8 de junho de 2012

Debate sobre realidade juvenil marca primeiro dia da Ampliada Regional

                O primeiro dia da Ampliada Regional da Pastoral da Juventude é construído a partir da metodologia do VER. Os jovens presentes no Colégio Marista “Dom Silvério”, em Belo Horizonte, representando a Pastoral da Juventude de dioceses de Minas Gerais e Espírito-Santo, construíram ao longo da tarde desta quinta-feira, 7 de junho, o “Mosaico das Juventudes”. O mosaico foi feito com imagens e palavras representando as discussões dos jovens a partir de seis cenários de juventude: pastoral, vulnerabilidade, cultura, meio rural, educação e trabalho.

A discussão a partir do cenário construído pelo mosaico foi mediada pelo mestre em educação, Mauro Costa Rodrigues. Para ele a construção de um cenário juvenil não pode partir de uma visão particular, mas de uma visão para além de si mesmo. Os jovens debateram as realidades juvenis junto com os desafios dessas realidades e as potencialidades observadas.  A celebração do Corpus Christi contou com a oferta do mosaico, representando os trabalhos do dia e a vida da juventude.
                “A partir da realidade concreta que afeta a vida da juventude, o jovem pode ampliar os olhares para diversos aspectos que envolvem/interferem em determinado elemento – no nosso caso, Evangelização da juventude”, afirma a assessora da Pastoral da Juventude do Regional Leste II, Susana Maia. Para ela, o exercício do ver é um processo importante para a construção das decisões a serem tomadas na Ampliada Regional.
                Nesta sexta-feira, dia 8 de junho, a Ampliada vai discutir os cenários eclesiais a partir da identidade da PJ, diretrizes da Ação Evangelizadora no Brasil, análise eclesial juvenil e o contexto da Jornada Mundial da Juventude, que acontece em 2013 no Rio de Janeiro.  A metodologia do JULGAR também será trabalhada no dia com o debate sobre onde e como realizar a atuação pastoral que dá início a construção do planejamento pastoral da Pastoral da Juventude do Regional Leste II.

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II