25 de julho de 2011

Subsídio de Reflexão para os Grupos de Base sobre a JMJ 2011


“Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (Cl 2,7)

                 Estamos as vésperas da Jornada Mundial da Juventude,  e queremos com a mesma firmar nosso propósito na experiência do encontro com o  Cristo  Ressuscitado, que passa pela Jornada, mas sobretudo deve se mover para o encontro concreto com o/a próxima em suas localidades.
São nos grupos de Jovens das comunidades, nas escolas, no campo, nas favelas, nos grupos de arte, teatro, música, nos guetos, no hip hop, entre tantas expressões juvenis, que o Cristo se comunica para além dos muros da Igreja, portanto “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (Cl 2,7) como propõe a temática da jornada, somos convidados a viver a pré-jornada, a jornada e sobretudo a pós-jornada, sendo discípulos/as missionários/as em vista de uma sociedade mais justa e fraterna, e  protagonistas da  construção do Reino de Deus, no hoje e agora, como algo possível e construído pelas nossas mãos, que devem ser comprometidas com o sofrimento do povo, em busca da civilização do amor.
Propondo estar em sintonia com os/as jovens dos diferentes países, que estarão na Jornada Mundial da Juventude,  a realizar-se em agosto de 2011 na cidade de Madri – Espanha, a Pastoral da Juventude do Brasil, preparou para seus grupos de jovens um Roteiro com encontros, um Ofício Divino e alguns textos, que apresentam  os elementos para que a Jornada não tenha um fim em si mesma, ao contrário,  que ela possa trazer elementos que marquem o coração do povo brasileiro, o sangue dos martíres, a devoção mariana e a mística encarnada e libertadora.

Cliquem aqui para baixar o Roteiro ou acessem o link: http://goo.gl/Jsg0g

Façamos desse material, mais uma possibilidade de diálogo com a Campanha da Fraternidade, com as atividades permanentes (Semana da Cidadania, Semana do Estudante e Dia Nacional da Juventude),  buscando ser verdadeiros cuidadores e cuidadoras do planeta, respeitando e valorizando nossa diversidade cultural e sermos de fato jovens mulheres e homens que tecem relações de vida. 
 
 
Brasil, 25 de julho de 2011.

24 de julho de 2011

Semana do Estudante 2011




Aos Jovens espalhados/as por esse Brasil,

Com grande alegria as Pastorais da Juventude (PJ, PJE, PJMP e PJR), juntamente com a Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude divulgam o subsídio da SEMANA DO/A ESTUDANTE de 2011, que tem como objetivo de provocar a movimentação e dar oportunidade para que os/as jovens vivenciem com maior envolvimento o dia 11 de agosto, dia do/a estudante, data tão importante para Juventude. O material trás como temática nesse ano a discussão sobre as juventudes das comunidades negras e indígenas, que são pontos de resistência diária, recriando formas de viver, crer, educar e conceber a vida.

Esse ano a Semana do/a Estudante acontecerá de 08 a 14 de agosto, com o Tema: Juventude Negra e Indígena: Comunidades de resistência; e Lema: Dos tambores e cirandas à luta pela vida; Um momento para que a Juventude reflita sobre os jovens que por muito tempo e até os dias de hoje vivem à margem da sociedade, que exclui e desumaniza.

O subsídio propõe encontros, celebração, textos, vídeos, dinâmicas para serem trabalhadas. Além de propostas para o trabalha antes, durante e depois da Semana do Estudante, pois temos em vista que a grandiosidade da temática proposta não pode se esgotar em apenas uma semana, essa deve ser apenas a primeira de varias discussões sobre esta rica temática que carece aprofundamento, resistência e luta.

Então, façamos dessa Semana um ato de resistência, um momento de celebrar, festejar, mas acima de tudo de lutar por aquilo que é de direito, pela vida de muitos que já se foram nesses anos e de tantos outros que se perderam ao longo da história. O material trás base para que essa discussão seja profunda e transformadora, por isso divulguem e espalhem aos cinco cantos do Brasil o canto que o negro entoou, o grito da “Terra sem males”.

Para fazer o download da cartilha  e do cartaz da Semana do/a Estudante 2011 clique nos  links abaixo:



Pastoral da Juventude
Pastoral da Juventude Rual
Pastoral da Juventude Estudantil
Pastoral da Juventude do Meio Popular
Rede Brasileira de Institutos de Juventude
 Casa da Juventude - Padre Burnier 

Curso de Inverno - Ao Vivo

Curso de Inverno na Twittecam (AO VIVO).


O curso de inverno do IPJ leste2 será transmitido pela twittercam.

Acesse ipjleste2.blogspot.com e curta...


Cronograma.

Segunda - Oficio Divino da Juventude


Terça - Impactos da Mineração e desmatamento das florestas.


Quarta - Desafios do cuidado para com a produção de lixo e revitalização dos rios


Sexta - Políticas Públicas e Participação Social da Juventude

As plenárias serão sempre de 08:30 às 12:00.

Instituto de Pastoral da Juventude - Leste 2 - MG/ES

19 de julho de 2011

Caminhada de Jovens - Caminha Jovem 100


Aconteceu no dia  10 de Julho a Caminhada de Jovens denominada "Caminha Jovem 100", realizada em Passa Tempo/MG pelo grupo JIBC - Jovens Indo em Busca de Cristo.
               
O inicio da caminhada foi logo pela manhã, mas antes teve um delicioso café para os participantes, enquanto a coordenação organizava os últimos detalhes. 

Logo após houve a benção em frente ao prédio da prefeitura em que estava presente a Secretária de Educação que leu uma mensagem para a juventude.

Caminhando rumo ao sítio de dona Ivoninha, os grupos debateram e dinamizaram através dos textos que falavam sobre os problemas do alcoolismo, drogas e sobre meio ambiente.

Chegando ao sítio, tivemos a celebração presidida pelo padre Rogério e em seguida o almoço. 

Depois do almoço aconteceu a Dinâmica da Caça ao Tesouro, palestra da Bióloga Carol sobre a preservação do meio ambiente e muita música.

Ao final da tarde aconteceu o encerramento e a volta para casa.


18 de julho de 2011

Romaria dos Mártires reúne 5 mil pessoas na prelazia de São Félix do Araguaia


No fim de semana, dias 16 e 17, aconteceu em Ribeirão Cascalheira, prelazia de São Félix do Araguaia (MT), a Romaria dos Mártires, cujo tema foi “Testemunhas do Reino”. Realizada a cada cinco anos, o evento latino americano reuniu 5 mil pessoas do Brasil e exterior e celebrou os 40 anos da prelazia de São Félix.

romaria_dos_martires

O assessor da dimensão missionária da CNBB, padre José Altevir da Silva, que participou da Romaria, destacou o acontecimento como um evento “de tantas pessoas solidárias que querem celebrar e manter viva a memória daqueles e daquelas que deram suas vidas pelas causas maiores de nossas lutas e sonhos, que são as causas da vida, as causas do Reino”.

dom_leonardo_romaria

O bispo prelado de São Félix e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, presidiu a celebração de abertura e final da Romaria. Ele se dirigiu aos romeiros convocando para que “sejamos uma Igreja, geradora de esperança, e uma esperança consoladora”.  

Esteve também presente o bispo emérito de São Félix, dom Pedro Casaldáliga que, no encerramento, cercado pelos romeiros e trêmulo, pelo Parkinson, deixou o seu recado: “Podem nos tirar tudo, menos a fé e a esperança”.

Reunião marca uma das últimas etapas para a Jornada Mundial da Juventude


JMJ-2011Os organizadores da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Madri tiveram sua terceira reunião formativa com representantes de mais 50 embaixadas credenciadas na capital espanhola. Neste encontro os organizadores transmitiram as informações sobre os últimos detalhes da JMJ, a pouco mais de um mês da sua realização.

Representantes do Brasil, Cabo Verde, Croácia, Noruega, Gana, Islândia, Haiti e Tailândia, entre outros, participaram dessa sessão informativa, a fim de contribuir para o melhor desenvolvimento da Jornada.

"Às vésperas deste encontro, agradeço-lhes pela colaboração. O seu papel é indiscutível neste evento de caráter internacional", destacou o coordenador geral da jornada, dom César Franco, aos representantes dos países.

Até o momento, foram inscritos mais de 440 mil jovens na JMJ, de 182 países. Os 10 países com maior número de inscritos são: Itália, Espanha, França, Estados Unidos, Alemanha, Brasil, Portugal, México, Polônia e Argentina. Do continente africano, os países com mais jovens inscritos são África do Sul e Nigéria; da Ásia, Filipinas; e da Oceania, a Austrália.

A internacionalidade desse evento também se reflete no site oficial da Jornada, traduzido em 13 idiomas, e nos perfis oficiais no Facebook, que estão disponíveis também em 13 línguas.

15 de julho de 2011

Romaria dos Mártires da Caminhada acontece neste final de semana

Entre os dias 16 e 17 de Julho de 2011, acontecerá em Ribeirão Cascalheira – MT, na Prelazia de São Félix do Araguaia, a ROMARIA DOS MÁRTIRES DA CAMINHADA, como tema: TESTEMUNHAS DO REINO. A cada cinco anos, no mês de julho, milhares de pessoas se encontram em Ribeirão Cascalheira – MT, para realizar uma romaria dedicada à memória daqueles que foram mortos defendendo a vida. É um encontro que celebra causas: a indígena, a de negros e negras, mulheres marginalizadas, meninos e meninas de rua, dos operários. Os participantes da caminhada renovam seu compromisso com as lutas pela Vida e pela Justiça.




Oração dos Mártires da Caminhada
 Deus da Vida e do Amor, Trindade Santa: em irmandade com os Mártires da Caminhada da Nossa América, vos louvamos e agradecemos pela força que derramastes em seus corações  para darem a vida e a morte pela Vida, no Amor.
Com Jesus, foram fiéis até o fim e deram a prova maior. Por Ele e com Ele venceram o pecado, a escravidão  e a morte e vivem gloriosos, sendo páscoa na Páscoa.
Derramai também em nós o vosso Espírito de união, de fortaleza e de alegria, para que demos totalmente nossas vidas pela causa do vosso Reino.
Por esses muitos irmãos e irmãs, testemunhas pascais.
Por Maria, a mãe Testemunha Fiel.
E pelo mesmo Jesus Cristo, o Crucificado Ressuscitado, Primogênio vencedor da morte.
Amém. axé, Awere, Aleluia! (Dom Pedro Casaldáliga)

14 de julho de 2011

Dom Dario Campos toma posse em Cachoeiro do Itapemirim


Dom_Dario1A diocese de Cachoeiro do Itapemirim (ES) celebrou ontem, 10, a posse de seu 4º bispo, dom Dario Campos, que foi transferido da diocese de Leopoldina (MG).

O arcebispo de Vitória (ES), dom Luiz Mancilha Vilela, presidiu a celebração. Após saudar o povo presente, pediu a apresentação e leitura das Letras Apostólicas. 

Uma vez lida e apresentada ao colégio de consultores e demais bispos presentes no altar e grande aclamação do povo, dom Luiz convidou o novo bispo de Cachoeiro a sentar-se na Cátedra e lhe entregou o báculo.

Em sua primeira homilia como bispo de Cachoeiro do Itapemirim, dom Dario pediu aplausos para os bispos anteriores a ele, dom Luiz Gonzaga Peluzo, dom Luiz Mancilha Vilela e dom Célio de Oliveira Goulart, sem se esquecer do então administrador diocesano, padre Antônio Tatagiba Vimercat.

Dom_Dario2Nascido no interior do Espírito Santo, cidade de Castelo, dom Dario Campos ressaltou a alegria por poder volta à sua terra. Já no que diz respeito ao caminho pastoral da diocese, dom Dario deixou claro o seu apreço pelo trabalho com as comunidades e pastorais. Disse ainda, que a diocese já possui um percurso pastoral e uma história, construída ao longo de 53 anos, e que sua missão será dar seguimento e dinamizar o que já existe.

No final da missa, representantes de cada regional da diocese de Cachoeiro apresentaram os regionais da diocese ao novo bispo, em forma de quadros com características próprias de cada regional.

13 de julho de 2011

Jovens vão às ruas de Linhares pedir o fim da violência


                                                     

Cerca de 2 mil jovens responderam “sim” à Pré-Marcha contra a Violência e o Extermínio de Jovens, que aconteceu no último domingo (10/7), em Linhares.

A movimentação dos participantes, que vieram também de Sooretama e Rio Bananal, começou às 15h30 com reflexão sobre os índices de violência da região.

O grupo deixou o bairro Araçá em marcha até o bairro Interlagos. Ao longo do trajeto, os jovens cantaram e louvaram. “A vibração dos jovens foi emocionante, um momento muito forte na vida deles e para a nossa Igreja”, destacou o diácono David Campos Maciel Neto, da Pastoral da Juventude.

O padre Maurício Fornaciari, juntamente com o padre Alexandre, de Rio Bananal, e o diácono David, celebrou uma missa especial na matriz da Paróquia Bom Pastor. Em seguida, o show da banda SOS Juventude colocou todo mundo para dançar.

Esse evento foi uma prévia da Marcha Estadual contra a Violência e o Extermínio de Jovens, que acontece em outubro, em Vitória. Só da paróquia de Sooretama, 10 ônibus já estão confirmados.

10 de julho de 2011

Diocese da Campanha realiza Aprofundamento do CURFAP

No primeiro final de semana de julho várias lideranças jovens da nossa diocese se reuniram no Centro Diocesano de Formação Pastoral, em Três Corações/MG, para refletir e rezar sobre a missão evangelizadora e o projeto de vida da juventude.


O CURFAP (Curso de Formação de Agentes da Pastoral da Juventude) de aprofundamento trabalhou as seguintes temáticas:

  • Espiritualidade: foi assessorado por Ir Raimundo, SC. A temática lembrou que o eixo central da fé é a experiência pessoal de Deus, é o que mantém acesa a chama da esperança e a paixão que sustenta a vida.
  • Projeto de Vida: O psicólogo João Carlos Domingues Júnior, orientou sobre a necessidade de tornar a vida mais transformadora, tendo uma proposta de vida estudada e rezada. Não basta apenas viver. É preciso ter uma razão para viver, assumir verdadeiramente a missão de cristãos batizados, com coerência entre o que se acredita e o que se vive.
  • Liderança e motivação em tempos de SMP: foi assessorada por Alexandrina, que teve como objetivo central motivar os jovens a participar, em suas comunidades paroquiais, das SMP, revitalizando assim o ardor missionário dos grupos de base da Pastoral da Juventude.
           Agradecemos a todos que colaboraram para a realização desse momento de formação.

6 de julho de 2011

Papa Bento XVI nomeia bispos para as dioceses de Caxias do Sul e Caçador

Nesta quarta-feira, 6, o papa Bento XVI aceitou a renúncia do bispo da diocese de Caxias do Sul (RS), dom Nei Paulo Moretto, na função desde maio de 1983. A renúncia foi aceita em conformidade ao Cânon 401.1 do Código de Direito Canônico, por ter completo 75 anos de idade. Para suceder dom Nei, o papa nomeou o bispo coadjutor da mesma diocese, dom Alessandro Ruffinoni. O pontífice também transferiu o bispo de Araçuaí (MG), dom Severino Clasen, para assumir a diocese de Caçador (SC), vacante desde 24 de novembro de 2010.

domalessandrodomseverino


Dom Alessandro Ruffinoni vai assumir a diocese como novo bispo diocesano. Bispo auxiliar de Porto Alegre (RS) desde 2006, dom Alessandro é italiano de San Martino de’Calvi. Foi ordenado bispo na capital gaúcha em março de 2006 e estudou formação humana e espiritual; parapsicologia, desenvolvimento integral da personalidade; além de Planejamento de Pastoral Vocacional e atualização em Missiologia na Universidade Urbaniana, em Roma, como ouvinte.

Dom Severino Clasen


Dom Severino será o 4º bispo de Caçador. Ele nasceu em 1954, em Petrolândia (SC), foi ordenado padre em 1982 e bispo em 1995. Estudou Filosofia e Teologia em Petrópolis (RJ). O bispo tem pós-graduação em Administração para a Organização do Terceiro Setor na Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Além disso, foi coordenador do Departamento de Santuários da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e fez parte do Conselho Diretor do Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras), do Convento de São Francisco, em São Paulo.

Na 49ª Assembleia Geral da CNBB, que ocorreu em maio deste ano, em Aparecida (SP), dom Severino foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, com um mandato de quatro anos.

5 de julho de 2011

A Secretaria Nacional de Juventude está de casa nova

                                                 

Com mais salas e espaço amplo para o atendimento ao público, a Secretaria Nacional de Juventude se mudou para o Centro Cultural Banco do Brasil. O endereço é SCES, trecho 02, lote 22 – edifício Tancredo Neves – 2º Andar. O telefone de contato é (61) 3411-1160.

A SNJ é um órgão vinculado à Secretaria-Geral da Presidência e é  responsável por articular os programas e projetos, em âmbito federal, destinados aos jovens na faixa etária entre 15 e 29 anos; fomentar a elaboração de políticas públicas para o segmento juvenil municipal, estadual e federal; interagir com os poderes Judiciário e Legislativo na construção de políticas amplas; e promover espaços para que a juventude participe da construção dessas políticas. A Secretaria também coordena o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem).

Especialização “JUVENTUDE NO MUNDO CONTEMPORÂNEO”




            
APRESENTAÇÃO


A Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude oferece a pós-graduação: Juventude no Mundo Contemporâneo, sob a coordenação da Casa da Juventude Pe. Burnier - CAJU.
Esta especialização surge das demandas e dos desafios que emergem na prática cotidiana com os/as jovens, nas atividades educativas formais e não formais. Atuar com os/as jovens exige competência conceitual e metodológica que assegure conhecimento sobre as dimensões sociais, culturais, econômicas e políticas da condição juvenil. A Pós-Juventude considera a cultura juvenil e o jovem como protagonista social, buscando novos referenciais para a garantia de direitos e a construção de “um outro mundo possível”.

OBJETIVOS


  • Aprofundar o conhecimento teórico, prático e científico sobre a juventude contemporânea.




  • Possibilitar debates e reflexões das práticas metodológicas e das políticas públicas, capacitando profissionais para a promoção de estratégias de atuação junto aos/às jovens. 



  • Desenvolver estudos e pesquisas sobre Juventude, tendo em vista a produção científica acerca da temática juvenil. 



    • LOCAL

  • Goiânia – Goiás / Brasil

    DESTINATÁRIOS 

    Profissionais vinculados às áreas de educação, serviço social, psicologia, sociologia, direito, agentes de pastoral, gestores de políticas públicas, escolas e projetos sociais, Conselheiros/as Tutelares e de Direito, e outras áreas afins ao campo juvenil.

    INVESTIMENTO 

    R$ 4.260,00 - 12 parcelas de R$ 355,00

    DURAÇÃO 

    Módulo I – 09 a 27 de janeiro de 2012 Módulo II - 02 a 26 de julho de 2012  Módulo III - 07 a 25 de janeiro de 2013

    FREQUÊNCIA E CARGA HORÁRIA

    Aulas em período integral: 2ª a 6ª feira, das 08:00h às 12h e das 14h às 18h. E aos sábados, das 08:00h às 12h. De acordo com a Resolução nº 01/2001 do Conselho Nacional de Educação, a frequência mínima é de 75% (setenta e cinco por cento). Nota mínima 7,0 (sete).
    Carga horária: 410 horas

    DISCIPLINAS 

    Juventude Comunicação e Linguagem 30h  

  • Contemporaneidade e Juventude 20h  

  • O/a Educador/a de Adolescentes e Jovens 

  • 20h  Gênero e Etnia 28h  

  • História dos Jovens na América Latina 30h 

  • Instituições e Formação de Jovens 28h  

  • Juventude e Religião 20h  

  • Metodologia de Pesquisa em Juventude 28h  

  • Metodologia do Trabalho com a Juventude 28h  

  • Políticas Públicas de Juventude 28h  

  • Psicologia da Adolescência e Juventude 28h  

  • Saúde do Adolescente e da Juventude 30h  

  • Socialização de monografia, artigo 16h  

  • Sociologia da Juventude 28h  

  • Seminário 12 anos da Pós-Juventude 24h  

  • Monografia/Artigo 24h  Visitas de Campo 

    CORPO DOCENTE 

    Alexandre Piero (Especialista em Juventude)  

  • Carmem Lúcia Teixeira (Mestra em Ciências da Religião) 

  • Flávio Munhoz Sofiati (Doutor em Ciências Sociais)  

  • Hilário Henrique Dick (Doutor em Letras)  

  • Janira Sodré Miranda (Doutora em História)  

  • Liciana Caneschi (Doutoranda em Psicologia)  

  • Janaina Firmino (Especialista em Juventude)  

  • Fabiane Asquidamini (Especialista em Juventude)  

  • Renato Souza Almeida (Mestre em Ciências Sociais)  

  • Rezende Bruno de Avelar (Doutorando em Sociologia)  

  • Vanildes Gonçalves dos Santos (Mestra em Ciências Sociais)  

  • Walderes Lima Brito (Doutorando em Sociologia)  

  • Solange dos Santos Rodrigues (Mestra em Sociologia)  

  • Gardene Leão de Castro Mendes (Mestra em Educação)  

  • Wolney Fernandes de Oliveira (Mestre em Cultura Visual)  

  • Convidados/as

    VAGAS 

    O curso oferece 40 vagas

    REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO 

    - Duas fotos 3x4 - Preenchimento da ficha de inscrição - Cópia autenticada do diploma de graduação ou declaração de conclusão do curso - Cópia autenticada da carteira de identidade e CPF - Cópia de Comprovante de endereço - Cópia do Curriculum Lattes - Pré-projeto: tema, objeto, justificativa, objetivo geral, objetivos especifico, referencial teórico e bibliográfico, metodologia, cronograma. Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, mínimo de 06 páginas e máximo 10.  - Ficha de inscrição (www.casadajuventude.org.br), link da pós-juventude

    INSCRIÇÕES 

    Até 15 de outubro de 2011 Taxa de inscrição: R$ 40,00

    CONTA BANCÁRIA 

    Banco do Brasil - Favorecido: AJEAS – Especialização Juventude - Agencia: 3311-1 Conta Corrente: 526792-7 Enviar cópia do comprovante de pagamento da inscrição para a Secretaria.

    SELEÇÃO 

    Período: 16 e 19/10/2011 Resultado: 20/10/2011

    Secretaria de Pós-Juventude
    11ª. Avenida, 953, Setor Universitário. CEP- 74605-060 - Goiânia - Goiás - Brasil Fone: (62) 4009-0339 / Fax: (62) 4009-0315 E-mail: posjuventude@casadajuventude.org.br Site: www.casadajuventude.org.br

    COORDENAÇÃO 

    Casa da Juventude Pe. Burnier – CAJU – Goiânia - GO 27 anos de experiência na Formação, Assessoria e Pesquisa sobre Juventude

    COORDENADOR DO CURSO: 

    Ms. Lourival Rodrigues da Silva

    SECRETÁRIA: 

    Erika Pereira dos Santos

    PROMOÇÃO 

    REDE BRASILEIRA DE CENTROS E INSTITUTOS DE JUVENTUDE Apoio e serviço às organizações de juventude através da formação, assessoria e pesquisa.

  • 4 de julho de 2011

    A JMJ com um ar pejoteiro

    Caminhar sempre foi uma marca forte dentro da Pastoral da Juventude. Há a memória bíblica da caminhada do povo de Deus para a Terra Prometida e há a associação deste peregrinar com a nossa luta diária, cercada de desafios, alegrias, tropeços e sonhos.

    Da mesma maneira que o povo da Bíblia, nós também não caminhamos para qualquer lado, como se fôssemos baratas tontas. Pejoteiros bem formados caminham com o olhar para um horizonte, com objetivos e metas concretas. Não andam por andar. E por onde passam, deixam suas marcas, as pegadas de suas histórias para servir de guia ou indicativos para quem vem depois.

    Estamos às vésperas de uma nova peregrinação. Trata-se da Jornada Mundial da Juventude. Este ano ela acontecerá em Madri no mês de agosto. Reunirá centenas de milhares de jovens. Entre estes, muitos jovens da Pastoral da Juventude.

    E como o povo da PJ não parte para uma peregrinação, para uma nova caminhada sem a devida preparação, quero fazer lembrança de alguns pontos que, creio, são importantes serem considerados para esta jornada:

    Não considere a semana que você estará em Madri como o término ou ponto alto de uma preparação. A JMJ é um evento importante para reafirmar sua fé em Jesus Cristo e também nosso jeito de fazer pastoral. Contribui demais também o fato de saber que existem muitas formas diferentes de seguir a proposta de Jesus. A JMJ é um marco, mas o ponto alto é quando você volta para sua realidade e ajuda na propagação da proposta de Jesus no meio em que você vive.

    A JMJ não é um encontro com o Papa. É um encontro onde o Papa estará. O foco é o encontro com Jesus e sua proposta. Isto não diminui a figura do pontífice. É um sinal de que a Igreja quer que a juventude seja portadora desta novidade de Jesus.

    Esteja aberto à experiência e ao contato com diferentes culturas. E não se esqueça de partilhar nosso jeito latino-americano e pejoteiro de ser e de viver.

    Há experiências dentro da Igreja que podem causar estranheza pela forma, pelo conteúdo ou pela maneira de envolvimento. Estas experiências podem aparecer em alguns momentos da sua vivência da JMJ. Olhe para isto e relembre que nem todos entendem a nossa vivência pejoteira. Então, em primeiro lugar, cabe o respeito e o não julgamento destas experiências.

    Nossa experiência privilegia o contato pessoal e o trabalho em pequenos grupos. Por isto, se lá você puder partilhar com outros jovens a prática e o jeito de ser da PJ, como forma de “encontro com Deus, de compromisso com a verdade e a justiça, de avanço na caridade” (citado em http://is.gd/p9l0tC) já teve uma excelente experiência.

    E não se esqueça, viva intensamente a experiência de estar lá. É algo que pode ser único e irrepetível. Mas a vida continua aqui e precisa ser enriquecida com aquilo que você viveu, aprendeu e experimentou por lá.

    E aproveito para lançar outras duas lembranças já ditas anteriormente aqui no blog

    Trabalhar com as multidões de jovens é algo bonito, mas se não for pensado um caminho metodológico para atingi-los, penso que é uma prática não muito alinhada com os nossos princípios. Os jovens acabam sendo justamente isso: massa. E na multidão você é um anônimo, não há lugar para protagonistas.

    Fazer eventos de massa só pelo número, para aparecer, fazer notícia não é atitude pejoteira. Há outras maneiras de se aproximar dos jovens que não conhecem nosso jeito de trabalhar e nem a proposta de Jesus. Contudo, se estes eventos grandes forem grandes celebrações, com jovens conscientes do porquê estão ali, é algo fantástico. É ação pejoteira.

    Boa Jornada Mundial da Juventude para quem estará lá. Estaremos rezando por vocês e esperando boas notícias e bons frutos a serem colhidos.

    3 de julho de 2011

    Calendário Regional - Julho de 2011


    JULHO
    Data
    O que?
    Diocese
    01 a 03
    Aprofundamento do CURFAP
    Campanha – Três Corações.
    02 a 04
    Encontro de Animação e Dinamização
    Guanhães (Virginópolis)
    08 a 10
    Encontro Diocesano das Equipes Regionais
    Cachoeiro de Itapemirim
    10
    Reunião Ordinária
    Vitória
    10
    Reunião da Equipe Diocesana
    Oliveira - Itaguara
    22 a 24
    2ª Curso Arquidiocesano de Formação
    Pouso Alegre
    22 a 24
    Encontro dos Irmãos do Sagrado Coração com os jovens
    Campanha
    24 a 30
    Curso de Inverno
    IPJ Leste II
    31
    Marcha Diocesana contra a violência e extermínio de jovens
    Campanha


    Assembleia do CNLB debate “Vida no planeta”

    "Leigos e leigas, discípulos e missionários de Cristo, comprometidos com a Vida no Planeta". Este foi o tema da 30ª Assembleia do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), reunida no último final de semana, dias 23 a 26, em Belo Horizonte (MG). Participaram da reunião 150 pessoas, vindas das 17 Regionais da CNBB, incluindo representantes de movimentos religiosos, pastorais, associações leigas e entidades filiadas ao CNLB.


    CNLB1


    Estiveram presentes, ainda, o presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB e bispo de Araçuaí (MG), dom Severino Clasen; o presidente da Comissão para o Laicato do Regional Leste 2 e bispo diocesano de Patos de Minas (MG), dom Cláudio Nóri Sturm; o bispo emérito de Foz do Iguaçu (PR), dom Laurindo Guizzardi, e o bispo emérito de Catanduva (SP), dom Celso Queiroz.

    Além de discutir a competência do CNLB, a 30ª Assembleia ofereceu momentos de partilha sobre os avanços e dificuldades da caminhada dos leigos e leigos na Igreja e na sociedade, com assessoria do padre Alfredo Gonçalves, conhecido como padre Alfredinho. Ele destacou pontos sobre a identidade da Igreja e a importância do laicato na atual conjuntura eclesial.

    A assembleia terminou com uma peregrinação dos participantes ao Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade e missa presidida pelo bispo emérito de Catanduva (SP), dom Antônio Celso de Queirós.

    Carta - Coordenação Nacional da Pastoral Juvenil

    CONFERÊNCIA  NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
    Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude

     Brasília, 30 de junho de 2011

    Caros jovens, dirigentes adultos e assessores dos
    Movimentos Eclesiais, Novas Comunidades, Pastorais da Juventude, Congregações

    É grande nossa alegria em poder saudá-los neste mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, ainda contagiados pela vibração do tempo pascal, pela solenidade de Pentecostes e Corpus Christi, momentos ricos de fortalecimento da fé e de nosso compromisso eclesial.

    O Documento 85 da CNBB - Evangelização da Juventude - destacou a importância da valorização dos diversos grupos que atuam junto aos jovens. A partir de então, temos motivado para que em todas as dioceses se organize o Setor Juventude como um importante espaço de comunhão da riqueza que Deus têm nos proporcionado em vista desta missão.

    No encontro com os Bispos Referenciais, realizado em março, após uma longa reflexão e partilha sobre a realidade da juventude nos dezessete regionais da CNBB chegou-se à conclusão da importância de termos uma equipe de Jovens que represente a pluralidade de expressões de trabalho juvenil eclesial em nosso país. Essa coordenação nacional será a referência principal para a pastoral juvenil na Igreja do Brasil e nos representará nas instâncias internacionais, principalmente no CELAM e no Pontifício Conselho para os Leigos. 

    Ela está sendo composta pelos quatro jovens secretários das Pastorais da Juventude, por dois jovens de Movimentos Eclesiais, por dois jovens de Novas Comunidades e por dois jovens ligados às Congregações que possuem este carisma. A sua organização e seu acompanhamento estarão sob a responsabilidade direta dos Assessores Nacionais, Pe. Carlos Sávio e Pe. Toninho.
    Para este primeiro grupo foram chamados os seguintes jovens:

    ·      das Novas Comunidades: Diogo Victor Rocha (Shalon) e Adriano Gonçalves (Canção Nova)
    ·      das Congregações Religiosas: Alex Bastos (Franciscanos) e Félix  Fernando Siriani  (Salesianos)
    ·      das Pastorais da Juventude: Francisco Antonio Crisóstomo de Oliveira  (PJ), Monique Cavalcante Benevent (PJE), Eric Souza Moura (PJMP), Josiel Ferreira (PJR)
    ·      dos Movimentos Eclesiais: Renato Conte Rocha (ENS) e  Lisiane Griebeler (RCC)

    A coordenação terá a responsabilidade de garantir o protagonismo juvenil na organização nacional e o espirito de unidade das diversas expressões de juventude do Brasil. Detalhes da identidade e missão dessa coordenação serão posteriormente delineados. A articulação e as consequentes despesas serão por conta da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude.

    Que o amor transbordante e rejuvenescedor do Coração de Jesus abençoe a generosidade das diversas expressões de juventude que têm se colocado generosamente a serviço da Evangelização.
    Atenciosamente,


                                                                
    P. Carlos Sávio da Costa Ribeiro                                  P. Antonio Ramos do Prado
       Assessor Nacional da CEPJ                                      Assessor Nacional da CEPJ


    Dom Eduardo Pinheiro da Silva

    Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude

    O MELHOR DO LESTE II