Na sexta feira, após o credenciamento e acolhida, na oração de abertura, os jovens participaram da celebração das luzes e puderam recordar a organização da PJ na diocese (1982), as outras assembléias diocesanas (1984, 1987, 1995, 1998) e também nomes de pejoteiros que fizeram história na diocese.
O assessor Fabrício Magnoni (da Arquidiocese de Vitória) fez uma análise da conjuntura e fez com que todos/as refletissem sobre o chão que pisavam.
Na manhã do sábado, o Ofício Divino da Juventude, foi a opção dos jovens para elevar a Deus, seus pedidos e agradecimentos. Ainda no momento do ver, puderam refletir sobre os meios de comunicação, música, cultura, realidade atual da juventude.
Na parte da tarde, o momento do julgar: através de testemunhos de jovens (Fábio e Jakcele), todos puderam perceber a importância de ser perseverantes na caminhada e ter uma identidade própria. O momento foi descontraído e inusitado, onde os convidados participaram de um talk-show, apresentado pelo assessor.
Ainda na parte da tarde, todos/as participantes foram distribuídos em grupos para refletir e escrever sobre os temas: coordenação, assessoria e secretaria diocesana, Plano Nacional de Evangelização, Materiais e Atividades permanentes, Campanha Nacional contra a violência e extermínio de jovens, pastorais da juventude e Projetos Nacionais.
Dessas reflexões, no domingo, saíram o Planejamento Pastoral para o triênio (2011-2013). Além dessas questões fizemos ainda a deliberação dos nomes para coordenação e secretaria diocesana. O coordenador diocesano de pastoral, Padre Edivaldo acompanhou e colaborou em tempo integral da Assembléia.
Reafirmamos nossa identidade, perseverantes continuaremos em marcha pela vida, numa só alma e num só coração!
Marcelo Lírio
Coordenador Diocesano da PJ – Diocese São Mateus - ES
Nenhum comentário:
Postar um comentário