17 de fevereiro de 2011

Caminhamos como discípulos missionário de Jesus - 2002...

2002: Realizada a 1ª Semana de Cristologia, em São Gabriel da Palha/. Dom Aldo viaja a Rondônia, para visitar o túmulo de Pe. Sérgio Banza/ e seus familiares, e a família de Pe. Belmiro, bem como muitos outros capixabas de nossa diocese que para lá migraram, sobretudo nos anos 80. No dia 16 de março foi Criada a Paróquia de São Daniel Comboni, em Guriri/. Em 06 de abril, é Inaugurado o novo Seminário Maior em Carapina, com presença de muitos romeiros da diocese, aproveitando a romaria ao Convento da Penha/. No dia 25 de julho, Morre Padre Carlos Furbetta/ “uma enciclopédia viva” - 48 anos de serviço à Igreja do Brasil. 


Em18 de agosto é Consagrada a 1ª Monja Beneditina de São Mateus: Irmã Benita/. Algum tempo depois, sua irmã Maria Rita também ingressa no mesmo mosteiro/. No dia 25 de agosto deu-se a Criação do museu eclesiástico, em São Mateus/, na antiga capela do Seminário João XXIII. Morre em 30 de julho Dona Cornélia Alexandre, uma negra guerreira, que fundou o grupo de mulheres domésticas e lavadeiras. No dia 07 de julho, foi ordenado Pe. Fabiano Marchesini, em Nova Venécia/, sua paróquia de origem.  

Encontro Estadual de CEB's, 2001

2003: Renasce a Cáritas diocesana com a finalidade de oferecer suporte jurídico a muitas atividades sociais e caritativas da Diocese/. Neste ano a imagem de São Mateus peregrina por todas as paróquias, em comemoração aos 45 anos da Diocese/. No dia 05 de outubro é celebrada a Canonização de São Daniel Comboni/. Inicia a Escola de Catequese com 10 módulos, nos Zonais. Em outubro, chegam os Padres da Sociedade de Cristo em Águia Branca: Pe. Zbigniew José e Zbigniew Marcos/. No dia 14 de dezembro é ordenado em Montanha, Pe. Romário Hastenreiter/, da paróquia de Barra de São Francisco.  


2004: Novo Projeto de Evangelização Nacional é lançado na diocese: “Queremos ver Jesus – Caminho, Verdade e Vida”/. No dia 21 de maio acontece a Inauguração oficial da Rádio Kairós FM 97,4/.
Romaria reuniu toda a diocese em Boa esperança

E, em 27 de junho foi realizada a grande Romaria Diocesana das Águas, no Patrimônio do Bis/, paróquia de Boa Esperança, às márgens do Rio do Norte/, na divisa com o município de Nova Venécia, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2004/. Entre os dias 29 de julho a 01 de agosto tivemos a Romaria Diocesana a Aparecida do Norte/, participando, assim dos festejos dos 100 anos da declaração do dogma da Imaculada Conceição/. Em 26 de dezembro é aberto o Ano Eucarístico em toda a Diocese/. Mais uma carta de Dom Aldo sobre as eleições/. Dom Aldo é homenageado na Assembléia Legislativa como defensor dos direitos humanos.


2005: 02 de Abril – 16:37 H: Silêncio! Consternação! Gratidão a Deus! Em Roma, morre o Papa João Paulo II/. No dia seguinte, em São Mateus foi feita uma homenagem na Catedral/. Neste ano, ainda no mês de fevereiro, recoloca-se a necessidade de uma Pastoral para os Casais de Segunda União e se começa a dar os primeiros passos. No dia 16 de abril, em Ecoporanga, sua terra natal, é ordenado o Pe. Erasmo Marques de Brito/. 

No dia 19 de abril é o eleito o NOVO PAPA: Bento XVI (265º da Igreja)/. Nos dias 23, 24 e 25 de setembro é celebrado o Congresso Eucarístico Diocesano/, assessorado pelo padre Francisco Taborda, encerrando-se com grande concentração diocesana/. Surge na diocese mais uma categoria social: o Movimento dos Quilombolas, descendentes dos escravos/. As Missionárias Combonianas celebram 50 anos de presença na diocese (1955 – 2005).


2006: 5ª Semana de Cristologia. Escola de Catequese nos zonais. Pastoral Familiar e os Casos Especiais. No dia 27 de maio foi ordenado o Pe. Edson Alexandre dos Santos, em Montanha, sua paróquia de origem/.De 27 a 28 de maio acontece o Congresso Diocesano da Renovação Carismática Católica, em São Mateus. No dia 22 de outubro celebrou-se mais um DNJ diocesano. Os jovens homenageiam Dom Aldo ao final da celebração no Ginásio Municipal de São Mateus/. No dia 16 de dezembro é ordenado o Pe. Elder Malovini Miossi/, em Montanha, sua paróquia de origem.
"Sei em quem acreditei!"

Em 22 de dezembro, na Catedral, foi realizada a grande missa de ação de graças pelos 75 anos de vida, 50 anos de ordenação sacerdotal, 35 anos de episcopado de Dom Aldo/: bispos, padres e autoridades locais e de outras dioceses e paróquias, convidados e muitos fiéis estiveram presentes. Nesta ocasião foi lançado o livro: “Dom Aldo Gerna: 50 Anos de Mística e Missão, de autoria do Pe. Aldir Roque Lóss, Pe. Erasmo Marques de Brito e Ir. Luzia Bongiovani/.   



2007- Ano Missionário Diocesano: “Discípulos e Missionários de Jesus Cristo: a Missão Renova a Igreja”, com Semanas Missionárias em diversas paróquias/. 25 de janeiro: Acidente com 03 Seminaristas da Teologia, que retornavam de uma Missão de Férias, na Diocese de Paulo Afonso-BA. Depois de 137 dias de internação, no dia 11 de junho, um deles morre: Wéverton Hilário Fanti (Seminarista estagiário)/. Jovens de nossa diocese vão a São Paulo, para o Encontro dos Jovens com o Papa Bento XVI, no Estádio Pacaembu e, em São Mateus, é realizado o Primeiro Congresso Missionário da Pastoral da Juventude. 

De 22 a 24 de junho acontece em São Mateus um Mini-Congresso da Infância Missionária/. Na celebração de Corpus Christi Padre Honório Siqueira, até então Frade Capuchinho, é oficialmente encardinado no Presbitério Diocesano, ele que é filho de Mantenópolis.   04 e 05 de agosto, os leigos realizaram seu Congresso Missionário Diocesano/. Em Agosto, chegam em São Gabriel da Palha as Irmãs Servas de Nossa Senhora de Fátima. Dia 03 de outubro, foi nomeado o NOVO BISPO da Diocese: O Monsenhor Zanoni Demetino Castro, natural de Vitória da Conquista-BA, com 45 de idade/. No dia 1º de novembro chega uma nova comunidade de religiosos na diocese: os Frades Menores Capuchinhos assume a Paróquia de Ecoporanga: Freis Luis, Ivanir e Jair. 

No dia 1º de dezembro é criada a Paróquia de São Pedro de Vila Pavão/. Pe. Orlando Uliana assume como 1º pároco. E no dia 02 de dezembro reestruturada a Paróquia do Sagrado coração de Jesus e Nossa Senhora de Fátima, de Ponto Belo e Mucurici/. Pe. Belmiro assumiu como 1º pároco. Entre os dias 14 de outubro a 16 de dezembro, a imagem de Nossa Senhora da Penha/, Padroeira do nosso Estado, vinda direto do Convento da Penha peregrinou por todas as paróquias da Diocese, como parte das comemorações dos 450 anos do Convento da Penha e do Jubileu de Ouro da Arquidiocese de Vitória e das Dioceses de São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim/. Aos 24 de novembro foi sagrado bispo, Dom Zanoni, em Vitória da Conquista-BA/, com a presença do clero, das irmãs e muitos fiéis da Diocese de São Mateus/. No dia 15 de dezembro, o novo bispo tomou posse da diocese, na Catedral de São Mateus, às 17:00 H/.
Posse do novo bispo, dom Zanoni Demettino Castro

2008: Ano Jubilar Diocesano: 50 anos – Missa de Abertura dos festejos no dia 17 de fevereiro, na Igreja Catedral/, com presença do clero, irmãs, seminaristas e muito povo. O Mosteiro da Virgem de Guadalupe é elevado a dignidade de Priorado Conventual. No dia 21 de junho foi ordenado em Vila Valério, o Diácono Enizael de Sousa Soares. Aconteceram, em comemoração do Jubileu de Ouro, quatro grandes Assembléias Diocesanas no Zonais da Diocese:
Assembléia do Povo de Deus (Movimentos) – 24-25 de maio – Barra de São Francisco
Assembléia da Juventude – 28-29 de Junho - Pinheiros
Assembléia dos Trabalhadores – 26-27 de Julho – São Gabriel da Palha
Assembléia dos Evangelizadores – 30-31 de Agosto – São Mateus
 No mês de setembro Dom Zanoni realiza sua primeira visita à Sua Santidade o Papa Bento XVI.

A história continua.
Mais 5 padres foram ordenados. a Diocese começa a revisão do Plano Pastoral Diocesano. Para 2011, Dom Zanoni está marcada a 1ª Visita Pastoral de Dom Zanoni em algumas paróquias.

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II