25 de abril de 2011

Jovens Capixabas realizam Marcha Contra a Violência e o Extermínio em São Pedro

Dezenas de jovens participaram na tarde desse domingo (24) da Marcha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens nas ruas dos bairros da Região da Grande São Pedro, em Vitória/ES. A atividade foi realizada pela Pastoral da Juventude da Paróquia São Pedro Apóstolo em conjunto com a Associação de Jovens Evangélicos da Grande São Pedro. Contou também com o apoio das demais organizações articuladas na Campanha Estadual Contra a Violência e o Extermínio de Jovens.


Segundo a jovem Ana Paula Araújo Pereira, da Coordenação da Pastoral da Juventude e moradora da região, o intuito da atividade foi “sensibilizar e atentar a comunidade da Grande São Pedro sobre a questão da violência e extermínio dos jovens no bairro”. Ela destaca ainda que “queremos também alertá-los da importância do seu papel de cidadãos no processo de fazer valer os seus direitos”. E completa “o fato de morarmos na periferia não nos faz menos pessoas que as de outras classes”.

A que Marcha integrou a programação da Caravana de São Pedro, que acontece na Semana da Cidadania, foi iniciada no bairro Resistência e os participantes seguiram em caminhada até a Praça Dom João Batista, em São Pedro I. Durante o trajeto ocorreram diversos atos e falas sobre o tema, colocando o acesso da juventude aos seus direitos como o principal caminho para enfrentar o problema da violência.

Um os atos ocorreu na Rua Felicidade Correa dos Santos considerada uma das dez mais violentas da Grande Vitória, segunda pesquisa divulgada pela mídia. Durante o ato foi lembrada a memória dos jovens que ali já foram executados, simbolizando as dezenas que são mortas todo o mês no Espírito Santo.

A Caravana de São Pedro é mais uma ação da Campanha Estadual Contra a Violência e o Extermínio de Jovens que articula diversas organizações de juventude e dos movimentos sociais com o intuito de levar o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio de milhares de jovens que ocorre no estado.

O jovem Arthur, da direção do Centro de Apoio aos Direitos Humanos, membro da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese e articulador da Campanha, salienta a importância da atividade: Demos um passo importante neste domingo chegando à Grande São Pedro, local em que falar de violência e de extermínio é falar da perda de amigos/as, parentes, colegas. Fomos muito bem recebidos por onde passamos. Outro grande destaque foi o protagonismo dos/as jovens do próprio bairro na atividade, sem o qual a Campanha perderia muito de sua capacidade e de seu alcance”.

A Caravana de São Pedro segue até a próxima sexta-feira. São diversas atividades previstas. Confira a programação abaixo:

Segunda-feira, 25/04
Apresentação de Bandas Religiosas
Praça Dom João Batista, São Pedro I, às 19h30

Terça-feira, 26/04
Debate “Mídia e Violência”
Av. Serafim Derenze, Centro Paroquial, às 19h30

Quarta-feira, 27/04
Celebração Ecumênica
Av. Serafim Derenze, Centro Paroquial, às 19h30

Quinta-feira, 28/04
Estudo sobre “Juventude no campo da Saúde, Educação, Direitos Humanos e Cidadania”
Escola Elza Lemos Andreatta, Ilha das Caieiras, às 19h30

Sexta-feira
Encerramento da Caravana com atividades culturais
Praça Dom João Batista, São Pedro I, às 19h30

Nenhum comentário:

O MELHOR DO LESTE II