25 de abril de 2011

33ª CAMINHADA PENITENCIAL DA JUVENTUDE

Aconteceu no dia 22 de abril – sexta-feira da paixão à 33ª Caminhada Penitencial da Juventude. O evento reuniu 300 jovens às 07H na igreja São Francisco de Assis no Centro de Betim. O percurso como em todos os anos foi surpresa. No caminho fatos marcaram a característica Pastoral da Juventude Betim, onde aparece o método: Ver, Julgar, Agir, Rever e Celebrar.

Com muita força e persistência seguiram para a comunidade Nossa Senhora de Fátima - Paróquia Divino Pai Eterno. Muita alegria, gente bonita e de caminhada marcaram presença, tivemos reflexões surpreendentes. Rezamos, cantamos, partilhamos do peso da cruz e fomos impulsionados a Ver situações emergentes, violência e extermínio de jovens, saúde e realidades nossas de cada dia.

Na segunda parada, Julgar, com uma simples dinâmica percebemos que quando unidos somos fortes e capazes, a união deve marcar nossas ações que parecem tão pequenas frente a tantos desafios, quem diria que com organização conseguiríamos formar a grande roda... foi demais.


É hora de Agir, refletindo sobre o meio ambiente tema e lema da campanha da fraternidade 2011 “Fraternidade e vida no planeta; A criação geme em dores de parto”, árvores foram plantadas demonstrando o nosso compromisso com a causa planetária.

É preciso Rever, observamos a realidade local, obras que estão nas promessas. Batemos palmas para o poder público que vem falando de mais e fazendo de menos.

Hora de Celebrar, finalmente depois de 3 horas de caminhada fomos acolhidos com água, suco e palavras encorajadoras do pároco Padre Evaldo. Um simples teatro apresentado pelo grupo de Jovens Utopia nos mostrou que celebrar é uma conquista, e que somos nós os protagonistas de nossa realidade e história. Enfim terminamos com uma dança de roda “Teu sol” e fomos então enviados para uma vida nova.



Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II