17 de fevereiro de 2011

Diocese de São Mateus - 53 anos - A história continua... 1977-1987

 1977: Neste ano, morre Dom José Dalvit, no dia 17 de Janeiro, no bispado de São Mateus/, durante alguns dias de férias/. Seu corpo está sepultado no interior da antiga catedral, atual Matriz de São Mateus/.

No mesmo ano institui-se as Primeiras testemunhas qualificadas para o Matrimônio. Neste ano, Dom Aldo escreve carta ao povo antes das eleições/ e começam os encontros da CPT(Comissão de Pastoral da Terra) na Casa Sagrada Família. É a partir destes encontros que vai surgir o movimento de acampamentos e assentamentos de Sem-Terras pela Diocese a fora. Em Barra de São Francisco os Padres Passionistas brasileiros: Orlando e Osmar assumem a Paróquia que já era assistida pelos Passionistas desde 1958, e lá permaneceram os passionistas até 1986/. E no dia 18 de agosto chegaram as Irmãzinhas da Imaculada Conceição (de Santa Paulina)/, em Nova Venécia e continuam até nossos dias em Água Doce do Norte.

1978 – Acontece a 1ª etapa do Curso bíblico para leigos com Frei Carlos Mesters/. Essa formação será intensificada em 1980 com o mesmo assessor. Destes encontros foram produzidos subsídios bíblicos populares que se espalharam por todo o Brasil/. Neste mesmo ano a Diocese vende a fazenda Aroeira que foi comprada para o sustento do seminário diocesano. Com o dinheiro da venda comprou-se o Seminário Comboniano em São Gabriel da Palha/. A Assembléia Diocesana desse ano votou como prioridades: Conscientização sócio-política, Família e Sacramento da Penitência. Começa a aproximação com os Pastores Luteranos/. É o primeiro sinal do Ecumenismo.

1979: No dia 1º de Março sai o primeiro número do Informativo das Comunidades - “Pela Estrada”/. A partir deste ano é intensificada a opção preferencial pelos pobres, inspirada na Conferência de Puebla, que aconteceu neste mesmo ano. 
A Diocese recusa verbas dos políticos e Dom Aldo inicia a sua 2º Visita pastoral começando por Mantenópolis no dia 10 de março/. Na Assembléia Diocesana ficam estabelecidas três prioridades diocesanas: Conscientização sócio-política, família e Sacramento da Eucaristia.

1980: Aumenta o Êxodo rural/ sobretudo para Rondônia/. Em julho deste ano nasce a folha de culto própria da Diocese: Celebrando a Vida/.  

Em 1981 é inaugurado o curso de teologia para leigos/. Acontece o encontro diocesano da Pastoral social. A Diocese celebra os 10 anos de Sagração Episcopal de Dom Aldo. Mais de 8.000 fiéis agradecem, apóiam e confirmam a caminhada da Igreja Diocesana.

No ano de 1982 acontece a inauguração do Seminário Maior em Carapina Grande, Serra-ES, situado na Rua Aristeu Néri (8 seminaristas de Filosofia)/. No dia 10 de janeiro de 1982 é ordenado o Pe. Derli Casali (diocesano) e Francisco de Assis Colombi (Comboniano)/ em São Gabriel da Palha. O Pe. Derli fez seus estudos em Belo Horizonte. No dia 11 de fevereiro, as Irmãs de Santa Catarina, Virgem e Mártir/ fundam sua primeira comunidade na diocese, em Ecoporanga, onde continuam presentes. Atuaram também em Jaguaré e São Mateus. Os Padres Redentoristas assumem a Paróquia de Montanha.
Neste ano começa a preparação para a comemoração dos 25 anos da Diocese: várias Assembléias acontecem: Das mulheres em São Mateus / Dos lavradores em Barra de São Francisco / Da Ev catequese em Nova Venécia / Dos jovens em Pinheiros/.

1983 – Morre o Padre e Msº. Guilherme Shmitz, que por 17 anos cuidou de toda essa região/. Acontece também o Jubileu de Prata da Diocese, 18 de setembro/. 1º encontro diocesano da pastoral familiar/ e da catequese e evangelização/. A Diocese promove o 1º primeiro encontro com os prefeitos da região. Dá-se início à CATEQUESE RENOVADA.


No ano de1984, Dom Aldo, cumprindo o que disse no dia de sua posse, “que não seria bispo residencial, mas andarilho”, dá início a sua 3ª visita pastoral pelas comunidades da diocese/. Neste mesmo ano, a Assembléia diocesana acrescenta a comissão do dízimo às outras seis áreas pastorais já organizadas. Assim ficam estabelecidas as sete áreas pastorais/:

Evangelização e Catequese;
Liturgia;
Pastoral Familiar;
Pastoral da Juventude;
Pastoral Social;
Pastoral dos Ministérios e Vocações:
Comissão do Dízimo.
Ainda neste ano, Dom Aldo tem a bela intuição de sua famosa bicicleta: (a roda dianteira = a VIDA puxando os trabalhos; a roda traseira = a BÍBLIA que dá impulso. Assim, estaremos bem assentados sobre o Celin da FÉ/.

Neste ano acontece também a 1ª assembléia diocesana da Pastoral da Juventude, em Pinheiros, com o tema: “Sujeito sim, objeto não!/” Chegam na diocese as Irmãs da Assunção, na Paróquia de São Mateus, bairro Vila Nova, hoje Paróquia de Santo Antônio. Lá permaneceram até o ano 2000, quando deixaram a diocese. No dia 30 de dezembro é ordenado o Pe. Mathias Pereira do Nascimento, em São Mateus/.

1985 – Padre Emílio González Escalada, até então Missionário Comboniano, encardinou-se no Clero diocesano e desde de 1998 é o vigário geral da Diocese.  Neste ano foi ordenado o primeiro padre Passionista, filho da diocese: Luiz Carlos Miniguiti em Barra de São Francisco. Unida a muitas outras dioceses do Brasil, nossa Igreja de São Mateus manifesta seu apoio à Reforma Agrária “prometida” pelo governo/. Em Rondônia, no dia 24 de julho, é assassinado o Pe. Ezequiel Ramin – missionário comboniano – por causa de conflitos de terra/. No ano seguinte será a vez de Pe. Josimo Morais Tavares, no Maranhão, pela mesma causa/. No mesmo ano, no dia 31 de outubro acontece a 1ª ocupação dos Sem Terra, no km 41, São Mateus/. Nesta ocasião, Dom Aldo disse: “Não incentivamos as ocupações... e quando elas acontecem nós devemos estar do lado do povo sofrido”.

1986 – A bandeira de luta: Terra, é assumida por todas as paróquias. No Km 41, é concedida a posse da terra aos acampados/, com a presença do arcebispo de Vitória. E no dia 18 de maio é criada a Paróquia de São Cipriano em Jaguaré, desmembrando-se de São Mateus/.  Pe. Mathias Pereira do Nascimento assume como 1º pároco.


1987: as Bandeiras de luta: Pastoral Urbana e Luta pela Terra: Eleições 88 / Leigos na Igreja e ação social / Maior participação do leigo também na linha ministerial / formação, liberação, aprimoramento e participação nos CPPs (Conselhos Pastorais Paroquiais).

Neste ano é vendido ao Estado o Centro de formação Sagrada Família – o CEFOLIR/. Dom Aldo é apontado com mentor intelectual das ocupações dos Sem Terra. E, em São Gabriel da Palha realiza-se a 1ª assembléia da pastoral familiar/, com o tema: “Família comprometida, aliança cumprida”.

No dia 09 de março, em Carapina Grande, Serra-ES, era inaugurada a Casa dos Teólogos, situada à Rua Demétrio/. Em São Mateus, é lançada a Pedra Fundamental da nova Catedral/. As Irmãs Franciscanas do Apostolado Paroquial chegam na diocese, em São Gabriel da Palha e Braço do Rio onde permanecem até hoje/.

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II