24 de setembro de 2010

Mensagem aos/às jovens Latino-Americanos e Caribenhos

Como os/as discípulos/as missionários/as de Cristo, nós, jovens participantes no III Congresso Latino-Americano de Jovens, realizado em Los Teques-Venezuela, nos encontramos com nossos/as pastores/as, assessores/as e religiosos/as para discernir o caminhar da Pastoral Juvenil do nosso Continente.

Estes dias, motivados a “caminhar com Jesus para darmos Vida aos nossos povos” em uma atitude de oração, escuta e fraternidade, agradecidos/as ao Deus da Vida e da História, refletimos sobre o passado, o presente e futuro da Pastoral Juvenil, tendo como ponto de partida a Vida das nossas juventudes e seu protagonismo na construção da Civilização do Amor.

Estivemos facinados/as e encantados/as pelas alegrias e as esperancas que vimos e ouvimos, por isso desejamos compartilhar estas experiências com vocês, queridos/as jovens de nossa Casa Maior – América Latina e Caribe.

Cremos firmemente que a juventude, enquanto força dinamizadora no Continente, diante da diversidade de culturas, é chamada a defender sua autenticidade e identidade para lutar contra os sinais de morte que afetam nossos povos.

Devemos levantar nossas vozes contra a desigualdade social, a violência, o alto número de homicídio de jovens, a discriminacao, a estigmatização, a drogadição e as migrações. Compreendemos que a desistruturação familiar, somada com a falta de ações governamentais que favorecam o/a jovem, agravam estas problemáticas.

A Juventude da América Latina e Caribe demanda dos governos e da sociedade ações concretas que lhe garantam: uma educacao de qualidade, que assegure a formacao integral do/a jovem e que erradique o analfabetismo; a inserção do/a jovem no mundo do trabalho, com garantia de seus direitos; políticas que respeitem a vida dos/as jovens e que combatam a violência em todas as suas formas, de maneira especial a violência provocada pelas mesmas autoridades.

Advertimos sobre as ações de algumas empresas nacionais e transnacionais, que são perigosas para a Natureza e para nossos povos, especialmente as acosionadas por empresas de agroindústria, petroleiras e de mineradoras.

Cremos que nós, jovens, somos chamados/as a defender a Criação de Deus, assumindo nosso discipulado missionário. Jesus nos impulsiona a transformar nossa realidade como agentes de mudança e sujeitos ativos nos contextos políticos, econômicos, eclesiais e sociais com uma consciência consciência crítica e participação cidadã.

Valorizamos o protagonismo e a doação de tantos/as jovens na construção do Reino de Deus, animados/as pelo testemunho de nossos/as mártires e pelo acompanhamento da Pastoral Juvenil. Enquanto ação organizada dos jovens, sendo Igreja na América Latina e Caribe, reafirmamos a opção preferencial pelos jovens e pelos marginalizados.

São fundamentos de nossa missao permanente com os/as jovens: o seguimento coerente a Jesus, o valor da vida em comunidade, a formação processual e integral, a ação pastoral organizada e a necessidade de mantemos nossa memória histórica.

Nos solidarizamos com os povos que sofrem por causa dos desastres naturais. Saudamos com interesse a iniciativa da Organização das Nações Unidades de convocar o Ano Internacional da Juventude (2010 – 2011) e convidamos a toda a sociedade a participar deste processo de diálogo mútuo e de paz.

Nossos eternos agradecimentos à Venezuela e a toda a gente maravilhosa que nos acolheu com entusiasmo e alegria.

Como os discípulos de Emaús que retornam a Jerusalém apos reconhecer Jesus, voltamos aos nossos países caminhando com Ele para dar vida a nossos povos, pedimos a Virgem de Guadalupe, Mãe da Juventude e Patrona da América Latina, que nos cubra com seu Santo Manto.


Los Teques – Venezuela, 12 de Setembro de 2010
Participantes do III Congresso Latino-Americano de Jovens

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II