22 de maio de 2010

Semana da cidadania Diocese de Oliveira - MG


A semana da cidadania aconteceu de maneira forte em três cidades de nossa diocese: Passa Tempo, Itaguara e Carmo da Mata. Veja abaixo material de divulgação, fotos e notícias enviadas.




Paróquia Nossa Senhora da Glória de Passa Tempo




Semana da Cidadania 2010 começou bem em Passa Tempo/MG onde a Pastoral da Juventude Paroquial fez uma visita à Câmara Municipal, em que os vereadores foram questionados sobre o tema: Trabalho para a vida e não para a morte. A Coordenação da PJ(Pastoral da Juventude) de Passa Tempo/MG, juntou os jovens dos 3 grupos existentes na cidade(JAC, JIBC e JUC) e os dividiu em 5 grupos, para executarem algumas tarefas conforme programação previamente divulgada e estipulada. A primeira tarefa foi a visita à Câmara que todos os grupo cumpriram e ganharam 10 pontos cada.





OLÁ AMIGOS!
A SEMANA DA CIDADANIA 2010 EM PASSA TEMPO ESTÁ SEGUINDO E TRAGO ATÉ VOCÊS O RESUMO ATÉ AGORA!
DIA 04/05 VISITAMOS A CAMARA MUNICPAL DE PASSA TEMPO/MG.
DIA 10/05 FORAM FEITAS APRESENTAÇÕES DO TEMA E LEMA NAS ESCOLAS.
DIA 11/05 FORAM ARRECADADOS 711 KG DE ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS.
DIA 12/05 FOI FEITAS ENTREVISTAS COM OS TRABALHADORES JOVENS E ADULTOS DE NOSSA CIDADE.
DIA13/05 APRESNTAÇÕES TEATRAIS QUE ABORDARAM O TEMA E O LEMA.
ENTÃO DIA 14/05 SERÁ A GINCANA DE PROVAS: GERAIS E ESCRITAS.
E DIA 16/05 O ENCERRAMENTO COM O CRISTO É O SHOW 2010 COM APRESENTAÇÕES SOBRE O TEMA E O LEMA DA SEMANA DA CIDADANIA E SHOW COM AS BANDA ANJELLUS E FACE DE DEUS(LANÇANDO O SEU CD INÉDITO).





Neste domingo dia 16/05 aconteceu o CRISTO É O SHOW 2010 em Passa Tempo/MG, encerrando a Semana da Cidadania 2010 da PJ da Forania de Carmópolis de Minas. Estiveram presentes caravanas de Perdões, Santo Antônio do Amparo, Piracema, Itaguara e Carmópolis de Minas.Uma manhã na presença de Nosso Senhor Jesus Cristo na Sagrada Eucarístia, a Missa, celebrada pelo nosso amigo Padre Onaldo da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Itaguara. A abertura do evento foi a cargo do grupo JIBC de Passa Tempo, que encenou a música Anjos das Ruas da Banda Rosa de Saron. Depois do almoço aconteceu o show da Banda Anjellus de Carmópolis, a apresentação da PJ de Passa Tempo, seguida da apresentação do Movimento Negro Popular de Passa Tempo e a PJ de Itaguara que apresentou uma encenação da música Mais que um Mero Poema, da Banda Rosa de Saron. O encerramento do encontro foi com a Banda Face de Deus de Passa Tempo/MG, que lançou o seu novo cd de título "AMANHÃ".









______________________________________________________________________
Paróquia Nossa Senhora das Dores de Itaguara









Por : Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva

Viajando até Itaguara este final de semana, encontrei com jovens que faziam parte da cidadania humana! Desejam a paz, a qualidade de vida igualitária, o respeito, o fim das guerras interiores, psicológicas , injustas e que deixam cicatrizes para o resto da vida naqueles que assim foram atingidos!

Fiquei pensando: - Fazer um “pedágio” para parar cada carro em prol de um mundo melhor são poucas pessoas que se dispõem a isso e no quanto são gigantes de esperança e paz!

É assim que todos devem ser. Se cada um tivesse a garra de levantar bandeiras em prol de coisas boas, de tudo o que o mundo vem gritando aos poucos e que se reflete na empresa – uma coletividade que não suporta mais o mundo do jeito que está!

Ah, como seria bom fazer o despertar interior de cada um tal qual esses jovens que têm por lema “Uma só força, um só pensamento, um só coração. Somos PJ!” Jovens que acreditam em intervenções eficazes que vinculam os jovens a modelos positivos de ADULTOS. Ah, se todos pensassem e agissem assim.

Pra mim foi uma felicidade imensa conhecê-los, sentir o pulsar de suas forças. Minha vontade era de gritar para que toda a juventude os copiasse, pois só os jovens podem mudar este mundo caduco e violento.

Pensem nisso, jovens! Mudem sua postura interior, seus valores, acordem para a ESPERANÇA ! Pois “esperança fomenta energia, arrojo, determinação, fé, fruto – exatamente de uma consciência que é possível, existem chances“....

“Esperança é a capacidade de escutar a música do futuro e dançá-la no presente“- ESTES JOVENS são “Pjoteiros” pulsando na mesma sintonia! Pulsam da certeza de que mudar é POSSÍVEL!

Na foto estão: Letícia, William , Farley e Tiago!

Segunda-feira: utilizamos o tema "Voltar a ser criança", me diz uma coisa quem não tem vontade de voltar a infância e brincar novamente.
Assim foi feito, o grupo se reuniu na praça da matriz onde fizemos varias brincadeira: cabra-cega, pique-cola, esconde-esconde, adivinhações, e mto mais...

Terça-feira: fizemos o cinema. Onde foi passado o filme, Juventude Rebelde.
Sinopse: Para Trife, um garoto de 15 anos, a vida é uma luta. Perdido entre seus diversos mundos os amigos de escola, a garota de seus sonhos e a pressão de seu perigoso tio, ele precisa escolher qual caminho seguirá: aquele que sabe ser certo ou uma vida de drogas, armas e violência. quando uma aluna da escola se suicida, as aulas são canceladas e Trif e seus amigos, Mooney e Jay, ganham um dia inteiro de folga. parece que o círculo de violência finalmente chegou a um trágico fim, mas num mundo no qual o sexo é comum, as drogas fáceis e a violência um estilo de vida, os problemas nunca estão tão longes assim.
Onde o pessoal q estava assistindo tirou uma grande lição de vida.

Quarta-feira: O Pe. Onaldo fez uma palestra sobre o tema q estávamos utilizando na semana "Chega de violênicia e externio de jovens."

Quinta-feira: q para mim, particulamente foi o melhor, tivemos a Adoração ao Santíssimo, com Marlon, onde com certeza muita gente saiu de lá mudado, inclusive eu.

Sexta-feira: Organizamos um Bingo para ganhar fundos para grupo.

Sábado: Um pedágio de conscientização. Onde o grupo de dividiu e entregou uma cartilha sobre o tema da semana. Onde ate saímos em um Blog de BH.
Aki esta o link sobre a reportagem: http://sintonizesuavida.blogspot.com/

Domingo: o encerramento da semana com o Cristo é o Show, realizado em Passa Tempo, onde o grupo JUNES, vez uma encenação em cima da música, Mais que um mero poema, da banda Rosa de Saron...

Essa foi nossa semana, onde juntamos com todas as atividades, experiências novas, uma nova opinião do mundo, o que é ser PJ.
Uma só força, um só pensamento, um só coração. Somos PJ!!!

______________________________________________________________________


Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Carmo da Mata

Reunião GREC (Grupo Reviver em Cristo) – 21/04/201

Foram discutidos os textos “A juventude e o Mundo do Trabalho” (pág.13), “Trabalho para a vida não para a Morte” (pág. 29) e “Juventude e Trabalho” (pág. 45). Durante a discussão foram analisadas as condições de trabalho de nossa comunidade, o interesse de nossos jovens pelo trabalho, a valorização do trabalho, entre outros aspectos a respeito.


Foi discutida também a necessidade de educar as crianças e adolescentes, tanto no aspecto escolar quanto social para que possam ser jovens e adultos responsáveis e interessados a possuir um emprego digno.


Surgiu a dúvida se isso não poderia ser feito utilizando a contribuição que é oferecida pelo governo para o trabalho com jovens e como ação concreta foi decidido que o grupo irá se informar sobre este assunto e de acordo com as possibilidades e direitos tentar fazer com que a verba seja utilizada para tal.


GREC realizou uma carreata no dia 25/04/2010, a noite,com objetivo de mostrar a comunidade que o “Trabalho é para a Vida não para a morte”.

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II