17 de fevereiro de 2011

Diocese de São Mateus - 53 anos - 1988-2001 - Caminhando...

 No ano de 1988 é ordenado o primeiro padre diocesano formado pelo nosso seminário em terras capixabas: Pe. Aldir Roque Lóss, filho da Paróquia de São Gabriel da Palha, comunidade da Fartura/. 


Ordenação de Padre Aldir
Isso aconteceu no mesmo dia da Inauguração da nova Catedral, 12 de Dezembro/. Neste mesmo ano, foi assassinado em Pancas, o líder sindical Francisco Domingos Ramos/. No dia 27 de novembro foi Criada a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, de Pedro Canário/.


Em 1989, ano de muito derramamento de sangue dos Mártires da caminhada: 19 de julho é assassinado Verino Sossai,  em montanha, num atentado em represália à luta pela terra/; 12 de setembro é a vez de Léo (Valdicio dos Santos), em Pedro Canário/ e o Pe. Gabriel Maire no dia 23 de dezembro, em Vila Velha/.
No dia 23 de julho, em Nova Venécia, a Festa do Lavrador reúne 10.000 pessoas/. Em São Mateus, forma-se a 1ª turma do Curso Fé e Vida: 38 leigos/. Em 20 de agosto é criada a Paróquia Nossa Senhora das Graças em Boa Esperança. Neste ano foram ordenados em suas respectivas paróquias de origem os Padres Jocenir Antônio Zagotto (Agosto – Boa Esperança), Edivalter Andrade (Outubro – Barra de São Francisco)/ e Eraldo Matos (Dezembro – Conceição da Barra).

Em 1990, no dia 09 de março, morre Pe Alessandro Preda/, reitor do Seminário de Carapina, e também ex-diretor do Hospital Maternidade de São Mateus e Hospital São Marcos, em Nova Venécia. Os trabalhadores rurais e outros já estão organizados em 20 Associações e outras 21 estão encaminhadas/.

1991 – O bispo andarilho inicia sua 4ª visita pastoral/. As bandeiras de luta da diocese são: Pastoral Urbana, Pastoral da Terra, Pastoral da Juventude. No dia 11 de maio é instalado o CEUNES – Centro Universitário do Norte do Espírito Santo/.

Nossa Voz
1992: fato inédito na diocese. Em São Mateus são oedenados três padres diocesanos: Pe. Sérgio Banza/, Pe. Deucy Corrêa/ e Pe. Edivaldo Luiz Klipel/. 
Por outro lado, uma tristeza pela morte do Pe. Pedro Pase, por acidente entre Alto Rio Novo e Mantenópolis/. Nasce no final deste ano o Boletim de Notícias “NOSSA VOZ”/, que deixou de ser produzido em 2006, mas voltou em 2008.

1993: Chegam na diocese as Irmãs de São José de Chambèrry, na Paróquia de São Mateus. Neste ano inicia o Projeto de Leigas Consagradas na Diocese, com a primeira consagração: Assunta Caliman. Hoje há um grupo de 11 leigas consagradas/. E no Domingo de Ramos dá-se o Início da AVALIAÇÃO DIOCESANA em todas as comunidades. São organizados os Conselhos Pastorais Paroquiais. Pe Orlando Uliana  é ordenado em Águia Branca/. Neste ano são ordenados também na diocese o jesuíta Pe. Paulo Sergio Vailant, em Barra de São Francisco.

1994: é Inaugurado o Mosteiro Beneditino da Virgem de Guadalupe no dia 27 de fevereiro/. No dia 11 de dezembro, outra grande alegria: mais três padres são ordenados na Catedral: Pe. Carlos Alberto/, Pe. Celso/,  e Pe. Sebastião. Neste ano, Braço do Rio foi elevado a Setor Pastoral, e anos mais tarde volta a pertencer à Paróquia de Pedro Canário.

1995: Diversas paróquias organizam Santas missões populares em preparação dos 25 anos de episcopado de Dom Aldo/. Em Rondônia uma tragédia: no dia 12/08 morre Padre Sérgio Banza/ , durante suas férias, vítima de um acidente com arma de fogo. Neste ano realiza-se a 1ª Assembléia Vocacional Diocesana e nos zonais. É fundado neste ano, em Pedro Canário o Projeto Social Comunitário Franco Rossetti, sob a direção de Pe. Carlos Faggion. No dia 26 de novembro é ordenado o Pe. Jonas Nunes Coutinho/.  


Milagre aconteceu em nossa diocese
1996: No dia 17 de março foi beatificado de Dom Daniel Comboni em Roma, graças a um milagre acontecido com uma menina – Maria José da Paixão Oliveira - no Hospital Maternidade, muitos anos atrás: “Maria José fora internada com fortes dores na barriga e levada para a mesa de cirurgia, onde os médicos constataram que havia uma infecção interna já muito avançada, a ponto de ter necrosado boa parte do intestino. Não viam como fazer algo para salvá-la. Do jeito que a abriram, também a fecharam. Uma irmã comboniana(Ir Luigia Poli), chegando ao leito da menina agonizante, colocou-lhe debaixo do travesseiro uma pequena imagem de Comboni. Rezou com fé junto dela. Depois de alguns dias, curada, a menina deixou o hospital”. E no dia 04 de agosto realizou-se a festa jubilar de Dom Aldo – 25 de bispo e 40 anos de sacerdócio/. No dia 10 de outubro é inaugurada a Igreja dedicada ao Beato Daniel Comboni em Guriri/. Em 22 de dezembro é ordenado em Mantenópolis o Pe. Moacir Pinto/. Neste ano surge a primeira experiência de Infância Missionária na diocese/, mais precisamente na Comunidade de São Pedro, Paróquia de Santo Antônio/.



1997: Ano dedicado a Jesus Cristo, ao Sacramento do Batismo e à virtude da Fé dentro do Projeto rumo ao Novo Milênio – 1997 a 2000/. No dia 03 de março dá-se a Criação da Paróquia de Santo Antônio em São Mateus/. Pe. Ângelo Compri assume como 1º pároco/. No dia 23 de novembro é ordenado Pe. Belmiro Ohnesorge, em Boa Esperança, filho da Paróquia de Nova Venécia/.

1998: Ano dedicado ao Espírito Santo, ao Sacramento da Crisma e à Virtude da Esperança. Em 16 de fevereiro é criada a Paróquia Nossa Senhora das Graças de Vila Valério/. Pe Sebastião Rocha Lima é o primeiro pároco/. A diocese, através do Informativo Pela Estrada, Nº 49, homenageia os Missonários Combonianos que passaram por aqui evangelizando. Desde Pe. Ângelo Dell’Oro (1952- S. Mateus – Falecido no dia 13 de outubro de 2008)/, até o então Pe. Sandoval (1997), 5º missionário Comboniano filho da diocese: 1º) Pe. Francisco de Assis Colombi, de São Gabriel da Palha, 2º) Pe. Jovercino Siqueira, de Água Doce do Norte, 3º Pe. Jaymir Bada, de Nova Venécia, 4º) Pe. Robinson de Castro Cunha, de Ecoporanga, e 5º) Pe. Sandoval Dutra da Luz, de São Gabriel da Palha/. No dia 22 de novembro deste ano é ordenado Pe. Ailton Menegussi, em Nova Venécia, sua paróquia de origem/. Dom Aldo escreve mais uma Carta sobre as eleições: Participe! Resgate sua cidadania.  

1999: Ano dedicado a Deus Pai, ao Sacramento da Reconciliação e à Virtude da Caridade. No dia 27 de agosto, morre na Itália, o Padre Luiz Roncador, 1º reitor do seminário João XXIII/. Dom Aldo faz visita Pastoral em Água Doce do Norte/. No dia 05 de Maio, deixa a diocese o último padre de Vitório Venetto entre nós: Pe. Egídio Menon/. Estes padres trabalharam na diocese de 1964 a 1999. No dia 24 de dezembro deu-se abertura ao Grande Jubileu dos 2000 anos do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo/.  

2000: Ano do Grande Jubileu. No dia 19 de fevereiro foi Inaugurado e reaberto o Seminário Propedêutico João XXIII em São Mateus, depois de 25 anos em Nova Venécia/. Durante todo o ano aconteceram as Semanas jubilares, com passagem do Estandarte de São Mateus/ e fixação de Marco jubilar nas paróquias/. No dia 13 de maio, houve a Celebração de purificação da Memória do Porto de São Mateus/. Dom Aldo pede perdão aos negros e indígenas massacrados na região de São Mateus/. De 01 a 18 de agosto, a Réplica da Cruz da 1ª missa no Brasil/ e a imagem de Nossa Senhora Aparecida/ percorrem todas as paróquias da Diocese. No dia 25 de março, foi ordenado em Ecoporanga, o Pe. João Milton da Silva/. No dia 21 de setembro Dom Aldo envia às CEBs carta sobre as festas nas comunidades. Também neste ano escreve outra carta sobre as eleições/: “Voto não tem preço, tem conseqüência.”


2001: Lançado o Projeto de Evangelização da Igreja do Brasil em nossa diocese: “Ser Igreja no Novo Milênio”/Ano Vocacional Diocesano/. 

Pedra fundamental do Seminário Maior

Em 21 de abril a diocese organiza a Romaria diocesana ao Convento da Penha/, nessa ocasião também é lançada a pedra fundamental do Novo Seminário Maior Diocesano de São Mateus em Carapina/. De 04 a 07 de outubro aconteceu o 7º Encontro Estadual de CEBs do Espírito Santo, em São Mateus/, com a  Caminhada dos Mártires, assessorado pelo monge beneditino Marcelo Barros e animado pelo cantor Zé Vicente. Dom Aldo recebe o “Prêmio FASE 2001” como reconhecimento pelo seu trabalho solidário e educacional: Luta pelos Sem Terra, Carvoeiros e sua preocupação com o Deserto Verde dos eucaliptos e da cana-de-açúcar/.

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II