15 de maio de 2012

Encontro Nacional de Assessores da Pastoral da Juventude‏

Estimados/as assessores/as da Pastoral da Juventude,


O servidor é aclamado Rei, antecipa a luz da Ressurreição.
 Vocês assessores/as antecipam a Civilização do Amor.

É com imensa alegria e desejosa de novidades e esperanças que a Pastoral da Juventude (PJ), por meio da Comissão Nacional de Assessores/as, convida os/as assessores/as a participarem de mais uma edição do Encontro Nacional de Assessores da PJ (ENAPJ), que traz como tema Acompanhamento Juvenil em tempo de mudança e lema “Quem traz no peito essa marca possui a estranha mania de ter fé na vida”.  
O ENAPJ acontecerá entre os dias 16 a 19 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro, RJ, com participação de aproximadamente 120 assessores/as e organizações convidadas.
Neste tempo repleto de tantos desafios queremos, com este encontro, potencializar, em tempos de mudança, o acompanhamento à Pastoral da Juventude no Brasil, em vista da construção da autonomia e evangelização juvenil. Confirmando assim, nossa paixão por Jesus e pela juventude. Na mística de Nazaré reafirmar nosso seguimento a Jesus Cristo, como discípulos/as missionários/as. Mais que um momento de pensar metodologicamente, é um ato de fé, de pessoas que apostam em processos de acompanhamento que geram autonomia e protagonismo.
Ousamos sonhar e de forma estratégica, queremos favorecer a presença de assessores/as de todos os regionais, principalmente pessoas envolvidas com o acompanhamento da Pastoral da Juventude nos regionais e dioceses. Dialogando assim, com o que nos pedem os Bispos do Brasil, no Documento 85 da CNBB: “Na evangelização da juventude a assessoria deve constituir uma preocupação cuidadosa por parte de toda a Igreja, em todos os níveis. Desejamos, por isso, identificar e capacitar pessoas, maduras na fé e chamadas por Deus para exercerem o ministério da assessoria, acompanhando os processos de educação na fé dos jovens, dispostas a servirem com sua experiência e conhecimento, desejosas de compartilhar sua descoberta de Cristo e seu projeto. Não há processo de educação na fé sem acompanhamento, e não há acompanhamento sem acompanhante[1]”.
Após a realização do 10º Encontro Nacional da PJ, bem como a publicação do subsídio de estudo “Somos Igreja Jovem”, somos impulsionados a realizar um encontro que possibilite a potencialização do acompanhamento à juventude organizada como PJ.
Do alto do Corcovado, Aquele que nos chamou a este ministério intercede por nós. Aguarda-nos no mês das vocações para vivermos um tempo fecundo de acompanhamento juvenil. Ele nos ensinará a sonhar, partilhar e provocar processos de acompanhamento em favor da vida da juventude.

Informações importantes

·         Iniciaremos o ENAPJ dia 16 de agosto, às 19h, com o jantar e finalizaremos dia 19 com o almoço.
·         O local onde será realizada a atividade é o Centro de Acolhida Missionária (Cenam) - Religiosas da Assunção, na rua Almirante Alexandrino, 2023 - Santa Teresa - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20241-263 - Tel: (21) 2252-5931 - Fax: (21) 2221-1127.
·         O valor da inscrição é de R$ 150,00, incluindo despesas com hospedagem, alimentação e materiais. A contribuição deve ser paga no ato da chegada ao local.
·         As informações para inscrição deverão ser feitas diretamente com o/a jovem coordenador/a nacional da PJ de cada regional.
·         Demais informações poderão ser dialogadas pelo e-mail: assessoria@pj.org.br.

            Que Deus te guarde no calor do teu abraço, até que nos (re)encontremos.
            Na ternura e no serviço,

Comissão Nacional de Assessores/as da PJ
Alessandra Miranda
Pe. Edson André Cunha Thomassim
Joaquim Alberto Andrade Silva
Ir. Joilson de Souza Toledo
Ir. Maria de Oliveira Couto
Pe. Wander Torres Costa



[1] Documento 85 da CNBB, n. 203.

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II