4 de maio de 2012

Novo arcebispo de Uberaba toma posse

 
posse_dom.paulo.mendesNa terça-feira, dia 1º de maio, dom Paulo Mendes Peixoto tomou posse como novo arcebispo de Uberaba (MG). Nomeado por Bento XVI no último 07 de março, dom Paulo é o sétimo bispo e o quarto arcebispo na história centenária da arquidiocese de Uberaba.

A celebração, inicialmente foi presidida pelo bispo emérito de Uberaba, por dom Roque Oppermann, e aconteceu no ginásio do colégio Marista. Dom Paulo Mendes Peixoto foi recebido com o toque do hino Pontífice, executado pela Banda de Música do 4º BPM. Em seguida, o Coral Mater Salvatoris recepcionou os fiéis e convidados.

Após as saudações, foi feita a leitura de documento onde o Santo Padre nomeia o novo arcebispo de Uberaba, sendo o mesmo apresentado ao Colégio de Padres Consultores para conferência. Em seguida, dom Roque entregou o báculo a dom Paulo e disse “você agora é o pastor”, e convidou o novo arcebispo para que assente na cátedra. O gesto simbolizou que, oficialmente, dom Paulo é o novo arcebispo metropolitano da arquidiocese de Uberaba, passando, então, a presidir a celebração.

Natural de Imbé de Minas (MG), dom Paulo afirmou conhecer pouco a arquidiocese de Uberaba. “Mais de 800 km nos separavam,” relata o arcebispo que tem a característica de ouvir e dialogar. “Não sou centralizador, gosto de valorizar a iniciativa e a riqueza das lideranças. Porém, sou de acompanhar estas ações no sentido de garantir o bom funcionamento das pastorais,” afirma.

Dom Paulo Mendes Peixou foi bispo de São José do Rio Preto (SP) desde o ano de 2006.
Para Dom Paulo a posse traz sempre certa apreensão. “No entanto, acredito que será como outra qualquer posse, onde o principal é a esperança latente nos corações da comunidade. Espero poder atender estas expectativas, pelo menos farei tudo o que estiver em meu alcance,” garante.

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II