Poços de Caldas o 4ª ENCONTRO DE COORDENADORES/AS DE GRUPOS DE JOVENS, espaço de partilha e reflexão para as JUVENTUDES da diocese, o encontro foi organizado pelo SETOR DIOCESANO DA JUVENTUDE, que segundo a CNBB é “o espaço que articula, convoca e propõe orientações para a Evangelização da Juventude, respeitando o protagonismo juvenil, a diversidade dos carismas, a organização e a espiritualidade para a unidade das forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns” (Doc 85, n. 193).


No encontro além do lançamento oficial desse espaço de reflexão e partilha que é o Setor Diocesano da Juventude foi lançada a CAMPANHA CONTRA A VIOLÊNCIA E O EXTERMÍNIO DE JOVENS, articulada na diocese pelo Setor Diocesano da Juventude e aderida pelos/as jovens de Pastoral e Movimentos da diocese, a campanha norteada pelas palavras de Dom Luciano Mendes de Almeida onde afirma “das coisas mais tristes hoje e ver o assassinato de jovens. Nossa juventude é mais eliminada pela violência do que se participasse de guerras. Esse ano da juventude (Arquidiocese de Mariana) e um grande ato penitencial da Igreja, por não sabermos ouvir a juventude...não podemos deixar cair os braços diante de tanta luta da vida contra a morte”.


O encontro deve como tema JUVENTUDES muita reza, muita luta e muita festa contra a violência de jovens, e o lema O meu desejo e a vida das juventudes, parafraseando Ester quando afirma “O meu desejo e a vida do meu povo” (7,3), para isso foi apresentada pelo Ir. Cezar, SC o livro de Ester, buscando trazer a iluminação bíblica da campanha para o entendimento dos/as jovens. Foi uma afirmação contra a violência que nossos/as jovens, vêm sofrendo.


A semente foi lançada e será nas bases aderida e realizada, os passos seguintes da campanha na diocese serão: a elaboração de um material para os grupos de bases de pastoral e movimentos trabalharem nos encontros a partir de um mapeamento a cerca da realidade de violência de seu bairro, paróquia e cidade; o lançamento da campanha nas bases; um seminário em agosto e o Dia Nacional da Juventude (DNJ) que no encontro foi lançado oficial e feita uma consulta aos/as jovens de como gostaria que acontecesse, este ano o DNJ será diocesano e buscará colocar nas ruas de Guaxupé o maior número de jovens, marchando e grita basta de violência e extermínio de jovens.




Que possamos como Pe. Gisley (antigo assessor do Setor Juventude da CNBB) gritar com as mãos abertas em sinal de indignação e revolta “vamos juntos/as gritar, girar o mundo...chega de violência e extermínio de jovens”. Que Jesus de Nazaré, o Deus que caminha com conosco e Maria, a negra de Aparecida nos ajude nesta árdua e urgente MISSÃO, a defesa da vida dos/as jovens.




Ir. Márcio Diniz, SC.













Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II