7 de novembro de 2010

25 de outubro de 2010

Alegria e união marcam DNJ de Bom Sucesso

Aconteceu no dia histórico de 24 de Outubro de 2010 na cidade de Bom Sucesso - MG a celebração do Dia Nacional da Juventude 2010 que reuniu durante todo o dia no ginásio poliesportivo da escola estadual "Antônio Carlos" mais de 1.500 jovens da Pastoral da Juventude e outros movimentos juvenis de toda a Diocese de Oliveira. O dia contou com atividades diversas abor'dando o tema desse ano que era o jubileu dos 25 anos do DNJ “Celebrando a memória e transformando a história” e tinha como lema “Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência”, lembrando a campanha nacional da Pastoral da Juventude contra o extermínio de jovens. O encontro teve a organização do grupo MJM (Movimento Juvenil Mercedário) com apoio do grupo da Renovação Carismática, Frequência Jovem, do ECC (Encontro de Casais com Cristo) e das paróquias de Macaia, Mercês de Água Limpa e Santo Antônio do Amparo.


Ginásio ficou lotado para o DNJ


Foram mais de 1500 jovens presentes

O DNJ, que começaria na praça da padroeira de Bom Sucesso de onde sairia uma caminhada, acabou tendo início já no ginásio devido a chuva que caiu no início da manhã. Isso não desanimou os jovens que lotaram as arquibancadas e cadeiras para iniciar animados o dia com muita música entoada pelo ministério do grupo Frequência Jovem de Bom Sucesso e o emocionante Hino Nacional que foi cantado por todo o ginásio. Logo depois foi realizada a abertura que teve o grupo de jovens MJM (Movimento Juvenil Mercedário) encenando uma peça de autoria de Padre Marcelo e em seguida uma ciranda a favor da vida com jovens de toda diocese manifestando o grito contra a violência numa bandeira branca com mãos vermelhas que foram pintadas e carimbadas sobre ela.


Ciranda a favor da vida emocionou

Os momentos de oração foram fortes com uma rápida exposição do Santíssimo Sacramento e algumas reflexões sobre o papel do jovem na evangelização e luta contra a violência. Em seguida foi celebrada a Missa presidida por Padre Marcelo, pároco local, e concelebrada pelo assessor diocesano da Pastoral da Juventude, Padre Sebastião Corrêa e por Padre Pedro Carapina, pároco em Mercês de Água Limpa. A celebração teve um ofertório com participação de jovens de toda a diocese relembrando todos os 25 anos de DNJ e a oferta da bandeira da PJ junto ao símbolo do DNJ de 2010. Na homilia Padre Sebastião conclamou a juventude a ir a luta junto as prefeituras pelos direitos dos jovens, relembrou um pouco da história e alegrou a todos pelos bons resultados, mas alertou para nossa humildade e segurança para seguir em frente.


Celebração marcou os 25 anos de DNJ


Ofertório relembrou os 25 anos de DNJ



Após o almoço diversos grupos de paróquias da diocese fizeram suas apresentações com muita criatividade como já é tradição do evento. Houve homenagem aos assessores e padres que fizeram parte da história da Pastoral da Juventude e aos membros da comissão diocesana. No final, Dom Miguel Ângelo, bispo da diocese de Oliveira, deu a benção encerrando o DNJ 2010.
Foi com união e alegria que mais uma vez a juventude escreveu história. Já são 25 anos, muitas conquistas e muita obra realizada pela Pastoral da Juventude que não pára sua forte e esperançosa caminhada.

Vinícius B. Gomes

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II