2 de abril de 2012

PJ de Ipatinga promove 17ª edição do Teatro da Paixão de Cristo

Com o grito “Vida Sim, Drogas não!” jovens celebram paixão, morte e ressurreição de Jesus

A mais de 17 anos que os jovens católicos de Ipatinga se reúnem para celebrar a Semana Santa dentro da tradição da igreja. Para participar da Semana Santa com maior devoção a Pastoral da Juventude (PJ) realiza a Caminhada da misericórdia e o Teatro da Paixão de Cristo na sexta-feira santa. Já no domingo de páscoa os jovens promovem o Teatro da Ressurreição.

Este ano é a 17ª edição do teatro que vai começar no Trevo do bairro Jardim Panorama com a Caminhada da Misericórdia às 8h. Depois da caminhada acontece no Parque Ipanema o tão esperado Teatro da Paixão de Cristo.

Ao todo são mais 100 jovens, entre atores e organizadores, de diversas paróquias da cidade, envolvidos no teatro. Ano passado foram cerca de 25 mil pessoas ao parque para prestigiar  a encenação. Já neste ano a organização espera um público de 30 mil espectadores. Desde janeiro a PJ está a reunir para preparar o espetáculo.

Caminhada da Misericórdia

Todos os anos antes do Teatro os fiéis são chamados a caminhar em sinal de misericórdia. Essa caminhada que antecede a encenação da paixão de Cristo sempre tem um tema relevante à realidade de sofrimento da juventude. O tema deste ano será “Vida sim, Drogas não!”.

Para organização a temática da caminhada além de abordar um tema pertinente ao sofrimento dos jovens da cidade que vem a cada ano sendo tomados pelas drogas, está de acordo com a Campanha da Fraternidade (CF 2012) que aborda a “Fraternidade e a Saúde Pública”. O recorte no tema da CF mostra um problema social e de saúde de muitas famílias de Ipatinga.

Kleber Nepomuceno, um dos organizadores, justifica a escolha do tema lembrando o surgimento de situações que muitas vezes passam despercebidas aos nossos olhos. “Assistir o crescente número de mendigos, perceber que cada vez mais cidades possuem locais conhecidos como cracolândia, ser vítima de furto do próprio filho, não ter a quem recorrer já que as clínicas de recuperação de usuários são de ONG’s ou particulares e os governos não apontam qualquer saída, são alguns sinais de que já vivemos uma epidemia”, diz.

Durante a caminhada serão feitas declarações, divulgados dados e protestos com relação ao abandono dos jovens mergulhados nas drogas. Tudo isso segundo a organização para conscientizar as pessoas. “É preciso reagir. Se não podemos remediar, temos que evitar. Nosso grito de “Vida sim, drogas não!” pode parecer frágil, pequeno, mas como qualquer campanha, tem o objetivo de evitar que mais e mais jovens sejam contaminados. Assuma conosco esse compromisso”, convida Kleber Nepomuceno.

Teatro da Paixão e Ressurreição de Cristo

Promovido todos os anos pela PJ o teatro da Paixão de Cristo é baseado nos relatos bíblicos e é feito em forma de Via Sacra. Respeitando essa tradição da igreja que divide a caminhada de Jesus rumo à crucificação em 15 estações, os jovens vão encenar passo a passo a Paixão de Cristo no dia 06 de abril no Parque Ipanema.

Como manda a tradição católica a 15ª estação, que é a ressurreição de Cristo, deve ser feita no domingo de páscoa. Sendo assim, a PJ faz o Teatro da Ressurreição de Jesus, no Santuário São Judas Tadeu, Canaã. O evento será no dia 08 de abril, domingo, às 18h.


Fontes:
Kleber de Souza Nepomuceno
Coordenador da Equipe de Divulgação do Teatro da Paixão de Cristo

Hebinho
Coordenador Geral do Teatro da Paixão de Cristo

Informações e fotos

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II